The American (Henry James)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

The American (em português, O americano) é o terceiro romance de Henry James, publicado como série em The Atlantic Monthly em 1876 e 1877[1] , e como livro em 1877[2] . O romance é uma combinação complicada de comédia social e melodrama, tratando das aventuras e desventuras de Christopher Newman, um homem de negócios americano que é essencialmente bondoso, mas desastrado, em sua primeira viagem à Europa[3] . Newman procura por um mundo diferente das realidades simples e duras dos negócios americanos no século XIX. Ele encontra tanto a beleza quanto a feiúra da Europa, e aprende a levar em consideração as das duas. O núcleo do romance trata da corte que Newman faz à uma jovem viúva de uma família aristocrática de Paris.

Adaptações[editar | editar código-fonte]

Sempre desejando sucesso no teatro, James converteu o romance em peça no começo da década de 1890. Essa versão dramática alterou profundamente a história original, e terminou até mesmo com um final feliz para agradar os expectadores. Essa peça foi produzida em Londres e em outras cidades da Inglaterra, e obteve sucesso moderado.

A Public Broadcasting Service (PBS) produziu um filme para televisão baseado no romance em 1998, digido por Paul Unwin e estrelado por Matthew Modine como Christopher Newman e Diana Rigg como Madame Bellegarde[4] .

Referências

  1. A publicação original na revista encontra-se disponível online.
  2. Notas em inglês sobre as edições do romance no site da Library of America.
  3. Resumo online do romance em inglês.
  4. The American, no IMDb, em inglês.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre literatura é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.