13th Floor Elevators

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de The 13th Floor Elevators)
Ir para: navegação, pesquisa
13th Floor Elevators
Informação geral
Local de nascimento Austin, Texas
 Estados Unidos
Gênero(s) Rock de garagem
Rock psicodélico
Acid rock
Protopunk
Período em atividade 1965 - 1969
Gravadora(s) International Artists
Integrantes Roky Erickson
Tommy Hall
Benny Thurman
John Ike Walton
Stacy Sutherland
Ronnie Leatherman
Danny Thomas
Danny Galindo
Powell St. John
Clementine Hall

13th Floor Elevators ou The 13th Floor Elevators foi uma banda estado-unidense de rock psicodélico, pioneira no estilo. Formada em Austin, foi atuante durante a segunda metade da década de 1960[1] .

História[editar | editar código-fonte]

Os 13th Floor Elevators encontraram algum sucesso comercial e artístico em 1966-67, antes de se dissolver em meio a problemas legais e de uso de drogas no final de 1968. Como uma das bandas da primeira era da psicodelia, sua influência contemporânea tem sido reconhecida por músicos dos anos 1960, como Billy Gibbons do ZZ Top, Peter Albin de Big Brother and the Holding Company, e Chris Gerniottis do Zakary Thaks[1] .

Sua música de estréia, "You're Gonna Miss Me", atingiu a posição 55 da Billboard em 1966, foi destaque da compilação de 1972 "Nuggets: Original Artyfacts from the First Psychedelic Era, 1965–1968", considerada vital na história da rock de garagem e no desenvolvimento do punk rock[2] .

A seminal banda de punk Television gravou sua música "Fire Engine" em meados de 1970. Nos anos de 80 e 90, o 13th Floor Elevators influenciou bandas importantes como o 14 Iced Bears. Primal Scream e Spacemen 3. "Slip Inside This House", do álbum Screamadelica, Tiago batuta, e "Reverberation (Doubt)" que aparece na compilação The The Power Of Negative Thinking do The Jesus and Mary Chain, são composições de Rocky Erickson e Tommy Hall, do 13th Floor Elevators[3] .

Em 2009, a International Artists lançou uma caixa com dez CDs intitulada "Sign of the 3-Eyed Men", que incluía verões em mono e estéreo, novas mixagens dos álbuns originais, juntamente com dois álbuns de material inédito e algumas raras gravações ao vivo do grupo[4] [5] .

Discografia[editar | editar código-fonte]

Álbuns de estúdio[editar | editar código-fonte]

Compilações[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Materias e entrevistas
Flag of the United States.svgGuitarra masc.png Este artigo sobre uma banda ou grupo musical dos Estados Unidos, é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.