Thank You for Smoking

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou se(c)ção não cita fontes fiáveis e independentes (desde outubro de 2012). Por favor, adicione referências e insira-as no texto ou no rodapé, conforme o livro de estilo. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Thank You for Smoking
Autor (es) Christopher Buckley
Idioma Inglês
País  Estados Unidos
Género Sátira
Editora Random House
Formato Livro de bolso
Lançamento 17 de maio de 1994
Páginas 272 pp
ISBN ISBN 0-679-43174-8

Thank You for Smoking é um romance do escritor americano Christopher Buckley, publicado pela primeira vez em 1994, que conta a história de Nick Naylor, um lobista da indústria do tabaco durante a década de 1990.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Nick Naylor é o principal porta-voz da Academia de Estudos do Tabaco (Academy of Tobacco Studies), uma empresa que faz lobbies para a indústria do tabaco e promove os benefícios dos cigarros. Naylor utiliza eventos de mídia de grande destaque e uma retórica intencionalmente provocadora para salientar o que seus clientes vêem como uma cruzada injusta contra os produtos que utilizam tabaco e nicotina.

A sátira política é acentuada pela associação informal de Naylor com lobistas de outras indústrias que também são submetidas a uma vilificação rotineira na mídia, como Polly Bailey, uma lobista da indústria de bebidas alcoólicas, e a Bobby Jay Bliss, que representa a indústria das armas de fogo. Coletivamente, os três formam o que chamam de M.O.D. Squad, uma referência ao título de um célebre drama policial - embora neste caso a sigle signifique "Merchants Of Death" ("Mercadores da Morte").

Um ponto-chave na trama ocorre quando Naylor é sequestrado por um grupo clandestino que tenta assassiná-lo cobrindo-o com adesivos de nicotina. A procura pelos responsáveis pelo crime leva a resultados surpreendentes.

Neste ponto, a trama se assemelha a outros romances satíricos de Buckley, como Little Green Men.

Adaptação para o cinema[editar | editar código-fonte]

Um filme baseado no romance foi lançado em 2005. Embora os personagens sejam essencialmenet os mesmos, a trama tem algumas diferenças significativas. Entre estas diferenças, está a relação de Naylor com seu filho, que recebe um destaque maior, e a conspiração para sequestrá-lo tem menos importância. O final do filme também é diferente do final do livro, tanto nos eventos quanto no tom abordado.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]


Ícone de esboço Este artigo sobre um livro é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.