The Blob

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou se(c)ção não cita fontes fiáveis e independentes (desde outubro de 2014). Por favor, adicione referências e insira-as no texto ou no rodapé, conforme o livro de estilo. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
The Blob
Blob - Outra forma de terror (PT)
A Bolha Assassina (BR)
 Estados Unidos
1958 • Cor • 82 min 
Direção Irvin Yeaworth
Roteiro Kay Linaker
Theodore Simonson
Irving H. Millgate (história)
Elenco Steve McQueen
Aneta Corsaut
Género Terror
Idioma Inglês
Página no IMDb (em inglês)


The Blob (A Bolha Assassina (título no Brasil) ou Blob - Outra Forma de Terror (título em Portugal)) é um filme estadunidense de 1958 do gênero horror, dirigida por Irvin Yeaworth. Produção independente distribuida pela Paramount, de parcos recursos e realização precária, valorizada por ser colorida (a maioria dos filmes equivalentes na época eram em preto & branco) e pela presença do futuro astro Steve McQueen no papel do jovem protagonista. O filme inspirou a canção "Beware of the Blob" (gravada pelo grupo de estúdio The Five Blobs), escrita por Burt Bacharach (então desconhecido, co-autor da trilha sonora) e Mack David. A canção tema chamadaThe Blob foi composta por Ralph Carmichael.

O filme teve uma sequência lançada como comédia quatorze anos depois, com o título de Beware! The Blob (1972), dirigida por Larry Hagman, em que a Bolha desta feita ataca um subúrbio de Los Angeles. E um remake de 1988, no qual a origem da Bolha é mudada.

As locações foram nos arredores da Pensilvânia.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.

Certa noite, Steve está com sua namorada Jane em seu carro conversível estacionado ao ar livre, quando ambos notam a queda de um meteorito numa colina próxima. Ao se dirigirem ao local aproximado, nada encontram, mas ao retornarem quase atropelam um velho que cruza a estrada gritando. Ao ir atrás dele, Steve nota que o velho tem alguma coisa gosmenta na mão e que lhe causa muita dor. Steve então o coloca no carro e o leva à cidade (Phoenixville), ao consultório médico do Doutor Hallen.

Mais tarde, Steve retorna ao local e vê o que parece uma massa disforme e monstruosa absorver por inteiro uma pessoa. Apavorado, ele tenta contar à polícia, mas duvidam dele, pois seus amigos adolescentes costumam pregar peças nos policiais. Steve então pede ajuda a esses mesmos amigos para alertar a cidade do perigo que estão correndo. Mas somente quando a criatura agora gigantesca ataca um cinema lotado, é que as pessoas descobrem a real ameça que paira sobre todos.

Gtk-paste.svg Aviso: Terminam aqui as revelações sobre o enredo.

Elenco Principal[editar | editar código-fonte]

Legado[editar | editar código-fonte]

  • Desde 2000, a cidade de Phoenixville promove o evento anual chamado "Blobfest". As atividades incluem uma reencenação da cena "cult" do pânico à saída do cinema (o Colonial Theatre, restaurado recentemente).
  • Cenas do filme aparecem no musical de 1978 Grease (outra produção Paramount).
  • No filme de animação da "Dreamworks Animation" de 2009 "Monsters vs. Aliens" BLOB é satirizado, assim como vários monstros dos anos 50, a versão satírica "B.O.B." (ou bicarbonato de ostilizeno de benzoato) possui as mesma caracteristicas que o original, mas possui um olho e pode falar, e como não possui cérebro, cria conversas absurdas e hilárias...

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações Externas[editar | editar código-fonte]