Texto de âncora

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Texto de âncora é o texto visível em um hyperlink. É considerado (classificado) como altamente relevante para os algoritmos dos motores de busca, porque o texto que faz referência ao link normalmente é relevante à página de destino. O objetivo dos motores de Busca é fornecer resultados altamente relevantes nas pesquisas; esta é a razão porque o texto de âncora é bem conceituado, como a tendência é geralmente a de que palavras de hyperlink sejam relevante à página de destino com o conteúdo.

Normalmente estes aspectos tem sido explorado por webmasters para obter um resultado mais elevado nas SERPS (páginas de resultados de motor de procura). O bombardeio de Google (Google bombing) foi um caso passível de manipulação de textos de âncora. Muito foi escrito sobre este assunto e está disponível na web.

Embora os motores de busca estejam bem cientes da manipulação de texto de âncora não parece possível haver muitas mudanças nos algoritmos das SE em um futuro próximo porque o lado mais brilhante da questão não pode ser supervisionado: texto de âncora disponibiliza relevância.

As últimas mudanças nos algoritmos do Google apontam em direção de descontos dos web sites no SERPS que estão envolvidos na manipulação de texto de âncora para tentar alavancar o posicionamento. Embora não há nenhumas indicações de que tendo sido implementada esta cláusula (na última patente de Google) isto pode tornar-se uma realidade no futuro.

Profissionais que atuam na área de Otimização para Sistemas de Busca SEO utilizam técnicas e recursos válidos como a construção de conteúdo e a conseqüênte hiperligação através de textos.

Neste exemplo pode ser visto o site da Casa Branca (USA) em destaque, no primeiro lugar da pesquisa utilizando o termo "fracasso".

Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.