The Art of Letting Go

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
"The Art of Letting Go"
Single de Mariah Carey
do álbum Me. I Am Mariah... The Elusive Chanteuse
Lançamento 11 de novembro de 2013 (2013-11-11)
Formato(s) Download digital
Gravação 2013
Gênero(s) R&B, pop, soul
Duração 3:44
Gravadora(s) Island
Composição Mariah Carey, Rodney Jerkins
Produção Mariah Carey, Darkchild
Cronologia de singles de Mariah Carey
Último
Último
"Beautiful"
(2013)
"You're Mine (Eternal)"
(2014)
Próximo
Próximo

"The Art of Letting Go" é uma canção da cantora e compositora americana Mariah Carey, gravada em 2013 para seu décimo quarto álbum de estúdio Me. I Am Mariah... The Elusive Chanteuse.[1] . Foi escrita e produzida por Carey e Rodney Jerkins. Trata-se de uma faixa do gênero pop, derivando o estilo R&B e soul. Faz uso de vários instrumentos, notoriamente piano, cordas e teclado. A canção foi lançada para download digital no dia 11 de novembro de 2013, sendo enviada para as rádios no dia seguinte.

Antecedentes e composição[editar | editar código-fonte]

Após a sua conquista nas paradas com o single "Beautiful", Mariah já se preparava para lançar um novo trabalho do seu novo projeto. Logo após ficar totalmente recuperada das lesões que sofreu na gravação do clipe remix da canção, ela postou diversas imagens nas redes sociais onde aparecia a trabalhar com produtores como Rodney “Darkchild” Jerkis e Nas, e seu atual manager e também produtor, Jermaine Dupri. No dia 12 de setembro de 2013, ela postou uma foto em seu Twitter com diversos produtores e amigos, na legenda, a mesma afirmava sobre a finalização do álbum.[2] A capa do single foi divulga um pouco mais tarde, nela, a cantora se encontra de joelhos em uma praia vestida por uma maiô de crochê.[3] Em seu Facebook a cantora liberou a canção para ser ouvida e revelou que a canção é muito pessoal, sendo escrita pela própria: "Todos podem se identificar com a letra e libertar algo que precise ir embora, algo que os prenda, algo que os deixe para baixo. Obrigada por compartilharem essa experiência comigo!"[4] Ela ainda comentou na rede social:

Recepção da crítica[editar | editar código-fonte]

As críticas após o lançamento da faixa foram geralmente mistas. Alicia Diaz do site Zimbio comentou que a música "é a melhor resposta que Mariah Carey poderia dar a todas as pessoas que a acusaram de ter perdido o brilho. A voz da diva está em potência máxima aqui - e ela não está para brincadeiras, ela apenas é boa naquilo que nasceu para fazer, cantar. Que importa a canção não ter um refrão definido quando ela flutua entre oitavas como ninguém?".[6] Perez Hilton logo comentou em seu website que a cantora tem uma voz como nenhuma outra e fez uso dela na nova música, que é simplesmente linda. Com a Voz a brilhar ao longo de toda a canção, o clímax é o momento mais fabuloso".[7] Alexa Camp revista Slant Magazine notou que a falta de um gancho perceptível significa que é improvável para reabilitar antiga glória de Mariah nas paradas, esta [a canção] foi claramente destinada para os lambs. Camp encerrou sua revisão escrevendo: "Se esta e "# Beautiful" é um sinal do que está por vir a partir do álbum, Mimi pode colocar seus nervos para descansar".[8] Amy Sciarretto do PopCrush premiou a canção com duas estrelas e meia - ela disse que "a música não é tão memorável com sua última canção de verão. Enquanto Carey infundiu hip-hop e grooves urbanos em sua música durante grande parte da última década, ela inteligentemente evitou isto aqui. Mas ela ainda está andando um pouco sem rumo. A canção não parece que vai agradar aos fãs da Beyoncé, mas talvez um público mais velho".[9]

Mike Ayers da Rolling Stone comentou que o número melancólico encontra Carey em boa forma, explorando a perda sobre uma superfície lisa da produção orquestral. A música se constrói progressivamente ao longo de três minutos e meio, e quando você acha que poderia ser uma das performances mais controladas de Carey em anos, ela então realiza suas notas altas que já são um clássico.[10] Jeff Benjamin do site Fuse TV disse que "a voz da cantora está acompanhada de um piano e produção majestosa. Mariah traz palavras de conforto a todos aqueles que estão em dificuldades devido a uma má relação. A música, apoiada por um coro gospel, ascende a um clímax que dispara a voz lendária que termina com uma longa e impressionante nota musical".[11] Brian Mansfield do USA Today descreveu a canção de Mariah como "uma brisa de ar fresco disfarçada de balada gospel. Prova de que ela seria hipnotizante, mesmo a cantar a lista telefónica".[12] Bill Lamb do about.com afirmou que Mariah Carey lançou dois dos melhores singles de sua carreira, referindo também a #Beautiful. Ainda disse que é uma canção de separação que praticamente diz tudo liricamente, e, mesmo se você não ouvir as palavras, o desempenho apropriadamente demonstra que a voz de Mariah Carey ainda é um dos instrumentos mais fortes da música pop. Lamb encerra sua resenha dando a canção quatro estrelas e meia.[13]

Desempenho nas paradas[editar | editar código-fonte]

País – Parada musical (2013) Melhor
posição
 IrlandaIreland Singles Chart[14] 96

Histórico de lançamento[editar | editar código-fonte]

País Data Formato Versão Gravadora
Mundo 11 de novembro de 2013 Download digital, Facebook[15] Original Island, Universal

Referências

  1. Amy Davidson (1 de maio de 2014). Mariah Carey reveals title, release date of new album (em inglês) Digital Spy. Visitado em 1 de maio de 2014.
  2. Bianca Gracie. Mariah Carey Hits The Studio With Nas & Jermaine Dupri Idolator. Visitado em 12 de novembro de 2013.
  3. Com maiô de crochê, Mariah Carey divulga capa de novo single Música Terra. Visitado em 12 de novembro de 2013.
  4. Leonardo Alves. Mariah Carey divulga seu single novo: “The Art of Letting Go” Popline. Visitado em 12 de novembro de 2013.
  5. Após adiar lançamento de álbum várias vezes, Mariah Carey anuncia novo single Revista Caras. Visitado em 12 de novembro de 2013.
  6. Alicia Diaz Dennis. LISTEN: Mariah Carey Showcases Her Pipes on 'The Art of Letting Go'. Visitado em 12 de novembro de 2013.
  7. Perez Hilton. Mariah Carey Reveals The Beauty In The Art Of Letting Go! Listen To Her NEW Song HERE! perezhilton.com. Visitado em 12 de novembro de 2013.
  8. Alexa Camp. Single Review: Mariah Carey, "The Art of Letting Go" Slant Magazine. Visitado em 12 de novembro de 2013.
  9. Amy Sciarretto. MARIAH CAREY, ‘THE ART OF LETTING GO’ – SONG REVIEW PopCrush. Visitado em 12 de novembro de 2013.
  10. Mike Ayers. Mariah Carey Shares Her Vision of ' The Art of Letting Go' Rolling Stone. Visitado em 12 de novembro de 2013.
  11. Jeff Benjamin. Listen: Mariah Carey's Empowering Single "The Art of Letting Go" Fuse TV. Visitado em 12 de novembro de 2013.
  12. Brian Mansfield. Playlist: Mariah Carey's 'Art,' plus 10 USA Today.
  13. Bill Lamb. Mariah Carey - "The Art Of Letting Go" about.com. Visitado em 13 de novembro de 2013.
  14. TOP 100 SINGLES, WEEK ENDING 14 November 2013 (em inglês) GFK Chart-Track. Visitado em 16 de novembro de 2013.
  15. The Art of Letting Go - Single by Mariah Carey iTunes Store (11 de novembro 2013). Visitado em 14 de novembro 2013.