Thai Rock

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes confiáveis e independentes (desde julho de 2012). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Thai rock é o rock criado na Tailândia. Surgindo na década de 1980, ele se tornou extremamente popular na década de 1990. O sub-gênero do pop rock começou a florecer na década de 1980 com bandas como Asanee-Wasan e Micro. Mais tarde, o Thai Rock foi influenciado por bandas de rock vindo dos Estados Unidos e Reino Unido.

1970[editar | editar código-fonte]

Começo das bandas de rock do gênero como V.I.P., liderado por Laem Morrison, e o grupo musical The Fox, que ajudou a trazer o rock para a população.

1980[editar | editar código-fonte]

Exemplos de bandas de Thai Rock desta década incluem The Olam Project, Neua Gub Nang e Rockestra. As mais famosas são Asanee-Wasan e Micro, com músicas populares como "Meun Fahrenheit (หมื่นฟาเรนไฮต์)" e "Aow Pai Loei (เอาไปเลย)".

Phleng phuea chiwit foi popularizado por Carabao por seu álbum Made in Thailand, que vendeu mais de cinco milhões de cópias.

1990[editar | editar código-fonte]

O Heavy Metal surgiu com bandas como Stone Metal Fire, Kaleidoscope, Donpheebin e Hi-Rock. Bandas de rock alternativos como Moderndog, Silly Fools, Y Not 7, Sepia, Labanoon, Crub, Smile Buffalo, Paradox, e Fly também ficaram populares. Loso também lançou os álbuns Losociety (1996) e Loso Entertainment (1998). O vocalista tailandês Thanapol "Suea" Intharit, que lançou as músicas "18 ฝน (18 Fon)" e "Rak Kong Yang Mai Phoa (รักคงยังไม่พอ). Todas as músicas continuam ser populares.