The Adventures of Rocky and Bullwinkle

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde agosto de 2011).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
The Adventures of Rocky and Bullwinkle
As Aventuras de Rocky e Bullwinkle (PT)
As Aventuras de Alceu e Dentinho (BR)
 Estados Unidos
2000 • cor • 88 min 
Direção Des McAnuff
Elenco Rene Russo
Jason Alexander
Piper Perabo
Randy Quaid
Robert De Niro
June Foray
Keith Scott
Género animação
aventura
comédia
Idioma inglês
Página no IMDb (em inglês)

The Adventures of Rocky and Bullwinkle (As Aventuras de Alceu e Dentinho, na versão de DVD do Brasil e exibita pela Rede Record, e As Aventuras de Rocky e Bullwinkle, em Portugal e versão da Rede Globo) é um filme americano produzido no ano de 2000.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.

Baseado no clássico seriado do mesmo nome da TV exibido de 1959 a 1964, The Adventures of Rocky and Bullwinkle satiriza muitos dos valores culturais da época, com diálogos impagáveis. Chamam a atenção também os intermináveis embates da dupla contra os malévotos inimigos oriundos da então chamada Cortina de Ferro. São eles Temerário Líder/Líder Vilão (De Niro), Natasha Fatale (Russo) e Boris Badenov (Alexander).

Agora aposentados e vivendo em Cataratas Congeladas no ano de 2000, numa choupana a base dos rendimentos provenientes dos direitos de reapresentação de seus desenhos na TV, Rocky/Dentinho (o esquilo voador) e Bullwinkle/Alceu (o alce) são sugados para o mundo real por uma agente do FBI meio estabanada Karen Simpatia, protagonizada pela Piper Perabo.

A missão deles é enfrentar o trio da Cortina de Ferro, que se tornou real e pretende hipnotizar os espectadores dos EUA por meio de um canal de televisão a RBTV , para que, nas próximas eleições presidenciais, todos votem no temível Temerário Líder/Líder Vilão.

Elenco[editar | editar código-fonte]

(Apenas no elenco original)

Dublagem[editar | editar código-fonte]

Quando o filme foi exibido na TV aberta, a Rede Globo encomendou uma nova dublagem com o título de As Aventuras de Rocky e Bullwinkle. O motivo para isso era manter o mesmo elenco de dubladores, e os mesmos nomes que foram usados na dublagem dos desenhos originais de Rocky e Bullwinkle (desenho que já foi exibido pela Globo diversas vezes). A dublagem da série animada exibida pela Globo era feita no estúdio Álamo, enquanto a do filme foi feita na Delart (e com nomes diferentes para os protagonistas). Já a dublagem paulista do filme feita para a Globo, também era do estúdio da Álamo, e com os mesmos dubladores do desenho (parecido com o filme O Máskara, que também teve uma dublagem feita somente para a Globo, com os mesmos dubladores da série animada do Máskara), mas como a dublagem paulista foi feita exclusivamente para a TV Globo, quando o filme é exibido por outro canal ele traz a dublagem carioca (que saiu também em DVD).

Prêmios e indicações[editar | editar código-fonte]

Prêmio Saturno
  • Recebeu uma indicação na categoria de Melhor Ator Coadjuvante(Jason Alexander).
  • Recebeu uma indicação na categoria de Melhor Atriz Coadjuvante(Rene Russo).
Framboesa de Ouro
  • Recebeu uma indicação na categoria de Pior Atriz Coadjuvante(Rene Russo).

Ligações externas[editar | editar código-fonte]