The Amazing Spider-Man vs. The Kingpin

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
The Amazing Spider-Man vs. The Kingpin
Desenvolvedora Technopop
Publicadora(s) Sega
Plataforma(s) Genesis/Mega Drive, Master System, Game Gear, Sega CD
Data(s) de lançamento 1990, 1991, 1993
Gênero(s) Ação
Modos de jogo Jogador Único
Classificação Livre

The Amazing Spider-Man vs. The Kingpin (também conhecido como Spider-Man Vs. the Kingpin ou simplesmente Spider-Man)é um jogo eletrônico produzido pela Sega of America e desenvolvida pela Technopop. Foi lançado para Sega Mega Drive/Genesis, Master System, e Game Gear; e também teve uma versão atualizada lançada para Sega CD.

Todas as versões do game, são jogos de plataforma lateral, no qual o jogador controla o super-herói Homem-Aranha para combater vários super-vilões(Doutor Octopus, Homem-Areia, O Lagarto, Duende Macabro, Abutre, Mystério, Electro e Venom)para obter as chaves necessárias para desarmar uma bomba nuclear do Rei do Crime, que será detonada em 24 horas. No meio do jogo a esposa de Homem-Aranha, Mary Jane Watson, é sequestrada por Venom.

Versões[editar | editar código-fonte]

Versão do Mega Drive/Genesis[editar | editar código-fonte]

A versão para o Sega Mega Drive, foi lançada em 1991 e ficou muito popular entre os fãs de histórias em quadrinhos, ajudando a estabelecer o sucesso do Mega Drive. Alguns críticos notaram que o jogo tinha gráficos e som superiores, além de recriar fielmente os personagens para o universo dos jogos, mesmo permitindo que o jogador tire fotos dos inimigos maiores e/ou menores no jogo para vender ao Clarim Diário para comprar mais fluido de teia. O tesouro tinha quatro tipos de dificuldades, um concurso foi realizado para ver quem conseguia completar o modo ultra-difícil do jogo, conhecido como nightmare. O desafio ultra-difícil o jogador no final de cada round tinha que enfrentar brevemente Venom, antes de lutar com o chefe atual. Além de Venom existem vários outros personagens que são inimigos do Homem-Aranha para você lutar, tais como: Duende Macabro, o Lagarto, Doutor Octopus, Homem-Areia, Electro e Mystério.

Segundo o desenvolvedor Randel B. Reiss, esta versão teve um enorme sucesso comercial: dois terços dos donos de Mega Drive da época compraram o jogo, e sozinho fez com que a Marvel Comics, não cancelasse o seu contrato com a Sega.

Versão do Master System/Game Gear[editar | editar código-fonte]

A versão do jogo de 8-bits para o Master System foi um dos últimos jogos vendidos na América para o Master System. Ele tinha o mesmo formato básico e enredo da versão de 16-bits, com os níveis redesenhados, cutscenes(incluindo um cameo do Doutor Estranho) e mesmo na dificuldade mais fácil era considerada difícil de terminar. Nesta versão Mary Jane não é sequestrada, mas ela aparece no final do jogo, caso o jogador consigo o melhor final.

Um versão quase idêntica também foi lançada para a plataforma portátil, Game Gear.

Versão do Sega CD[editar | editar código-fonte]

A versão de 16-bits do Sega CD (1993), foram feitos vários melhoramentos, para tirar a vantagem máxima da capacidade extra de memória do CD-ROM do sistema. Cenas animadas, com vozes de atores, para mostrar o desenrolar da história, e também para mostrar o que acontece se o personagem morre. O jogo também adicionou dois novos níveis, movimentos extras de combate, a capacidade de recolher reproduções das edições dos quadrinhos do Homem-Aranha, e ainda uma trilha sonora musical original composta por Spencer Nilsen e a banda de rock Mr. Big. O jogo também foi mais não-linear, deixando o jogador ir para diferentes partes da cidade (incluindo uma estação de TV local). No entanto, a habilidade de tirar fotos, a fim de ganhar dinheiro para comprar fluido de teia, saiu desta versão. Além disso, antes de enfrentar o Rei do Crime, o jogador deveria derrotar o Mercenário e Mary Tyfoid.

Finais Alternativos[editar | editar código-fonte]

A versão do Sega CD mostrou algumas cutscenes alternadas, dependendo do nível de dificuldade do Rei do Crime. Se você ganhar do Rei do Crime e deixar Mary Jane cair no poço de ácido, a polícia prende o Rei do Crime e o Homem-Aranha promete vingar Mary Jane. Se o jogador não consegue ganhar do Rei do Crime (ou de seus guarda-costas), ambos, Mary Jane e Homem-Aranha cairiam no poço. A versão do Mega Drive é similar, apenas o Rei do Crime pode escapar se mata Mary Jane, deixando o coração do Homem-Aranha partido.

Na versão do Master System, Mary Jane não é sequestrada, no entanto, se o jogador falha o Rei do Crime foge.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]