Théodore Simon

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Théodore Simon
Théodore Simon em Belo Horizonte (Brasil) em 1928.
Nome completo Théodore Simon
Nascimento 1906
Dijon
Principais interesses Educação Psicologia Medidas de inteligência


Théodore Simon (Dijon, 10 de Julho de 18721961) foi um psicólogo e psicometrista francês, co-autor do teste Binet-Simon e da respectiva escala de inteligência.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Theodore Simon nasceu em 10 de julho de 1872 em Dijon, na França. Na sua infância era fascinado pelo trabalho de Alfred Binet e constantemente lia seus livros, desde então seu interesse pela psicologia foi aumentando constantemente. Em 1899 tornou-se estagiário no asilo de Perray-Vaucluse, onde começou seu trabalho com crianças anormais, o que o aproximou de Binet que estudava sobre a correlação entre o crescimento físico e o desenvolvimento intelectual. Simon formou-se em medicina na Universidade de Paris.


Theodore Simon ficou conhecido por sua colaboração com Alfred Binet na construção da primeira escala de medida de inteligência, Escala de Binet-Simon [1], em 1905. Ao longo de sua vida após este ponto, Simon sempre se manteve crítico ao uso impróprio da escala. pois ele acreditava que a sua utilização inadequado impedia o alcance da meta de Binet: compreender os seres humanos, a sua natureza e o seu desenvolvimento.No ano de 1912 tornou-se presidente da Société Libre pourL’Étude de L’Enfant, hoje Societé Alfred Binet, tendo sido editor do Bulletin, periódico dessa Sociedade. Morreu de causas naturais em 1961.

No Brasil[editar | editar código-fonte]

Enquanto diretor do Estabelecimento para Anormais Perray-Vaucluse em Paris no ano de 1929, foi convidado pelo governo mineiro a colaborar na fundação do Laboratório de Psicologia da Escola de Aperfeiçoamento de Professores e na reforma de ensino promovida por Francisco Campos. Foi recebido no Rio de Janeiro por membros da Associação Brasileira de Educação. Theodore Simon chegou a Belo Horizonte no dia 5 de fevereiro e em sua viagem exerceu com agudeza seus dotes de observador e cientista sobre o trabalho na Escola de Aperfeiçoamento. O cientista francês contribuiu para a criação da Escola Normal e para a construção do grupo escolar. Visitou a escola Delfim Moreira, Affonso Penna, Bernardo Monteiro, Pedro II, Barão do Rio Branco e Barão de Macaúbas onde iniciou uma série de conferências sobre testes para professores de Belo Horizonte. Enquanto a Escola de Aperfeiçoamento não funcionava, ministrou em Belo Horizonte conferências sobre “Métodos Pedagógicos e Pedagogia Experimental” no grupo Escolar Barão do Rio Branco, abordando os testes de inteligência e a construção da escala Binet-Simon.


Na Escola de Aperfeiçoamento realizou demonstrações e exercícios práticos formando novas alunas e durante algum tempo em Belo Horizonte, orientou grupos escolares, particularmente no Grupo Escolar Pedro II, com testes de inteligência, ortografia, leitura e cálculo, com a finalidade de traçar o desenvolvimento físico e características psicológicas da criança escolar mineira. Simon dizia que o ensino para os professores visava a aquisição de uma técnicas psicológicas, intelectual e moral. Dessa forma o ideal seria que as Escolas Normais se destinassem a prática de técnicas pedagógicas, sendo realizados estudos preparatórios.


Obras do autor[editar | editar código-fonte]


Referências

  • ANTUNES, M. A. M. (Org.) ; CAMPOS, R. H. F. (Org.) ; CONDE, H. (Org.) ; GUEDES, Maria Do Carmo (Org.) ; MASSIMI, Marina (Org.) ; PACHECO FILHO, R. A. (Org.) ; GOMES, W. B. (Org.) . Dicionário Biográfico da Psicologia no Brasil - Pioneiros (Edição Virtual). 2. ed. São Paulo, SP: BVS-PSI - Ministério da Saúde, 2007. v. 1.
  • T. H. Wolf, American Psychologist, Vol. 16 (1961), pp. 245–248.
  • ZUSNE, Leonard. Names in the history of psychology: a biographical sourcebook. Washinton, D.C.: Hemisphere Publishing Corporation, c 1975.


Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.