Thaeme Mariôto

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Thaeme)
Thaeme
Thaeme Mariôto
Thaeme Mariôto em apresentação solo em 2011
Informação geral
Nome completo Thaeme Fernanda Mariôto Elias
Nascimento 4 de outubro de 1985 (38 anos)
Local de nascimento Presidente Prudente,  São Paulo
 Brasil
Gênero(s) Sertanejo
Ocupação(ões) Cantora
Instrumento(s) Vocal
Período em atividade 2007–presente
Gravadora(s) Sony BMG, Som Livre
Afiliação(ões)
Página oficial thaemeethiago.com.br

Thaeme Fernanda Mariôto Elias (Presidente Prudente, 4 de outubro de 1985) é uma cantora brasileira, mais conhecida como vocalista da dupla Thaeme e Thiago, também foi conhecida por muito tempo como a vencedora da segunda temporada do programa Ídolos, na época exibido no SBT.[1] Por vencer o programa, ela assinou um contrato com a gravadora Sony BMG e ganhou um carro. Seu primeiro single, "Rotina" foi lançado no dia 16 de agosto de 2007, na final do reality show e Seu CD Zero foi lançado no dia 1 de outubro do mesmo ano e consiste em um EP de 5 músicas (4 versões de estúdio das músicas cantadas no programa e "Rotina"). Seu primeiro CD foi lançado no dia 5 de dezembro de 2007 e se chama Tudo Certo. Além da música que intitulou o CD "Tudo Certo", o álbum teve canções de destaque como "Antes do Fim", que foi trilha sonora da novela Amor e Intrigas, "Ironia" música de autoria da cantora e canção do primeiro clipe da carreira de Thaeme, além das regravações "Por Onde Andei" de Nando Reis e "Só Fala em Mim" de Ana Carolina.

A cantora passou os últimos anos batalhando na carreira e contando sempre com o apoio de seus fãs. Tornou-se apresentadora do programa Viver Sustentável na Rede Vida, participou de programas de TV, lançou o single "Até os Anjos Choram" ao lado do rapper Helião no programa Astros do SBT, no qual também foi jurada, lançou o projeto Thaeme90 apresentando shows com sucessos da década de 1990, estudou teatro na Escola Wolf Maya e fez parte de bandas tocando em diversos eventos pelo país. Atualmente a cantora faz parte da F&S Produções Artísticas, da dupla sertaneja Fernando & Sorocaba e lançou um CD promocional com o cantor e compositor Zé Servo, agora conhecido como Thiago. Thaeme participou do DVD da dupla Fernando & Sorocaba, "Bola de Cristal" com a música 6 de janeiro de 2003, dando início a uma nova fase na sua carreira. A divertida música "Barraco" e a música que já é sucesso "Ai Que Dó" são os carros-chefe desse novo trabalho, a dupla Thaeme e Thiago, lançada no inicio de 2011. Em 30 de novembro do mesmo ano, a dupla gravou seu primeiro DVD, na cidade de Londrina, com participações de Fernando & Sorocaba, Gusttavo Lima e Cristiano Araújo. O DVD foi lançado no início de 2012, dando início a divulgação nacional da dupla, que já conquistou milhares de fãs por todo o Brasil.

Rompimento Thaeme e Thiago[editar | editar código-fonte]

No dia 3 de outubro de 2013, a separação por "falta de afinidade musical". A informação foi divulgada no site oficial da dupla. A cantora dizia que vai seguir com o "projeto Thaeme e Thiago".O primeiro parceiro, que usa o nome Thiago Servo, também dizia continuar no mercado sertanejo, com outra dupla ainda não divulgada. A dupla com a formação original ainda vai cumprir toda a agenda de shows até a separação, disse a assessoria. "A separação é consequência de uma recente falta de afinidade musical, já que Thiago pretende investir em composições que abordam assuntos mais voltados para o universo masculino"

Atualmente, desde anuncio da saída de Thiago Servo, Thaeme conta com seu parceiro Guilherme Bertoldo (ex vocalista do Grupo Tradição), o qual assumiu o nome artístico Thiago. Com a nova formação, a dupla lançou 2 DVDs (Novos Tempos ao Vivo em São Paulo em 2014 e Ethernize ao Vivo em Curitiba 2015) que já é sucesso em todo Brasil. Contam com sucessos como:

"O que acontece na balada", "Coração Apertado", "Bem Feito", "Pra ter você aqui" e "Nunca foi ex".[2]

Biografia[editar | editar código-fonte]

Nascida em Presidente Prudente , mas foi criada na cidade de Jaguapitã no interior do Paraná, Thaeme começou a cantar ainda criança no coral de uma das igrejas da cidade e nunca mais parou. Fez dupla com sua irmã Priscilla, e se apresentou em vários programas de TV e rádio, entre eles o quadro “Talento Kids” do programa Eliana e Alegria (Record). A cantora integrou as bandas Segunda Edição (pop/rock), Garcia Banda Show, Tacos e Tequila (pop/rock), Buquê de Pedra (pop/rock) e Banda Link. Em sua trajetória musical, Thaeme conta com participação especial em shows de renomados artistas, entre eles, o cantor Daniel e a conterrânea paranaense Patrícia Lissah (grupo Rouge). Com seu Pop Romântico, voz doce e encantadora, além de um carisma enorme, Thaeme venceu mais de 15 mil candidatos no reality show musical Ídolos 2007 (SBT)[3] e conquistou milhares de fãs. Logo após ser consagrada “o novo Ídolo do Brasil”, lançou o CD “Zero” com cinco faixas que fizeram parte de seu repertório no programa. Em menos de uma semana, a primeira tiragem do CD se esgotou em todas as lojas virtuais. Assim iniciou sua carreira musical, dessa vez para todo o Brasil. [4] No ano de 2015, passou a integrar o elenco do Saltibum, onde enfrentou uma final ao lado de Priscila Fantin, e ficando com o segundo lugar na competição.

Vida Pessoal[editar | editar código-fonte]

É casada desde 2015, com o empresário artístico Fábio Elias, mais conhecido como Dalua. Os dois se casaram em duas cerimônias, uma na igreja, em Curitiba e outra na praia, em Cancún, no México.

Em maio de 2018, Thaeme anunciou que estava a espera do seu primeiro filho mas, três dias depois, ela relatou que tinha perdido o bebê por causa de um aborto espontâneo. Mais tarde, revelaram que o bebê era um menina, e que seu nome era Yasmim.

Seis meses depois, em novembro, Thaeme anunciou uma nova gravidez, e revelou que era outra menina nascida em 20/04/2019 e se chama Liz. Em 2021 nasce a sua segunda filha Ivy.

Discografia[editar | editar código-fonte]

CDs[editar | editar código-fonte]

Ano CD Observação
2003 Link Banda Link
2007 Tudo Certo Solo
2011 Thaeme & Thiago Thaeme & Thiago
2013 Perto de Mim

EPs[editar | editar código-fonte]

Ano EP Observação
2007 CD Zero - Thaeme Solo
2014 Novos Tempos (EP) Thaeme & Thiago

Singles[editar | editar código-fonte]

Singles solo[editar | editar código-fonte]

Ano Título Álbum
2007 Rotina Tudo Certo
2008 Tudo Certo
Ironia
2009 Votar Atrás Sem Álbum
Até Os Anjos Choram (Part. Helião do RZO)
2011 Barraco

Singles Thaeme & Thiago[editar | editar código-fonte]

Ano Título Melhor posição Álbum
BRA
[5]
2011 Ai Que Dó 74 Thaeme e Thiago
2012 Tcha Tcha Tcha (part. Cristiano Araújo) 34 Ao Vivo Em Londrina
365 Dias 20
Hoje Não (Part. Luan Santana) 12 Perto de Mim
2013 Deserto 7
Perto de Mim 14
Cafajeste 13 Novos Tempos (EP)
2014 CD's e Livros 8 Novos Tempos - Ao Vivo
Coração Apertado 3
2015 O Que Acontece na Balada 4
Bem Feito 5 Ethernize - Ao Vivo
2016 Fica Louca (Part. Gusttavo Lima) 18
Pra Ter Você Aqui 1

Singles Promocionais Thaeme & Thiago[editar | editar código-fonte]

Ano Título Álbum
2012 Sinto Saudade Perto de Mim
2013 Foi Daquele Jeito Sem Álbum
100% Louco (Part. Lucas Lucco)
2014 Inseguros Novos Tempos (EP)

Trilhas Sonoras[editar | editar código-fonte]

Ano Título Novela
2007 "Na Guerra e Na Paz" part. Shirley Carvalho e Lenny Bellard Amigas e Rivais
"Rotina"
"Antes do Fim" Amor e Intrigas
2009 "Over the Rainbow" Vende-se Um Véu de Noiva
2013 "O Brilho Dessa Estrela" Gaby Estrella

Outras Aparições[editar | editar código-fonte]

Ano Título Parceria
2010 "6 de Janeiro de 2003" Fernando e Sorocaba part. Thaeme
2012 "Vou Te Trair" Rominho part. Thaeme & Thiago
2014 "Acho Que Não" Tchê Garotos part. Thaeme & Thiago

Referências

  1. Musikki. «Thaeme Mariôto `s Bio». Consultado em 27 de junho de 2012 
  2. http://g1.globo.com/musica/noticia/2013/10/thaeme-e-tiago-divulgam-separacao-falta-de-afinidade-musical.html
  3. http://oglobo.globo.com/cultura/vencedora-de-idolos-thaeme-lanca-cd-toma-bruno-marrone-como-exemplo-para-ganhar-publico-4133031
  4. http://www.thaemeethiago.com.br/biografia
  5. Desempenho de canções no Brasil:

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Outros projetos Wikimedia também contêm material sobre Thaeme Mariôto:
Commons Categoria no Commons
Wikidata Base de dados no Wikidata