Tha Crossroads

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
"Tha Crossroads"
Single de Bone Thugs-n-Harmony
do álbum E. 1999 Eternal
Lançamento mundo 1 de Abril de 1996
Formato(s) CD single, download digital, maxi single
Gravação 1995
Gênero(s) Midwest hip hop, soul, R&B
Duração 3:46
Gravadora(s) Ruthless
Composição Bryon McCane II, Anthony Henderson, Steven Howse, Charles Scruggs
Produção DJ U-Neek, Tony C
Certificação(ões) Platinum.png Platina (RIANZ)
Double Platinum.png 2× Platina (RIAA)
Cronologia de singles de Bone Thugs-n-Harmony
Último
Último
"East 1999"
(1995)
"Days of Our Livez"
(1996)
Próximo
Próximo
Lista de faixas de E. 1999 Eternal
Último
Último
"Budsmokers Only"
(7)
"Me Killa"
(9)
Próximo
Próximo

"Tha Crossroads" é uma canção vencedora de Grammy Award pelo grupo de hip hop americano Bone Thugs-n-Harmony do álbum E. 1999 Eternal. É dedicada ao ícone do rap Eazy-E e foi lançada em 1996. É uma das canções mais populares do grupo até a data e o single mais vendido.

História[editar | editar código-fonte]

Originalmente chamada "Crossroad", não foi até o grupo e o seu produtor, DJ U-Neek, decidirem refazerem a canção que o nome mudou. O nome "Crossroad" foi originalmente dedicado aos amigos falecidos dos membros do grupo, mas depois da morte de Eazy-E eles decidiram refazer como "Tha Crossroads". A canção original aparece agora na versão editada do álbum, apesar do lançamento europeu ter a original como a faixa 8, e o remix como a faixa 18. A canção é interpretada por quatro dos membros do grupo, (Krayzie Bone, Layzie Bone, Bizzy Bone e Wish Bone). O remix contém o verso "And I'm askin' the good Lord 'Why?' and sigh It's I, he told me we lived to die" da versão original. As rimas rápidas do grupo são cantadas mais suavemente do que o normal, sem palavrões e criando um efeito triste e emocional. Com instrumentais leves construídos em torno de um sample de "Make Me Say It Again Girl (Part. 1 and 2)", do Isley Brothers, a canção tem um tom triste e ao mesmo tempo rápido. Depois dos vários elogios que o grupo recebeu da canção eles decidiram adicioná-la ao seu álbum já lançado, E. 1999 Eternal.

A canção foi um enorme hit mundialmente e alcançou o topo do gráfico da Billboard Hot 100. Desde então o single foi certificado como platina duas vezes nos Estados Unidos.

Em 2008, Tha Crossroads foi eleita o número 33 na lista dos 100 Maiores Canções do Hip Hop da VH1.

Remix[editar | editar código-fonte]

O remix oficial, "Tha Crossroads (Tha Flesh Flip Remix)", apresenta o quinto membro do grupo Flesh-n-Bone assim como velhas e novas estrofes dos outros membros do grupo.

Video clipe[editar | editar código-fonte]

A canção foi acompanhada de um video clipe que foi filmado entre 27 e 28 de Fevereiro de 1996. O clipe começa com o grupo feminino Tre' (Kimberly Cromartie, Rebecca Forsha and Maniko Williams) cantando o spiritual tradicional "Mary Don't You Weep" em um funeral dentro de uma igreja, seguido pelos membros do grupo cantando a canção principal em diferentes cenários, como uma igreja e o topo de uma montanha. Adiconalmente, um homem de óculos escuros e uma casaco, semelhante a um Anjo da Morte, aparece através do vídeo. Bone estão entre os poucos que conseguem ver o homem, e o observam enquanto ele junta as almas de diferentes indivíduos que estão marcados para morrer, como um jovem rapaz que deixa sua mãe perturbada para trás, o amigo do grupo Willy, Uncle Charles, o tio de Wish Bone, Eazy-E, e um bebê recém nascido. A Morte então conduz as almas, com o bebê em seus braços, para o alto da montanha e se transforma em um anjo, levando as pessoas falecidas para o Paraíso.

Desempenho nas tabelas e certificações[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Irish Singles Chart Archives irishcharts.com. Visitado em February 8, 2010.
  2. Chart Stats - Bone Thugs-n-Harmony - Tha Crossroads chartstats.com. Visitado em May 16, 2010.
  3. Billboard Top 100 - 1996. Visitado em 2010-08-27.
  4. Geoff Mayfield. 1999 The Year in Music Totally '90s: Diary of a Decade - The listing of Top Pop Albums of the '90s & Hot 100 Singles of the '90s. [S.l.]: Billboard, December 25, 1999. Visitado em October 15, 2010..