Textura

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Textura é o aspecto de uma superfície ou seja, a "pele" de uma forma, que permite identificá-la e distingui-la de outras formas. Quando tocamos ou olhamos para um objeto ou superfície sentimos se a sua pele é lisa, rugosa, macia, áspera ou ondulada. A textura é, por isso, uma sensação visual ou táctil.

Aspectos visuais[editar | editar código-fonte]

Dürer imita a textura dos pelos de uma lebre em sua pintura Lebre jovem, 1502

Quanto ao aspecto visual podemos agrupar as texturas em:

Texturas[editar | editar código-fonte]

Aquelas que resultam da intervenção natural do meio ambiente ou que caracterizam o aspecto exterior das formas e coisas existentes na Natureza Ex.: Cascas de troncos de árvores, madeira, folhas e rochas. A folha é uma textura muito diferente, porque ela pode ser tirado em folha (sulfite) e fica em alto relevo.

A textura é uma forma de expressão. Então textura significa ato de tecer,podemos observar texturas em todos os ambientes e materiais diversos.

A criação de texturas decorativas[editar | editar código-fonte]

Na pintura decorativa de ambientes, vários tipos de texturas podem ser aplicados a objetos, como móveis, ou a superfícies, como paredes.

As texturas criadas são relevos feitos com o uso de diversos tipos de material, por exemplo: massa corrida, gesso crê, massa acrílica. Podem ser usados como instrumentos rolos de pintura, pincéis e espátulas.

Vários tipos de padrões podem ser criados, ao gosto de cada pessoa.

Textura gráfica[editar | editar código-fonte]

Quanto à execução gráfica para obter texturas artificiais, pode-se utilizar os seguintes processos: fricção, impressão, decalque e construção. A textura ela se divide em varias lentes gráficas, pois quando vemos uma superfície diferente de outras podemos chamar de textura , não só quando vemos diferente mas sim quando vemos diversos tipos de texturas.A textura gráfica, é a linha e o volume, também é um elemento visual nas artes, que sensibiliza uma superfície tornando-se qualquer material que deixa marcas, por exemplo: caneta, lápis, canetinha, giz de cera e tinta. Para cria-la, utilizamos pontos, linhas, formas repetidas, colocadas a uma mesma distância uma da outra, ou em distâncias variadas, criando padrões, o que dá uniformidade ou irregularidade à imagem criada. 

Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.