The Alchemist

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: Se procura a canção da banda Iron Maiden, veja The Alchemist (canção).
The Alchemist
The Alchemist
The Alchemist em 2014
Informação geral
Nome completo Alan Daniel Maman
Nascimento 25 de outubro de 1977 (46 anos)
Origem Beverly Hills, Los Angeles, Califórnia
País Estados Unidos
Gênero(s) Hip hop
Período em atividade 1993 - atualmente
Gravadora(s) Shady Records
ALC
Koch Records
Decon
Afiliação(ões) Prodigy, Mobb Deep, Infamous Mobb, Evidence, Dilated Peoples, Nas
Página oficial ALC Records

The Alchemist, nome artístico de Alan Daniel Maman, (Beverly Hills, Califórnia, 25 de outubro de 1977), é um dos principais produtores de hip hop dos Estados Unidos. Após ter subido a proeminência nos anos 1990 como um associado próximo de Dilated Peoples e Mobb Deep, ele passou a produzir para muitos dos artistas de hip hop.[1]

Biografia[editar | editar código-fonte]

Como um adolescente, Al começou a se identificar fortemente com as letras rebeldes e sons urbanos do hip hop, e ele começou a escrever suas próprias letras como uma saída criativa. Ele juntou-se com outros artistas de mesmo espírito, que escreveram letras, entre os quais foram Shifty Shellshock do Crazy Town, Evidence do Dilated Peoples e Scott Caan, filho de James Caan. Al e Scott decidiram-se tornar-se um duo chamado The Whooliganz. Enquanto rimavam em uma festa em Los Angeles, que atraiu a atenção de B-Real do Cypress Hill. Ele convidou os jovens a participar de seu grupo, The Soul Assassins, que também incluiu os grupos House of Pain e Funkdoobiest. Em 1993, o Whooliganz lança seu primeiro single, "Put Your Handz Up". A canção recebeu pouca atenção das rádios e sua gravadora, Tommy Boy Records, decidiu guardar seu álbum. Rejeitado, Scott concentrou as suas energias criativas agindo, enquanto Al ficou interessado no processo de produção de novas batidas de hip-hop.

DJ Muggs teve Al sob a sua ala e ensinou-lhe como usar um sampler e um mixer. Depois de ajudar a produzir algumas faixas para Cypress Hill, Al tornou-se o principal produtor de seu amigo de infância, Evidence e seu grupo Dilated Peoples. Quando Dilated estreia em 1998, eles foram uma sensação underground criando um enorme "zumbido" sobre o homem por trás dessas incríveis batidas. Alchemist também produziu várias faixas do álbum de estreia Focused Daily do Defari, outro para Dilated e Alkaholik.

Em 1999, Muggs apresentou Al aos seus bons amigos, o popular grupo de hip-hop Mobb Deep. Al produziu duas canções de seu álbum Murda Muzik. Impressionado com suas produções e suas habilidades, Mobb Deep teve ele sob a sua asa, usando suas batidas em todos os seus álbuns posteriores. Devido o destaque de suas rimas, Alchemist passou a produzir para muitos dos mais bem-sucedidos artistas proeminentes do hip-hop, como Nas, Fat Joe, Jadakiss, Ghostface Killah e Snoop Dogg. Ele também tem remixado músicas de bandas e artistas de outros gêneros, como Linkin Park e Morcheeba. Al permaneceu fiel a seus antigos amigos, para continuar a produzir para Dilated, Cypress Hill, Everlast (antes House of Pain) e Crazy Town. Ele também gosta de produção para rappers do underground menos conhecidos, muitas vezes dando-lhes algumas de suas melhores batidas. Em 2004, 11 anos após o início de sua carreira, The Alchemist retornou com o seu álbum de estreia há muito tempo aguardado, "1st Infantry". O álbum rendeu o single "Hold You Down" (com Prodigy, Illa Ghee, e Nina Sky), que atingiu número #95 na Billboard Hot 100 em 2005.

Alchemist teve uma disputa com o rapper Ras Kass pela música "Kiss U". Foi produtor da música "Home, Sweet Home", que viria a ser o principal single de Ras Kass, que, de alguma maneira, Alchemist revendeu o beat a Jadakiss. Jadakiss publicou sua versão (We Gon' Make It) primeiro, deixando Ras colgado. Ras tentou parar o lançamento da música sem nenhum sucesso.

Discografia[editar | editar código-fonte]

Álbuns[editar | editar código-fonte]

Mixtapes[editar | editar código-fonte]

  • 2006 - The Chemistry Files Vol. 1
  • 2007 - The Cutting Room Floor Vol. II

Instrumentais[editar | editar código-fonte]

  • 2001 - Action/Drama
  • 2000 - Gangster Theme Music
  • 2002 - The Ultimate Music Machine
  • 2004 - Lab Tested
  • 2007 - Rapper's Best Friend
  • ? - Get @ Me

Singles[editar | editar código-fonte]

Créditos de produção[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Five hip-hop producers you should get to know». DBK News. Consultado em 2 de maio de 2020 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]