That '70s Show

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
That '70s Show
Que Loucura de Família (PT)
That '70s Show[1] [2]  (BR)
Informação geral
Formato Sitcom
Género Comédia
Duração 22 minutos, aprox.
Criador(es) Mark Brazill
Bonnie Turner
Terry Turner
País de origem  Estados Unidos
Idioma original Inglês
Produção
Elenco Topher Grace
(1998-2005)
Mila Kunis
Ashton Kutcher
(1998-2005)
Danny Masterson
Laura Prepon
Wilmer Valderrama
Debra Jo Rupp
Kurtwood Smith
Tanya Roberts
Don Stark
Lisa Robin Kelly
(1998-2001)
Tommy Chong
(2001-2002, 2005-2006)
Josh Meyers
(2005-2006)
Exibição
Emissora de
televisão original
Estados Unidos FOX
Transmissão original 23 de Agosto de 1998 - 18 de Maio de 2006
N.º de temporadas 8
N.º de episódios 200 (lista de episódios)

That '70s Show (pt:Que Loucura de Família, br:That '70s Show, nos canais Sony e PlayTV; De Volta aos Anos 70, quando exibida na Rede Bandeirantes) é uma série de televisão norte-americana exibida entre os 1998 e 2006, contando a história de seis jovens que vivem na cidade fictícia de Point Place, subúrbio de Green Bay, Wisconsin, durante a década de 1970.

A história se inicia em meados de 1976, e relata o dia-a-dia de um grupo de adolescentes (Eric, Donna, Kelso, Jackie, Steven e Fez) na faixa dos 17 anos. Sem ter muito o que fazer, sua rotina se resume a se reunir no porão da casa de Eric para papear, fazer festas, planejar algo, e namorar. O programa durou oito temporadas, e 200 episódios, tornando-a a quarta sitcom mais longa já exibida pela FOX, sua emissora original (sendo as outras três: The Simpsons, King of the Hill and Married with Children). A série também foi responsável pelo estrelato de muitos de seus atores, como Ashton Kutcher, Topher Grace e Mila Kunis.

Personagens[editar | editar código-fonte]

  • Eric Forman (Topher Grace): Magrelo, esperto e folgado. É o líder da turma e "dono do porão". Tratado como bebezinho da mamãe Kitty, e como dumbass (imbecil) pelo pai Red, é quase sempre vítima de sua irmã Laurie.
  • Donna Pinciotti (Laura Prepon): Linda e cheia de atitude, é a amiga de infância, vizinha e namorada de Eric. Por ser grandona e agir com mais atitude que as mulheres da época, às vezes é chamada por Jackie de "lumberjack" (lenhador). É feminista, fã de Led Zeppelin e conhecida como "Hot Donna"(Donna gostosa), apelido dado por Jerry Thunder na rádio em que trabalha.
  • Steven Hyde (Danny Masterson): Revoltado, roqueiro e meio sacana com todo mundo, é o cara durão da turma. Amigo de infância de Eric e Donna, fica disputando a namorada com o amigo durante algum tempo e dá em cima na maior cara de pau. Abandonado pela mãe, vai morar um bom tempo na casa dos Forman.
  • Jackie Burkhardt (Mila Kunis): Rica, mimada e egocêntrica, Jackie já namorou Michael Kelso (que ela tratava como seu cachorrinho), Steven e Fez, é bastante disputada, apesar de não ser tão inteligente ou simpática quanto Donna.
  • Michael Kelso (Ashton Kutcher): Kelso é bonitinho e por isso adora bancar o garanhão. Já foi namorado de Jackie, mas era muito galinha e acabou traindo-a várias vezes, inclusive com Laurie, a irmã de Eric. É o cara mais idiota da turma, tem o pensamento meio lerdo e geralmente só fala besteiras e por isso é conhecido como The King (O Rei).
  • FES (ou Fez) - Foreign Exchange Student (Wilmer Valderrama): É o aluno que veio fazer intercâmbio nos EUA. Por ser estrangeiro e um pouco ingênuo, os amigos costumam pregar algumas peças nele. Está sempre reclamando por que nunca tem namorada, pelo seu jeito afeminado levanta supeitas de ser bissexual, já que também sempre teve uma queda por Jackie. Com um sotaque estranhissímo e engraçado, a nacionalidade dele é um mistério, até para seus amigos; sabe-se que é de algum país do "3º Mundo" e que é uma ilha.
  • Kitty Forman (Debra Jo Rupp): A mãe de Eric é uma enfermeira e dona de casa, que tenta manter alguma ordem na bagunça dos jovens. Porém, acaba colaborando algumas vezes com a festa. É uma mulher bastante bondosa, dona de uma risada inconfundível.
  • Reginald (Red) Forman (Kurtwood Smith): Red é o tipo de pai linha-dura que vive brigando com Eric, não suporta os amigos encrenqueiros do filho e vive ameaçando "chutar o traseiro" de todo mundo. Não esconde a preferência pela filha Laurie e a vontade de ver o filho Eric fora de casa o mais breve possível. Odeia outras pessoas e geralmente xinga os outros de dumbass (imbecil).
  • Bob Pinciotti (Don Stark): Bob é pai de Donna. Embora gordo e com uma aparência feia, consegue sempre namorar mulheres bonitas.
  • Laurie Forman (Lisa Robin Kelly 1998 a 2001; 2002-2003) e (Christina Moore 2003 a 2004): Irmã de Eric, queridinha do papai Red. Além de promíscua, sempre arruma um jeito de Red culpar Eric por qualquer coisa de errado que acontece.
  • Leo Chingkwake (Tommy Chong): Hippie e dono de uma lojinha de revelação de fotos.
  • Randy Pearson (Josh Meyers): Contrato para trabalhar na loja de disco de Hyde, acabou se tornando parte do grupo.

Elementos da série[editar | editar código-fonte]

A série mostra acontecimentos dos anos 70, como feminismo, atitudes sexuais, conflitos de gerações, as dificuldades econômicas dos anos 70, a recessão e o uso de drogas. A série também destacou a evolução da indústria do entretenimento, incluindo a televisão, video game, revista Mad e a obsessão de Kelso com Star Wars. Tendo início na segunda temporada, a série destacou menos problemas sócio-políticos. Por exemplo, a dinâmica do relacionamento amoroso de Eric e Donna foi alterada em épocas posteriores para se parecer mais com as relações de outros casais "poder" dos dramas adolescentes. Da mesma forma, a primeira temporada contou com um enredo voltado à dramática do fato em que os Formans estavam em perigo de perder sua casa devido ao fato de Red ser demitido da fábrica de autopeças em que trabalhava. As histórias das temporadas seguintes foram mostradas de maneira mais cômica e menos dramática.

Tendo início na quinta temporada, cada episódio teve como título uma música de bandas de rock que estavam no auge nos anos 70: Led Zeppelin(5a temporada), The Who (6a temporada), Rolling Stones (7a temporada) e Queen (8a temporada).

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

Algo comum e que frequentemente é mostrado na série é o fato de aparecer os personagens "sonhando acordados" ou seja, imaginam determinados tipos de situação, de forma que é mostrado em algum tipo de paródia sobre filmes ou costumes da época, como Star Wars, Rocky e Grease. O personagem que imagina a cena às vezes também as narra, fazendo com que os outros personagens também vejam o que se está sendo imaginado. No episódio "Stone Cold Crazy", Jackie comenta que gosta da música que é tocada durante o momento em que Fez está imaginando uma situação.

O Círculo[editar | editar código-fonte]

No círculo, normalmente as personagens sentam-se numa roda (na maior parte das vezes isso acontece no porão de Eric) e enquanto a câmara gira lentamente e fixa-se numa personagem quando ele ou ela está prestes a falar. O círculo se tornou marca registada da série. Os únicos quatro episódios em que aparecem todos os personagens reunidos no círculo são "Class Picture", "I'm a Boy", "Substitute" e o episódio final.

Trocas de Cenas[editar | editar código-fonte]

Nas trocas de cena, podem ser vistas imagens dos personagens fazendo alguma coisa com imagens psicodélicas ao fundo, normalmente sob o efeito espelhado ou em duplas. Na primeira temporada, eram vistas imagens congeladas com apenas os lábios se mexendo, com alguém falando "Yeah!" ou "Let's Rock'n Roll".

Trívia[editar | editar código-fonte]

  • That '70s Show aparece em Frango Robô, no episódio Gasolina Dourada.

Spin-Off[editar | editar código-fonte]

Por volta do ano de 2002, foi desenvolvido um seriado de TV, derivado de That '70s Show (Spin-Off), uma série chamada That '80s Show. Feita pelos mesmos criadores de That '70s Show, a série mostra a história de um grupo de adolescentes, que vivem nos anos 70, na cidade de São Francisco, CA. That '80s Show foi um completo desastre, o que levou a série ter sido cancelada após a sua primeira temporada, contendo apenas 13 episódios, cada um, com uma duração de aproximadamente 25 minutos. That '70s Show também teve uma versão britânica, feita por volta do ano de 1999, quase dois anos depois do seriado ter sido lançado.

Referências

  1. FOX FILM. DVD do That '70s Show. Visitado em 10 de dezembro de 2007.
  2. CANAL SONY. Página da série That '70s Show. Visitado em 19 de dezembro de 2007.