The Secret Adversary

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
The Secret Adversary
O Adversário Secreto (PT)
O Inimigo Secreto (BR)
The Secret Adversary
Autor(es) Agatha Christie
Idioma inglês
País  Reino Unido
Gênero Romance policial
Arte de capa Ernest Akers
Editora Bodley Head
Lançamento janeiro de 1922
Páginas 320 (1ª edição, capa dura)
Edição portuguesa
Tradução Isaac Soares (1951)
Fernanda Pinto Rodrigues (1977)
Sofia Cinza (2013)
Editora Livros do Brasil (1951 e 1977)
Edições ASA (2013)
Lançamento 1951
Páginas 267 (1951)
480 (1977)
304 (2013)
ISBN 9789892324395
Edição brasileira
Tradução A.B. Pinheiro de Lemos
Editora Editora Record
Cronologia
The Mysterious Affair at Styles
The Murder on the Links

The Secret Adversary (O Inimigo Secreto ou O Adversário Secreto, em Portugal e no Brasil[1]) é um romance de espionagem de Agatha Christie, publicado em 1922. O livro apresenta os personagens Tommy (Thomas Beresford) e Tuppence (Prudence Cowley). O casal volta a aparecer em três outros romances e em uma coleção de contos, e estes cinco livros abrangem toda a carreira da escritora, sendo o último deles publicado nos anos 70.

Enredo[editar | editar código-fonte]

1915. Durante o naufrágio do Lusitânia, em plena primeira guerra mundial, um homem misterioso dá a uma garota chamada Jane Finn, por acreditar que ela teria maiores chances de sobreviver, alguns documentos confidenciais.

Quatro anos depois, dois amigos de infância, Tommy e Tuppence, se reencontram e dividem suas experiências: ambos estão sem emprego e dinheiro. Desesperados, fundam a "Jovens Aventureiros, Ltda.", se predispondo a fazerem qualquer coisa em troca de dinheiro. Tuppence é procurada por Mr. Whittington para realizar um serviço, mas ao se identificar como Jane Finn, Tuppence acaba obtendo uma reação inesperada do homem, que desaparece. Curiosos, Tommy e Tuppence colocam um anúncio no jornal mencionando o nome de Jane Finn, buscando respostas.

O anúncio é respondido por dois homens distintos: Mr. Carter, um líder da inteligência britânica que conta aos dois que Jane Finn está desaparecida, assim como os documentos de posse dos quais ela estava, cujo conteúdo poderia seriamente comprometer o governo britânico e causar uma grande greve geral. Tommy e Tuppence concordam em ajudá-lo, mesmo sabendo que isso os colocará na mira de um inimigo poderoso, alguém conhecido pelo codinome de Mr. Brown. A segunda resposta vem de Julius Hersheimmer, um multimilionário americano e primo de Jane Finn, hospedado no Hotel Ritz. Desesperado para encontrá-la, Julius contactou a Scotland Yard e acabou dando a única foto dela que tinha a um tal Inspetor Brown, um impostor. Tommy, Tuppence e Julius também unem forças.

Em meio às investigações, Tommy e Tuppence colocarão suas vidas em sérios riscos, diante do inimigo secreto que parece estar sempre um passo à frente.


Ícone de esboço Este artigo sobre um livro é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
  1. No Brasil, O Inimigo Secreto é o título original, e O Adversário Secreto o atual. Em Portugal, a situação é a inversa, sendo O Adversário Secreto o título original, e O Inimigo Secreto o atual