The Breeders

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
The Breeders
Breeders Kim Deal.jpg
A banda ao vivo em Portland, EUA
Informação geral
Origem Dayton, Ohio e East Los Angeles, Califórnia
País  Estados Unidos
Gênero(s) Rock alternativo
Indie rock
Grunge
Período em atividade 1977-1981 (dueto de música folclórica)
1990 - atualmente (banda de rock)
Gravadora(s) 4AD Records
Elektra Records
Afiliação(ões) Pixies
Throwing Muses
Belly
The Amps
The Josephine Whiggs Experience
Kelley Deal 6000
Last Hard Men
Guided By Voices
Página oficial www.breedersdigest.net
Integrantes Kim Deal
Kelley Deal
Jose Medeles
Mando Lopez
Ex-integrantes Tanya Donelly
Josephine Wiggs
Jim MacPherson
Carrie Bradley
Richard Presley
Nate Farley
Britt Walford

The Breeders é uma banda estadunidense de rock alternativo formada em 1988 como um projeto paralelo de Kim Deal do Pixies e Tanya Donelly do Throwing Muses. Após suas banda originais tornarem-se menos ativas, o Breeders tornou-se mais importante para ambas as artistas. A banda permanece como uma referência para o rock alternativo feminino.

História[editar | editar código-fonte]

O The Breeders foi formado em 1988. Uma fita com as primeiras demos com o baterista Mickey Bones e a violinista Carrie Bradley foi enviada a Ivo Watts-Russell, que imediatamente assinou com a banda em sua gravadora 4AD Records em 1989. O álbum de estréia Pod foi gravado por Steve Albini em Edinburgo, e lançado em 1990. A influência de Deal era marcante, mas a baixista Josephine Wiggs e a baterista Britt Walford também adicionaram novos elementos ao som da banda.

Na época do lançamento do EP Safari em 1992, Deal saiu do Pixies e chamou sua irmã gêmea Kelley para participar do The Breeders pois Donelly havia saído da banda para formar o Belly. O baterista Jim MacPherson reuniu-se com o grupo para gravar o segundo álbum da banda em 1993, intitulado Last Splash. O álbum lançou o hit "Cannonball", que atingiu o primeiro lugar na parada da Billboard Rock moderno. Last Splash acabou recebendo posteriormente disco de platina. No ano de 1994 a banda lançou o EP "Head to Toe" e participou do festival Lolapalooza.

Em 1995, Kelley Deal afastou-se da música devido ao seu envolvimento problemático com drogas. Sua irmã Kim formava o projeto paralelo The Amps com MacPherson, o baixista Luis Lerma e o guitarrista Nate Farley. A banda lançou o álbum Pacer em outubro do mesmo ano. Após reabilitação, Kelley formou o The Kelley Deal 6000 e participou da inusitada banda Last Hard Men com o vocalista do Skid Row Sebastian Bach, o ex-baterista do Smashing Pumpkins Jimmy Chamberlin e Jimmy Flemion do The Frogs.

Rumores de Kim reunindo se com a banda original mantiveram-se pela década de 1990, apesar do único material a aparecer ter sido um cover de "Collage", gravado para a trilha sonora de The Mod Squad em 1999. As irmãs Deal recrutaram uma nova formação para apresentarem-se em diversos concertos em 2001, e retornaram ao estúdio com o guitarrista Richard Presley, o baixista Mando Lopez e o baterista Jose Medeles para gravar o terceiro álbum, Title TK, com Steve Albini.

Em 2002 a banda reuniu-se para participar de um episódio de Buffy the Vampire Slayer. Em 2004 a Warner Music anunciou planos de eliminar a banda, assim como várias outras, de seu selo devido às baixas vendas de Title TK.

Em Dezembro de 2007, os Breeders anunciaram o título e nome das faixas do seu próximo álbum Mountain Battles, lançado em Abril de 2008. Desde 25 de março deste mesmo ano, a banda exibe as novas faixas assim como um video da festa de lançamento do álbum em http://www.breedersdigest.net/. Atualmente a banda encontra-se em turnê divulgando o novo álbum.

Discografia[editar | editar código-fonte]

  • 1990 - Pod (4AD Records, Elektra Records)
  • 1992 - Safari (EP, 4AD Records, Elektra Records)
  • 1993 - Last Splash (4AD Records, Elektra Records)
  • 1994 - Head to Toe (4AD Records)
  • 1995 - Live In Stockholm 1994 (independente)
  • 2002 - Title TK (4AD Records, Elektra Records)
  • 2008 - Mountain Battles (4AD Records)

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre The Breeders