The Beach Boys Today!

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
The Beach Boys Today!
Álbum de estúdio de The Beach Boys
Lançamento 8 de março de 1965
Gravação 7 de janeiro e 19 de janeiro de 1965
e exporadicamente em 8 de junho e 22 de junho, 5 de agosto e 8 de agosto, 9 de outubro e 16 de dezembro de 1964
Gênero(s) Surf Rock, Rock, Sunshine pop e Pop barroco
Duração 28:54
Gravadora(s) Capitol Records
Produção Brian Wilson
Opiniões da crítica

O parâmetro das opiniões da crítica não é mais utilizado. Por favor, mova todas as avaliações para uma secção própria no artigo. Veja como corrigir opiniões da crítica na caixa de informação.

Cronologia de The Beach Boys
Último
Último
The Beach Boys' Christmas Album
(1964)
Summer Days (And Summer Nights!!)
(1965)
Próximo
Próximo


The Beach Boys Today! é o oitavo álbum de estúdio da banda de rock americana The Beach Boys, e o primeiro de três lançados em 1965. The Beach Boys Today! marcou o começo de grandes mudanças na banda,, em particular, na vida pessoal do líder Brian Wilson.[1]

Após Pet Sounds, o álbum é provavelmente o mais aclamado da carreira dos Beach Boys. O álbum inclui a versão original do sucesso clássico, "Help Me, Rhonda" (intitulado neste álbum como "Help Me, Ronda").

Em 1965, The Beach Boys Today! (Capitol (D) T 2269) bateu # 4 nos Estados Unidos durante 50 semanas.[2] Chegou a # 6 no Reino Unido, no Verão de 1966.[3]

História[editar | editar código-fonte]

No final de um ano particularmente estressante (1964, ano em que os Beach Boys lançaram quatro álbuns em doze meses), Brian Wilson começou a pensar e trabalhar em dois compactos que viriam a fazer parte de The Beach Boys Today! : "When I Grow Up (To Be a Man)" e "Dance, Dance, Dance". Na ocasião, Brian era o líder da banda. Compositor da grande maioria das músicas, arranjador e produtor dos albuns e singles, Brian era o integrante dos Beach Boys que mais sentia a responsabilidade de manter sua relevância artística e comercial. Com o sucesso dos Beatles e outras bandas inglesas cada vez maior nos Estados Unidos, Brian começou a trabalhar duro em busca do auge criativo. Em 23 de dezembro de 1964, o artista teve um colapso nervoso devido à tensão, enquanto excursionava com a banda e percebeu que algo não ia bem.[4]

Embora a maior parte de The Beach Boys Today! tenha sido gravada em Janeiro de 1965, ele informou ao resto da banda que queria ficar no estúdio e criar suas músicas, enquanto os rapazes saiam em turnê.[1] A banda concordou relutantemente e, após uma breve aliança com Glen Campbell no lugar de Wilson, Bruce Johnston, um músico (e ex-parceiro, com Terry Melcher do The Ripchords) e grande admirador da banda, tornou-se o baixista dos Beach Boys em Abril de 1965.[5]

Muitos consideram que este álbum marca o início da maturação artística de Brian Wilson, que teria seu auge no disco Pet Sounds, de 1966, e nas gravações do abortado álbum Smile.

O álbum é famoso por ter um lado de músicas alegres, como eles costumavam fazer, porém mais sofisticadas e maduras, e um segundo lado de baladas melancólicas.[5] [6] . A faixa de abertura do disco, "Do You Wanna Dance?" (uma versão para o clássico do compositor Bobby Freeman), se difere bem da antiga fórmula do grupo. Ela contém alguns elementos sinfônicos no arranjo como tímpano e tem o baterista Dennis Wilson no vocal principal.

No entanto, a mudança no estilo pareceu ter pouco efeito prejudicial no que diz respeito à vendagem; The Beach Boys Today! foi # 4 nos Estados Unidos, e no ano seguinte alcançou # 6 no Reino Unido. Em 2003, o álbum foi classificado número 270 na lista dos 500 maiores álbuns de todos os tempos, da revista "Rolling Stone".

Faixas[editar | editar código-fonte]

Todas as músicas são de Brian Wilson/Mike Love, execeto onde indicado.

Lado A[editar | editar código-fonte]

  1. "Do You Wanna Dance?" (Bobby Freeman) – 2:19
    • Dennis Wilson nos vocais
  2. "Good to My Baby" – 2:16
    • Brian Wilson e Mike Love nos vocais
  3. "Don't Hurt My Little Sister" – 2:07
    • Mike Love e Brian Wilson nos vocais
  4. "When I Grow Up (To Be a Man" – 2:01
    • Mike Love e Brian Wilson nos vocais
  5. "Help Me, Ronda" – 3:08
    • Al Jardine no vocal principal; esta é a versão original. Brian Wilson fez um arranjo diferente, mudou a grafia do seu nome para "Rhonda", e a lançou como compacto e no álbum Summer Days(and Summer Nights!!)
  6. "Dance, Dance, Dance" (Brian Wilson/Carl Wilson/Mike Love) – 1:59
    • Mike Love e Brian Wilson nos vocais

Lado B[editar | editar código-fonte]

  1. "Please Let Me Wonder" – 2:45
    • Brian Wilson e Mike Love nos vocais
  2. "I'm So Young" (William H. Tyrus Jr.) – 2:30
    • Brian Wilson nos vocais
  3. "Kiss Me, Baby" – 2:35
    • Mike Love e Brian Wilson nos vocais
  4. "She Knows Me Too Well" – 2:27
    • Brian Wilson nos vocais
  5. "In the Back of My Mind" – 2:07
    • Dennis Wilson nos vocais
  6. "Bull Session with the "Big Daddy" (Brian Wilson/Carl Wilson/Mike Love/Al Jardine) – 2:10
    • Group interview with Earl Leaf. Marilyn Wilson também aparece brevemente e Alan Jardine está ausente.

Compactos[editar | editar código-fonte]

  • "When I Grow Up" b/w "She Knows Me Too Well" (Capitol 5245), 17 Agosto de1964 US #9 ; UK #27
  • "Dance, Dance, Dance" b/w "The Warmth of the Sun" (from Shut Down Volume 2) (Capitol 5306), 26 Outubro de 1964 US #8; UK #24
  • "Do You Wanna Dance?" b/w "Please Let Me Wonder" (Capitol 5372), 8 Fevereiro de 1965 US #12 ("Please Let Me Wonder" US #52)
  • "Kiss Me, Baby" featured as the B-side to "Help Me, Rhonda"

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

Broom icon.svg
Seções de curiosidades são desencorajadas pelas políticas da Wikipédia.
Ajude a melhorar este artigo, integrando ao corpo do texto os itens relevantes e removendo os supérfluos ou impróprios.

A capa do álbum lista nove canções seguidas pela frase "e mais três grandes novas canções escritas por Brian Wilson". No entanto, as três faixas restantes incluem "I'm So Young", de William H. Tyrus Jr. e a entrevista "Bull Session With 'Big Daddy'", sendo apenas "In The Back Of My Mind" uma composição de Brian Wilson.

Os arranjos do disco foram considerados bem exóticos para um disco de rock na época, trazendo instrumentos mais comuns à música erudita. A autoharpa por exemplo, é um dos intrumentos explorados,tendo sido usada antes no antigo country (música apalache) e bluegrass, e é um dos momentos mais experimentais do álbum que ainda conta com castanholas, acordeão, ukulele, sinos, entre outros.

O Today! é considerado um dos primeiros sinais das grandes experimentações que a banda mostraria no album Pet Sounds, de 1966.

Ficha técnica[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. a b Leaf, David (1990).The Beach Boys Today!/Summer Days (and Summer Nights!!) (1990 CD liner notes)
  2. www.billboard.com[1]
  3. Brown, Tony (2000). "The Complete Book of the British Charts"
  4. White, Timothy (1994). "The Nearest Faraway Place: Brian Wilson, The Beach Boys and the Southern California Experience"
  5. a b www.allmusic.com[2]
  6. http://www.beachboys.com/albumsII.html
Ícone de esboço Este artigo sobre um álbum de The Beach Boys é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.