Bron/Broen

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de The Bridge (série))
Ir para: navegação, pesquisa
Bron/Broen
Bron (Suécia) / Broen (Dinamarca)
Bron - A Ponte (PT)
The Bridge (BR)
Informação geral
Formato Série
Gênero Drama policial
Duração ± 60 min.
Estado Em produção
Criador(es) Hans Rosenfeldt
País de origem  Suécia
 Dinamarca
Idioma original Sueco
Dinamarquês
Produção
Produtor(es) Gunnar Carlsson
Bo Ehrhardt
Anders Landström
Produtor(es)
executivo(s)
Stefan Baron
Klaus Bassiner
Tomas Eskilsson
Wolfgang Feindt
Tone Rønning
Editor(es) Sofia Lindgren
Kristofer Nordin
Margareta Lagerqvist
Distribuída por ZDF
Roteirista(s) Hans Rosenfeldt
Elenco Sofia Helin
Kim Bodnia
Dag Malmberg
Ellen Hillingsø
Puk Scharbau
Compositor da música tema Johan Söderqvist
Patrik Andrén
Uno Helmersson
Localização Malmö, Suécia
Copenhaga, Dinamarca
Exibição
Emissora de
televisão original
SVT1
DR1
Formato de exibição 1080i (HDTV)
Transmissão original 21 de setembro de 2011– presente
N.º de temporadas 2
N.º de episódios 20
Cronologia
Programas relacionados The Bridge
The Tunnel

Bron (Suécia) ou Broen (Dinamarca) (em Portugal, Bron - A Ponte; no Brasil, The Bridge) é uma série de televisão dano-sueca de drama policial, coproduzida por Sveriges Television e Danmarks Radio e criada por Hans Rosenfeldt. A série aborda a colaboração entre a polícia sueca e a dinamarquesa numa série de investigações criminais que envolvem ambas as jurisdições. A ação principal decorre nas cidades de Malmö, na Suécia, e Copenhaga, na Dinamarca.

Atualmente foram exibidas duas temporadas de 10 episódios cada, a primeira estreada em 21 de setembro de 2011 e a segunda em 22 de setembro de 2013, e encontra-se renovada para uma terceira temporada.[1]

Enredo[editar | editar código-fonte]

Primeira temporada[editar | editar código-fonte]

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.

O que aparenta ser o corpo de uma política sueca é descoberto no meio da ponte de Oresund, que liga Copenhaga, na Dinamarca, a Malmö, na Suécia. O corpo, cortado pela cintura, foi colocado justamente na fronteira entre ambos os países, ficando assim sob a jurisdição das polícias dinamarquesa e sueca. Após uma análise mais aprofundada, descobre-se que o corpo é na verdade dois corpos, sendo a outra metade pertencente a uma prostituta dinamarquesa. Saga Norén, detetive sueca, e Martin Rohde, detetive dinamarquês, conduzem a investigação para apanhar o assassino.

A investigação rapidamente ganha dimensão quando o jornalista Daniel Ferbé, cujo carro foi usado no crime, começa a receber telefonemas. O autor das chamadas, que se torna conhecido como "O Terrorista da Verdade", afirma estar a cometer os seus crimes com propósito de chamar a atenção para os vários problemas sociais. Um assistente social, Stefan Lindberg, cuja irmã foi vítima d'O Terrorista da Verdade, torna-se o primeiro suspeito. No entanto, os acontecimentos levam as equipas dinamarquesa e sueca a concluir que o assassino tem conexões com a Polícia.

No decorrer da investigação, Martin e Saga desenvolvem uma relação de trabalho próxima, apesar de serem pessoas muito diferentes. Martin tem um filho de 18 anos do seu primeiro casamento, August, que vive com ele e a sua atual esposa, Mette, com quem tem três filhos. Depois de Martin ter feito a vasectomia, Mette descobre que está grávida de gémeos. Saga vive sozinha e não parece sentir falta de um relacionamento sério, ao invés disso arranja homens em bares para sexo casual. Ela apresenta sintomas compatíveis com a síndrome de Asperger (não confirmado pelos criadores da série[2] ). Saga tem dificuldade em estabelecer relações e sente-se inadequada para gerir pessoas, pelo que recusa ser promovida.

Após o assassino já ter morto várias pessoas, a sua verdadeira motivação começa a parecer pessoal. A polícia descobre que os crimes foram planeados ao longo de um período de vários anos. O rasto, eventualmente, leva-os a Jens, um polícia dinamarquês e ex-amigo íntimo de Martin, que se pensava ter cometido suicídio depois de que um acidente na ponte ter causado as mortes da sua esposa e filho. Jens, sob o nome de Sebastian Sandstrod, começa agora a agir contra Martin, por saber do caso extraconjugal de Martin com a sua falecida esposa. Ele primeiro aproxima-se de Mette, que está suscetível aos seus avanços devido à descoberta do envolvimento de Martin com Charlotte Söringer, uma mulher que está perifericamente envolvida na investigação. Sebastian atrai Mette e os filhos dela para um local remoto onde os sujeita a uma terrível provação, trancando-os num quarto e dando a Mette uma granada de mão sem o pino para ela segurar o quanto puder. No entanto, Saga apercebe-se que August é o verdadeiro alvo. A investigação culmina num confronto na ponte, onde ela não pode ajudar mas diz a Martin o que aconteceu a August, que morreu sufocado, e tem que disparar sobre ele para o impedir de destruir a sua carreira ao matar Sebastian, a intenção final do assassino.

Gtk-paste.svg Aviso: Terminam aqui as revelações sobre o enredo.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Principal
  • Sofia Helin como Saga Norén, a detetive principal de homicídios de Malmö
  • Kim Bodnia como Martin Rohde, o detetive principal de homicídios de Copenhaga
  • Dag Malmberg como Hans Petterson, um oficial sénior da polícia judiciária de Malmö
  • Sarah Boberg como Lillian, uma oficial sénior da polícia judiciária de Copenhaga
  • Rafael Pettersson como John Lundqvist, especialista em tecnologias da polícia de Malmö (recorrente na primeira temporada e principal na segunda)
  • Lars Simonsen como Jens Hansen/Sebastian Sandstrod, um ex-polícia, colega de Martin Rohde, que se tornou um assassino em série (apenas na primeira temporada)
  • Christian Hillborg como Daniel Ferbé, um jornalista do Aftonposten de Malmö (apenas na primeira temporada)
  • Magnus Krepper como Stefan Lindberg, um assistente social de Malmö (apenas na primeira temporada)
  • Puk Scharbau como Mette Rohde, a esposa de Martin Rohde
Recorrente (primeira temporada)
  • Emil Birk Hartmann como August Rohde, filho mais velho de Martin Rohde
  • Dietrich Hollinderbäumer como Goran Söringer, um promotor imobiliário
  • Ellen Hillingsø como Charlotte Söringer, a esposa de Goran Söringer
  • Maria Sundbom como Sonja Lindberg, a irmã de Stefan
Recorrente (segunda temporada)
  • Vickie Bak Laursen como Pernille, uma detetive júnior dinamarquesa envolvida no caso
  • Henrik Lundström como Rasmus Larsson, um detetive júnior sueco envolvido no caso
  • Tova Magnusson como Viktoria Nordgren, proprietária da companhia farmacêutica Medisonus, diagnosticada com uma doença incurável e com seis meses de vida
  • Sven Ahlström como Oliver Nordgren, irmão de Viktoria, acionista na Medisonus
  • Camilla Bendix como Gertrud Kofoed, cientista-chefe na Medisonus e esposa de Oliver
  • Fredrik Hiller como Marcus Stenberg, proprietário do navio
  • Lotte Munk como Caroline Brandstrup-Julin, chefe do encontro da Cimeira Ambiental da UE
  • Lotte Merete Andersen como Bodil Brandstrup, editora, biógrafa de Viktoria Nordgren e irmã de Caroline Brandstrup-Julin
  • Peter Christoffersen como Julian Madsen, proprietário da Consultora em Tecnologias da Informação de Copenhaga

Referências

  1. Ekstra Bladet – Afsløring: Sådan bliver sæson 3 af 'Broen' (em dinamarquês) ekstrabladet.dk (27 de novembro de 2013). Visitado em 11 de janeiro de 2014.
  2. Hans Rosenfeldt (25 de janeiro de 2014). Blogs – TV blog – The Bridge: Writing my favourite scenes (em inglês) BBC. Visitado em 24 de fevereiro de 2014.

Ligações Externas[editar | editar código-fonte]