The Angry Video Game Nerd

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
The Angry Video Game Nerd
O Nerd Revoltado dos Videogames (BR)
James Rolfe como o Nerd, em uma loja de Clifton, New Jersey.
Informação geral
Formato
Criador(es) James Rolfe
N.º de episódios (lista de episódios)

The Angry Video Game Nerd (conhecido como AVGN, ocasionalmente só O Nerd; ex-The Angry Nintendo Nerd, ou, no Brasil, chamado de Nerd Revoltado dos Videogames) é um personagem ficcional de uma série online de resenhas de vídeojogos criada por James Rolfe. Os seus vídeos são presentemente estreados nos sites ScrewAttack e GameTrailers. O programa centra-se no ódio do Nerd por jogos terríveis que marcaram a sua infância, não se poupando a personagem a mostrar o seu desagrado através de uso de linguagem imprópria. A série de grande sucesso começou no YouTube e passou mais tarde para o site do ScrewAttack Entertainment. O tema dos vídeos foi escrito e composto pelo músico Kyle Justin que partilha as letras com o próprio James Rolfe.

A série redescobriu o interesse por reviews de vídeojogos e deu origem a algumas imitações (TheIrateGamer) e derivações (The Happy Video Game Nerd). Durante os vídeos, James Rolfe encarna a personagem usando sempre uma camisa branca com canetas no bolso do peito (protetores de bolso são associados com nerds). É costume beber cerveja para aliviar a raiva que os jogos lhe causam. O uso de vernáculo é recorrente. Personagens dos jogos às vezes aparecem para importunar o Nerd, sendo interpretados por Mike Matei, que também faz os cartões-título da série. O show é responsável pela criação de um culto à volta de James Rolfe e pelo surgimento de "one-liners" retirados dos vídeos.

História[editar | editar código-fonte]

A série começou em março de 2004 com 2 pequenas reviews de jogos da NES. Em 2006 os vídeos foram colocados no YouTube sob o nome "Angry Nintendo Nerd", mas Rolfe transformou-se no "Angry Video Game Nerd" quando consoles como a Atari 2600, a Sega Master System e a Sony PlayStation foram também contempladas em seus reviews. Além de jogos outros objectos relacionados com o mundo dos vídeojogos foram alvo de reviews: a revista Nintendo Power, a Power Glove ou o Virtual Boy.

Rolfe disse já que o sucesso da série foi completamente inesperado e que os primeiros vídeos foram gravados como uma piada entre amigos até um deles o convidar a levar as suas reviews para o YouTube. Hoje em dia é uma franchise de sucesso com direito a fãs leais, camisetas e até compilação dos episódios em DVD.

Depois do quarto vídeo-análise, a série passou para o site ScrewAttack, propriedade do GameTrailers, onde podem ser vistos em exclusivo. A antiga conta no YouTube serve para outras séries menores, mensagens a título pessoal e para Rolfe colocar trailers dos novos vídeos do Nerd Revoltado dos Videogames.

Rolfe também fez alguns episódios com Doug Walker, criador do Crítico Nostalgia, que faz resenhas de animações e filmes no mesmo estímulo satírico do Nerd. A maioria dos vídeos simula uma rivalidade entre o Nerd e o Crítico.

[editar | editar código-fonte]

Popularidade[editar | editar código-fonte]

YouTube[editar | editar código-fonte]

Apesar do último vídeo estreado no YouTube datar de Dezembro de 2006 (Bible Games), a conta de Rolfe continua como uma das mais populares. A 5 de Março de 2008: o 9º usuário com mais assinantes, o 4º diretor com mais assinantes, o 53º usuário mais visto e o 19º diretor mais visto. Além disso: mais de 106 mil assinantes e quase 6 milhões de visitas ao canal.

CNN[editar | editar código-fonte]

Em dezembro de 2007 a mini-série "You Know What's Bullshit?" apareceu no programa "News To Me" da CNN.

DVD[editar | editar código-fonte]

A 18 de Novembro de 2007 saiu o primeiro DVD do AVGN que inclui todos os episódios até ao "Bible Games". Algumas partes dos filmes foram retiradas e substituídas por novo material. O DVD inclui material inédito como cenas apagadas e um documentário num total de quase 4 horas de conteúdo.

A primeira edição esgotou em menos de uma semana, segundo Rolfe.

Em 15 de Novembro de 2008, foi lançado o segundo DVD, com os episódios do ano mais os trailers do Youtube, uma cena da resenha de Teenage Mutant Ninja Turtles III, erros de gravação e mais material.

Em 12 de Dezembro de 2009, a terceira caixa do Nerd, com os episódios do ano em 3 discos. Alguns episódios foram estendidos, e a resenha de Super Mario Bros. 3 não inclui The Wizard para evitar problemas de Copyright. Extras incluem erros de gravação e um tour pelo quarto do Nerd.

Outros media[editar | editar código-fonte]

Video Game Movie Quote of the Week[editar | editar código-fonte]

São apenas 4 episódios que Rolfe produziu para o site Screwattack em que uma frase retirada de um jogo é analisada.

You Know What's Bullshit[editar | editar código-fonte]

Série de pequenos vídeos em que Rolfe se queixa de situações corriqueiras mas extremamente desagradáveis e irritantes (filmes sobre pinguins, falta de canetas nos correios, temperatura, etc.).

Shit Pickle[editar | editar código-fonte]

O Shit Pickle surge no episódio The Wizard of Oz III: Dorothy Goes to Hell, depois reaparece na review de "Master Chu and the Drunkard Hu" e teve direito à sua mini-série de 3 episódios em que novas personagens são introduzidas (Dick Pickle, Tit Pickle). A animação é de Mike Matei e as vozes do próprio Rolfe. Shit Pickle tambem aparece no episodio action 52 no jogo ooze

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: The Angry Video Game Nerd

Sites oficiais[editar | editar código-fonte]

Artigos[editar | editar código-fonte]