Teto solar

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Teto solar envidraçado numa Porsche 911.

Um teto solar (português brasileiro) ou tecto de abrir (português europeu) é uma abertura no teto de um veículo. Eles podem ser fixos ou operáveis. Manuais ou elétricos. Os tetos manuais geralmente só abrem basculante (uma pequena abertura para cima) e os vidros são removíveis. Os tetos elétricos tanto abrem basculante como deslizam para trás para cima do teto do veículo ou entre o forro e o teto. Um teto elétrico pode ser fechado manualmente se houver uma pane em seu motor. Hoje os tetos elétricos tem inúmeras facilidades como antiesmagamento, fechamento automático quando o veículo é fechado e sensor de chuva.

Teto-solar é um equipamento importante que ajuda a desembaçar os vidros em dias frios, minimiza a temperatura interna em dias muito quentes, ventila e renova o ar no interior do veículo — o que é melhor ainda para os fumantes —, além de ser muito mais seguro abrir uma fresta do teto-solar para ventilar do que abrir os vidros dos carros.

Os tetos solares podem ser originais de fábrica ou adaptados depois que o veículo já saiu da fabrica.

Variedades[editar | editar código-fonte]

Tetos solares estão disponíveis em diversas formas, tamanhos e estilos, e são conhecidos por diversos nomes. Em geral os termos usados são esses:

  • Manual - Pop-up: neste modelo o vidro abre basculante oferecendo um respiro ao veículo e o vidro é geralmente removível. É um modelo que pode ser instalado na maioria dos veículos e é relativamente acessível.
  • Elétrico – Spoiler: combina a característica de inclinação do pop-up e também desliza o vidro para trás e por cima do teto. Esse modelo não tem uma abertura muito grande.Tem características opcionais como tapa sol integrado e fechamento automático. Dá um look esportivo para o veículo, é ideal para carros menores.
  • Embutido – Inbuilt: modelo que tem um painel de vidro ou metal que desliza entre o forro e o teto, ele baixa o teto de 5 a 10 cm, e proporciona a abertura total do teto. Este teto é o teto original de fábrica do Ômega, Vectra, Golf, etc. Tem características como fechamento automático, antiesmagamento, sensor de chuva, entre outras.
  • Panorâmico: um novo modelo com um painel grande ou multi painéis que oferece luminosidade também para os passageiros. É elétrico e tem geralmente tapa sol integrado e quebra vento.

História[editar | editar código-fonte]

O teto solar foi inventado por Wilhem Baier, Stockdorf, Alemanha. O primeiro veículo de série foi o Mercedes V170 que recebeu o teto solar em 1937, sendo assim o teto solar fez 70 anos no ano de 2007. O teto solar foi fornecido para a Mercedes pela Webasto da qual o Wilhem Baier era o fundador (em 1901). O Nome da Webasto vem do nome do fundador e da Cidade em qual instalou a empresa em 1908 (Wilhelm Baier, Stockdorf).