The Age of Innocence (filme)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes fiáveis e independentes. (desde dezembro de 2009). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
The Age of Innocence
A Idade da Inocência (PT)
A Época da Inocência (BR)
 Estados Unidos
1993 • Cor • 139 min 
Direção Martin Scorsese
Roteiro Martin Scorsese / Jay Cocks
Elenco Daniel Day-Lewis
Michelle Pfeiffer
Winona Ryder
Género drama
Idioma inglês
Página no IMDb (em inglês)

The Age of Innocence (br: A Época da Inocência / pt: A Idade da Inocência) é um filme americano de 1993, do gênero drama, dirigido por Martin Scorsese e baseado em livro de Edith Wharton.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Em Nova Iorque da década de 1870 existe uma elite aristocrática burguesa na qual as relações são mantidas pelo parentesco. Newland Archer é um jovem advogado descendente de uma família tradicional e está comprometido com May Welland, também oriunda de uma das linhagens americanas mais importantes. Newland foi educado nas convenções dessa sociedade e sabe perfeitamente como agir e se portar nela. May não tem essa consciência mas também aceita todas as convenções, mantendo-se aparentemente à margem das intrigas e maledicências alheias. Mas as coisas mudam para o casal quando um antigo amor de infância de Newland e prima de May, a bela condessa Ellen Olenska, retorna da Europa com a pretensão de se divorciar de seu abusivo marido, principalmente depois de rever Newland. Apesar da situação social delicada, Ellen é apoiada pela influente e rica família, os Mingott. Newland é indicado como o advogado para cuidar do divórcio mas aconselha à condessa a desistir, alertando-a do escândalo que afetaria sua família. Ellen, que se sentira bem recebida e ficara feliz com as gentilezas para com ela de parentes e conhecidos, percebeu que muito disso não passava de aparência e que havia restrições sociais a sua conduta. Newland se apaixona novamente por Ellen mas sabe que não poderá se afastar do compromisso com May e se casa com ela. Mas não resiste e tenta manter um caso com Ellen, que também o deseja mas não quer trair a prima e expôr o amado a novas pressões sociais trazidas por essa relação.

Principais prêmios e indicações[editar | editar código-fonte]

Oscar 1994 (EUA)

Globo de Ouro 1994 (EUA)

  • Venceu na categoria de melhor atriz coadjuvante (Winona Ryder).
  • Recebeu mais três nomeações, nas categoria de melhor diretor (Martin Scorsese), melhor atriz dramática (Michelle Pfeiffer) e melhor filme dramático.

BAFTA 1994 (Reino Unido)

  • Venceu na categoria de melhor atriz coadjuvante (Miriam Margolyes).

Prêmio Bodil 1994 (Dinamarca)

  • Venceu na categoria de melhor filme americano.

Grammy Awards 1994 (EUA)

  • Foi indicado na categoria de melhor composição instrumental escrita para cinema ou televisão.

Sindacato Nazionale Giornalisti Cinematografici Italiani 1994 (Itália)

  • Venceu nas categorias de melhor cenografia e melhor figurino.

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

Broom icon.svg
Seções de curiosidades são desencorajadas pelas políticas da Wikipédia.
Ajude a melhorar este artigo, integrando ao corpo do texto os itens relevantes e removendo os supérfluos ou impróprios.
  • The Age of Innocence foi um filme bastante celebrado pela crítica especializada quando de seu lançamento, em 1993.
  • Já sendo comum nos filmes dirigidos por Scorsese, o filme sofreu um atraso em seu lançamento, devido à insistência do cineasta em ter mais tempo para editar sua obra da melhor forma possível.
  • Assim como em muitos de seus filmes, o diretor aparece em uma ponta, caracterizado como um fotógrafo.
  • O livro da romancista Edith Wharton havia sido outras vezes levado às telas de cinema, tanto em uma versão muda de 1924, quanto na adaptação comandada por Philip Moeller dez anos depois. Nesta, os papéis de Pfeiffer (Condessa Ellen Olenska) e Day-Lewis (Newland Archer) são interpretados por Irene Dunne e John Boles, respectivamente.
  • Devido a grande expectativa do filme tornar-se mais uma respeitável obra de Scorsese - o que, de fato, ocorreu - a repercussão da película foi das maiores, sendo que a revista Set, maior publicação brasileira voltada para o cinema, concedeu a Michelle Pfeiffer a capa de sua edição de janeiro de 1994.
Applications-multimedia.svg A Wikipédia possui o


Ligações externas[editar | editar código-fonte]