Testify (canção)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde dezembro de 2010).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.
"Testify"
Single de Rage Against the Machine
do álbum The Battle of Los Angeles
Lançamento 2000
Duração 3:29
Produção Rage Against the Machine e Brendan O'Brien

"Testify" é um single da banda de rap metal Rage Against the Machine, do seu terceiro álbum de estúdio, The Battle of Los Angeles.

A capa do single foi retirado do Salute do Black Power nos Jogos Olímpicos de Salute 1968. A letra da música refere-se ao romance de George Orwell chamado "1984" com o uso do slogan "O Partido": ”Who controls the past now, controls the future - Who controls the present now, controls the past” (Quem controla o passado agora controla o futuro - Quem controla o presente agora controla o passado). A música pode ser jogada no Jogo Rock Band 2.

Vídeo musical[editar | editar código-fonte]

O vídeo, dirigido por Michael Moore, apresenta um grupo de Alienigenas, com o texto "Aliens plot to conquer Earth – Launch the mutant now" ("O plano de alienígenas para conquistar a terra – Lance os mutantes agora"), após isso vemos vários cenas dos dois candidatos presidencial nos EUA desta vez, George W Bush e Al Gore para a eleição presidencial de 2000, em um discurso, analisando o mesmo sobre questões fundamentais. Em seguida, as imagens de Bush e Gore se juntam, criando assim um "mutante", que "aparece como dois, mas fala como um."

Outro tema fundamental do vídeo é o petróleo, com várias cenas da Guerra do Golfo, e as linhas em postos de gasolina acompanhada pelo texto " Mass graves for the pump and the price is set" ("Covas em massa pela bomba e o preço já está acertado ").

Outros temas de vídeo são: Exxon, as relações do mesmo sexo, Richard Nixon, Kenneth Star, Bill Clinton, Oliver North, Monica Lewinsky, Ronald Reagan, George H.W. Bush, o Papa João Paulo II, o general Norman Schwarzkopf Jr., Rally de Mosters Truck, a revolução republicana e as doações que cada candidato recebeu.

As semelhanças entre os dois candidatos são mostrados no vídeo com áudio de seus respectivos discursos, entre as questões que os candidatos têm a mesma opinião sobre o apoio para a pena de morte, a prosperidade através do comércio livre, a investir no futuro , suporte de ar limpo e à rejeição do "soft money"(Dinheiro Facil) . Cada candidato finalizou seu discurso com "God Bless America" (Deus abençoe a América).

O vídeo termina com uma citação de Ralph Nader: If you're not turned onto politics, politics will turn on you (Se você não está envolvido na política, a política vai te envolver nela.)

Guitarra e baixo[editar | editar código-fonte]

A música, como muitas outras da Rage Against the Machine, é notável os sons incomuns da Guitarra de Tom Morello. Ele toca um som arrebatador no inicio e no verso da música usando uma mistura de efeitos e técnicas. Primeiro, o pedal Digitech Whammy é definido como harmonizar uma oitava acima da nota tocada, e o atraso do pedal é ajustado como um pequeno slap-back, que soa quase como reverb. Para o solo de Testify, Tom elimina o cabo do jack da guitarra e bate-o contra a ponte, enquanto manipula seus pedais wah-wah e Digitech whammy, criando um ruído agudo. Tom, as vezes, usa essa tecnica para improvisar músicas ao vivo, como em Bullet In The Head, no Rock Am Ring, em 1996.

O baixo em Testify está sintonizado em Drop-D (DADG), e o verso é simplesmente interpretado por Tim deslizando na corda D nos trastes menores a partir da casa 12 e depois voltando para a casa 12.

Ao vivo[editar | editar código-fonte]

Uma música chamada "Testify" foi tocada no KROQ Almost Acoustic X-Mas, em 12 de Dezembro de 1993. Esta canção não tem nada a ver com a música com exceção do título. Embora essa música foi tocada apenas uma vez e depois desapareceu, algumas de suas letras foram usadas para Down Rodeo e a versão final do People of the Sun.

O Single Testify estreou ao vivo em 28 de janeiro de 1999, na Continental Arena, em East Rutherford, Nova Jersey. Embora a parte instrumental é praticamente igual à versão simples, as letras são totalmente diferentes.

RATM abriu a maioria dos shows de sua turnê de reencontro com "Testify".