The Big Easy

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
The Big Easy
Nas Teias da Mafia (PT)
Acerto de Contas (BR)
 Estados Unidos
1987 • cor • 108 min 
Direção Jim McBride
Produção Stephen J. Friedman
Roteiro Daniel Petrie, Jr.
Elenco Dennis Quaid
Ellen Barkin
John Goodman
Ned Beatty
Gênero suspense policial
Idioma inglês
Música Brad Fiedel
Cinematografia Affonso Beato
Edição Mia Goldman
Estúdio Kings Road Entertainment
Distribuição Columbia Pictures
Lançamento Brasil 27 de novembro de 1986 (Festival do Rio)
Estados Unidos 21 de agosto de 1987
Portugal 26 de maio de 1988
Receita US$17,685,307[1]
Página no IMDb (em inglês)

The Big Easy (br: Acerto de Contas / pt: Nas Teias da Máfia) é um filme estadunidense de 1987, do gênero suspense policial em estilo neo-noir, dirigido por Jim McBride, roteiro de Daniel Petrie Jr., produção executiva de Mort Engelberg e fotografia do brasileiro Affonso Beato. O filme é estrelado por Dennis Quaid, Ellen Barkin, John Goodman, e Ned Beatty. Tanto o filme foi criado e filmado em Nova Orleães, Louisiana.[2]

O filme foi adaptado para a televisão, com o mesmo nome The Big Easy, em formato de seriado, em duas temporadas exibidas pela USA Network.[3]

Sinopse[editar | editar código-fonte]

O tenente detetive corrupto da polícia de Nova Orleães Remy McSwain, que usa o fundo de viúvas e órfãos da delegacia, investiga o assassinato de um membro da máfia local de Nova Orleães. Sua investigação o leva a suspeitar de que outros membros da força policial podem estar envolvidos.

Anne Osborne, uma promotora pública do estado, é enviada para investigar a corrupção policial alegada. Depois de ver em primeira mão algumas práticas pouco ortodoxas por Remy, Anne tem de lidar quando suas atividades mais questionáveis ​​vierem à luz e ela tem que processá-lo. Ele argumenta que ela não tem um entendimento de como o sistema funciona em Nova Orleães para a polícia.

Apesar dos sentimentos suspeitos e apreensão de Osborne em relação a ele, eles formam um relacionamento. McSwain é capturado ao aceitar suborno em uma Corregedoria, e Osborne tem o encargo de processar ele. Com a ajuda de colegas policiais dentro da força policial, a evidência é suprimida. McSwain é absolvido das acusações, ponto em que Anne, tornando-se consciente de tal, é confrontada com o conflito pessoal de seus sentimentos por Remy e seu dever de cumprir a lei.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Produção[editar | editar código-fonte]

As filmagens levaram 50 dias e os atores principais ensaiaram três semanas antes do início da fotografia principal.[4]

O título original do roteiro era "Windy City", e foi ambientado, em Chicago. O título foi rapidamente alterado para "Nothing But The Truth".

Bem conhecido promotor de Nova Orleães Jim Garrison faz uma aparição como um juiz . Garrison tornou-se conhecido por suas teorias da conspiração do Assassinato de John F. Kennedy e sua própria investigação sobre o assassinato de JFK de Nova Orleães na década de 1960.

Cidade de Nova Orleães[editar | editar código-fonte]

A cidade de Nova Orleães e seus atmosfera funcionaram como um protagonista no filme. Isto é evidente a partir do início do filme: A abertura é uma tomada aérea do bayou de Nova Orleães e a banda cajun BeauSoleil toca "Zydeco Gris Gris" na trilha sonora (seqüência do título).

Os produtores usados ​​locais conhecidos: como Tipitina de Antoine's, armazém de Blaine Kern, carros alegóricos desfilam no Carnaval de Nova Orleans e um bairro francês de striptease, a carne para fora o humor do filme.

Recepção[editar | editar código-fonte]

Bilheteria[editar | editar código-fonte]

Foi inaugurado em grande lançamento nos Estados Unidos e no Canadá em 21 de agosto de 1987. Bruto da primeira semana foi $3,626,031 (1,138 telas) e as receitas totais para a corrida foram $17,685,307 dólares. No seu maior lançamento do filme foi apresentado em 1,219 cinemas. O filme estava em circulação por cinco semanas.[5]

Referências

  1. Box Office Mojo.
  2. The American Film Institute Catalog of Motion Pictures
  3. The Big Easy (television series) (em inglês) no Internet Movie Database.
  4. Van Gelder, Lawrence. The New York Times, 28 de agosto de 1987.
  5. The Numbers box office data. Último acesso: 14 de outubro de 2013.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]