Tetrápodes do Período Carbonífero

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde dezembro de 2013).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.

Os tetrápodes do Período Carbonífero incluem anfíbios, reptiliomorphos, répteis e sinapsídeos que viveram no Período Carbonífero.

Durante todo esse tempo, os anfíbios (incluindo muitos grupos extintos sem nenhuma relação direta com os anfíbios atuais, referidos como "tetrápodes basais") foram os tetrápodes predominantes, e incluiam os Temnospondyli, Lepospondyli, Reptiliomorphos e Batrachossauros.

Os primeiros amniotas apareceram durante a metade do Período Carbonífero, no Pensilveniano, e incluiam os répteis e os sinapsídeos (antecessores dos mamíferos, não são mais considerados como "répteis verdadeiros", mas foi no final do Carbonífero que os répteis começaram á se diversificar.

Classificação dos Tetrápodes Carboníferos[editar | editar código-fonte]