Tetê Moraes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Tetê Moraes
Nascimento 1943
Rio de Janeiro
Cidadania Brasil
Alma mater
Empregador(a) Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Tetê Moraes (Rio de Janeiro, 1943) é uma cineasta brasileira, conhecida por seus documentários.[1]

Formada em direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em 1966, iniciou sua carreira profissional no jornalismo. foi diagramadora no jornal O Sol. Presa pela ditadura militar, exilou-se, morando no Chile, Estados Unidos, França e Portugal. Fez mestrado em comunicação na American University.

Voltou ao Brasil com a anistia, em 1979, e tornou-se professora do departamento de comunicação da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ).

Estreou no cinema dirigindo o curta-metragem Quando a rua vira casa, em 1981. No ano seguinte veio seu primeiro longa-metragem, Lages, a força do povo, um documentário sobre a administração da cidade de Lages. Dirigiu e produziu obras para a BBC e outras emissoras de televisão europeias, como a série Brazil, Brazil, de 1985.

A consagração veio em 1987, com Terra para Rose, documentário sobre a luta pela reforma agrária, com narração de Lucélia Santos, r que ganhou o prêmio de melhor filme no Festival de Brasília e no Festival de Havana. Os personagens do filme reapareceram em 2000, na continuação O sonho de Rose – 10 anos depois, novamente premiado em Havana. Também foi eleito pelo público o melhor documentário no Festival do Rio.[2]

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Tetê Moraes. FilmeB - Quem é quem
  2. Tetê Moraes. Mulheres do cinema brasileiro