Tetsuwan Birdy

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes confiáveis e independentes. (desde dezembro de 2012). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Tetsuwan Birdy
鉄腕バーディー
Gênero Comédia, Ficção científica
Mangá
Autor Masami Yūki
Editora(s) Japão Shogakukan
Revista Shōnen Sunday Super
Data de publicação 1985 – 1988
Volumes 1
OVA
Direção Yoshiaki Kawajiri
Estúdio Madhouse
Lançamento 25 de julho de 1996
Nº de episódios 4
Mangá
Autor Masami Yuki
Editora(s) ShogakukanJapão
Revista Young SundayBig Comic Spirits
Data de publicação 2003 – 2008
Volumes 20
Anime
Tetsuwan Birdy: Decode
Direção Kazuki Akane
Estúdio A-1 Pictures
Exibição original 4 de julho de 2008 – 29 de setembro de 2008
Emissoras de TV Japão TV Saitama, tvk, KBS, Sun TV, Tokyo MX, BS11, TBC, TVQ Kyushu, Okinawa TV, CBC, Chiba TV], Animax, Hokkaido Broadcasting
Nº de episódios 13
Anime
Tetsuwan Birdy: Decode 2
Direção Kazuki Akane
Estúdio A-1 Pictures
Exibição original 9 de Janeiro de 2009 – 28 de mayo de 2009
Emissoras de TV Japão TV Saitama, tvk, KBS, Sun TV, Tokyo MX, BS11, TBC, TVQ Kyushu, Okinawa TV, CBC, Chiba TV], Animax, Hokkaido Broadcasting
Nº de episódios 12
Mangá
Tetsuwan Birdy: Evolution
Autor Masami Yuki
Editora(s) ShogakukanJapão
Revista Big Comic Spirits
Data de publicação 2008
Volumes 13
Projeto Animangá  · Portal Animangá

Tetsuwan Birdy (鉄腕バーディー, Tetsuwan Bādī?) é um mangá escrito e ilustrado por Masami Yuki. O mangá original foi publicado de 1985 a 1987 na revista Weekly Shonen Sunday e mais tarde abandonado tendo apenas uma edição. No ano de 2003 começou uma nova versão da série, com um estilo totalmente diferente e foi publicado na revista Weekly Young Sunday entre 2003 e 2008. Após o término de publicação da revista a série foi para a revista Big Comic Spirits, onde atualmente é publicado.

Enredo[editar | editar código-fonte]

Birdy é uma policial alienígena que veio a terra atrás dos mais procurados fugitivos da federação galática, na tentativa de captura desses criminosos, Birdy acaba ferindo mortalmente um terráqueo (Senkawa Tsutomu) e para não deixá-lo morrer, sua consciência é transferida para o corpo de Birdy, enquanto seu corpo é totalmente "reconstruído" e assim, Birdy e Tsutomu devem começar a dividir o mesmo corpo e conviver juntos vivendo a vida Tsutomu e ao mesmo tempo capturar os criminosos.

Diferenças entre Mangá e anime[editar | editar código-fonte]

O anime de 2008/2009 Intitulado Birdy:decode foi feito baseado no manga de 2003, mas possui muitas diferenças em relação a ele veja algumas delas abaixo:

O design dos personagens, começando por Giger que tem uma aparência diferente do mangá e Tute que possui um corpo Humanoide, coisa inexistente no mangá. Birdy possui uma identidade na terra como Arita shion, uma cantora de J-pop, no mangá Birdy apenas usa sua identidade normal algumas vezes, mas normalmente é Tsutomu que é usado como "avatar" dela. No mangá Giger trouxe para a terra a planta spiritus, no anime isso é substituído por Ryunka, que é uma arma de destruição em massa. A participação de Chritella Revi e Gomez na trama do anime é minima, resumindo-se a conversas e terceiros que fazem o trabalho dela. Muitos personagens criados para o anime, como Nakasugi, que apenas existia no anime, mas apareceu apenas nos capítulos mais recentes do mangá Birdy the Mighty : EVOLUTION.

Personagens[editar | editar código-fonte]

Principais[editar | editar código-fonte]

Senkawa Tsutomu.[editar | editar código-fonte]

Tsutomu é um estudante do colégio e vive em um bairro comum de classe média japonês , ele e seus amigos foram explorar ruínas de um Hotel antigo e é pego como refém por Giga que o usa como escudo e é acidentalmente atingido pelo golpe de Birdy. Com o corpo quase destruído e posto em uma máquina de regeneração, sua mente é transplantado para o corpo de Birdy e assim ele tem de dividir sua vida e dia a dia com Birdy. Senkawa é amigo desde os tempos de infância de Hayamiya, e estudam também no mesmo colégio. No fim da série Birdy Decode, Nataru viaja no tempo alterando a história, fazendo com que Tsutomu não conhecesse a Birdy.

Birdy Chiffon Altera[editar | editar código-fonte]

Conhecida como "Berserker Birdy", agente federal encarregada de capturar criminosos perigosos. O significado do nome, Birdy(nome próprio) Chiffon (Planeta originário de Birdy) Altera (possivelmente a estrela Altair ). Birdy possui um corpo geneticamente modificado para ter uma força sobre-humana, esses soldados com força além do normal são chamados de "Ikushiora", na sua maioria tem aparência similar a humana. Birdy cresceu muito sozinha, sendo treinada desde pequena e estudando em um colégio onde ela era a única Altariana e portanto sofrendo muito preconceito. o Inspetor Megius foi seu educador e superior desde pequena. Ao começar viver a vida de Tsutomu na terra, Birdy começa a gostar de muitas hábitos terrestres, entre eles a de tomar banho na banheira e de comer a comida terrestre (nesse caso a japonesa). Ela vive sob a identidade na Terra como uma modelo Shion Arita. Nataru, um Ikushiora, revela no fim da série Birdy Decode que a ama, tal ato que foi capaz dele viajar no tempo e salvá-la quando ela estava na fase criança, dando a ela uma vida normal, longe da polícia e perseguição de criminosos.

Humanos[editar | editar código-fonte]

Natsumi Hayamiya[editar | editar código-fonte]

Amiga de Tsutomu desde infância, tem uma personalidade de muito forte e desconfia das atitudes de Tsutomu logo após a mudança de corpo dele e tem uma intuição de que algo ocorreu mas Tsutomu não quer falar.

Hazumi Senkawa[editar | editar código-fonte]

Irmã de de tsutomu, mais velha que ele e que sempre tirou com a cara do irmão desde pequeno, principalmente em situações embaraçosas.

Takashi Senkawa[editar | editar código-fonte]

Pai da família, trabalha em um escritório e sempre esteve desconfiado das atitudes de seu filho, principalmente em relação aos incêndios com os quais seu filho se envolveu.

Keisuke Muroto[editar | editar código-fonte]

Um jornalista freelancer e escritor de livros de OVNIs. Ele sabe da existência de Birdy e das plantas e assim começar a investigar, o que começa a atrair aliens a sua procura para matá-lo.

Sayaka Kaori Nakasugi[editar | editar código-fonte]

Personagem originalmente do anime, Nakasugi é umas das filhas de Nakayama, presidente de uma empresa que constrói robôs industriais. Encontra Tsutomu por acaso e logo viram amigos e começam a desenvolver sentimentos um pelo outro. Ela é possuída por Ryunka, no Birdy Decode, mas depois é salva e tem parte de suas memórias apagadas.

Goro Nagase[editar | editar código-fonte]

Polical que suspeita que Tsutomu é um incendiário e constantemente vive seguindo Tsutomu, em uma oportunidade ele é absorvido pro Bacillus.

Shoko Kagami[editar | editar código-fonte]

Uma jovem cujas pernas se recupera, que aparece numa cadeira de rodas. Ela gosta muito de Nataru e tende a ser hostil com Birdy, porque ela acha que está tentando "roubá-la"dela. Ela também perdeu seu irmão mais velho Ryunka, que tinha possuido Sayaka no Birdy Decode.

Nataru Shinmyou[editar | editar código-fonte]

Amigo de infância de Birdy e nativo de Altaria. Ele possui a capacidade de viajar no tempo e demonstra gostar de Birdy no fim da série. No final da série Birdy Decode, Nataru viaja no tempo salvando Birdy e a entrega a Nataru na idade infantil antes de adquirir outras vidas, Nataru um viajante do tempo e Birdy uma policial intergalática antes dela tentar matar acidentalmente Tsutomo.

Aliens criminosos[editar | editar código-fonte]

George Gomez[editar | editar código-fonte]

Criminoso Altariano que está na Terra disfarçado, um dos homens a serviço de Christella Revi. Sua principal característica é seus óculos escuros, ele tem força igual ou maior que Birdy. Ele trabalha em uma empresa de fachada, mesmo seus funcionários, não sabem a verdade sobre ele. Possui esposa e uma filha que não sabem as atividades do pai.

Christella revi[editar | editar código-fonte]

Antagonista da história, que é uma cientista e terrorista disfarçada, possui ligações com governo japonês através de experiências realizadas em cobaias humanas, suas intenções não são conhecidas. Segundo o registro da federação galáctica sua identidade é masculina, mas na terra, se apresenta como uma linda mulher de idade desconhecida.

Giger[editar | editar código-fonte]

Responsável por trazer ilegalmente a planta "spiritus" para a terra, tem a habilidade de lançar chamas.

Bacillus[editar | editar código-fonte]

Um parasita alienígena que pode tomar o corpo de qualquer ser vivo e tomar suas lembranças e experiências. Quando toma o corpo de seu hospedeiro, a duração dele é reduzida e ele começa a se desfazer, tendo assim que tomar outro corpo.

Salamander, Gnome, Silph e Undine[editar | editar código-fonte]

São robôs humanoides, servem como um "escudo" para Christella Revi. Salamander e Gnome são dois robôs masculinos enquanto Silph e Undine são dois femininos. Salamander com o poder de soltar chamas, Silph com poder do Vento, Undine de controlar a água e Gnome a terra.

Investigadores federais e robôs[editar | editar código-fonte]

Tute[editar | editar código-fonte]

O companheiro robô de Birdy, possui inteligência artificial e serve como ajudante nas missões dela, possui a aparência de uma água-viva.

Megius[editar | editar código-fonte]

Chefe de Birdy e responsável pela divisão especial de investigação criminal, possui a aparência de um enorme inseto.

Skeletsu[editar | editar código-fonte]

Amigo de megius e mentor de Birdy é um dos que treinam agentes federais em Chiffon, possui a aparência de um dinossauro.

Capella Titus[editar | editar código-fonte]

Investigadora da força de segurança em Altera, e tem combatido forças rebeldes naquele lugar, possui métodos cruéis com seus imimigos pois não faz prisioneiros.

Cashew Gaze[editar | editar código-fonte]

Investigador de Altera e assim como Capella foi mandado a serviço na terra, calmo e tranquilo, é um dos agentes que vieram auxiliar e supervisionar Birdy.

Violin[editar | editar código-fonte]

Robô androide do tipo feminino, criou Birdy desde pequena e por isso Birdy possui um afeto muito grande por ela, mesmo sendo apenas um robô.

Planetas e Lugares[editar | editar código-fonte]

Altera[editar | editar código-fonte]

A estrela de Altera, possivelmente Altair.

Ecconos Quill[editar | editar código-fonte]

Lugar onde foi o corpo de Tsutomu, possui tecnologia médica avançada para reconstruir o corpo dele.

Gaze[editar | editar código-fonte]

Planeta de pesquisas científicas, terra natal de Cashew gaze.

Chiffon[editar | editar código-fonte]

Planeta de pesquisas científicas, terra natal de Birdy Chiffon.

Titus[editar | editar código-fonte]

Planeta de pesquisas científicas, terra natal de Capella Titus.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]