The Cider House Rules

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
The Cider House Rules
Regras da Casa (PRT)
Regras da Vida (BRA)
The Cider House Rules
Pôster promocional
 Estados Unidos
1999 •  cor •  126 min 
Género drama
Direção Lasse Hallström
Produção Richard N. Gladstein
Roteiro John Irving
Elenco Tobey Maguire
Michael Caine
Charlize Theron
Paul Rudd
Delroy Lindo
Erykah Badu
Jane Alexander
Música Rachel Portman
Cinematografia Oliver Stapleton
Edição Lisa Zeno Churgin
Companhia(s) produtora(s) FilmColony
Distribuição Estados Unidos Miramax Films
Lançamento 17 de dezembro de 1999
Idioma inglês
Orçamento US$ 24 milhões
Receita US$ 88.545.092[1]

The Cider House Rules (br: Regras da Vida/pt: Regras da Casa) é um filme estadunidense de 1999, dirigido por Lasse Hallström, baseado no livro homônimo de John Irving.

Irving venceu o Oscar de Melhor Roteiro Adaptado, enquanto Michael Caine venceu o Oscar de Melhor Ator Coadjuvante.

Enredo

Predefinição:Spoiler Homer Wells cresceu em um orfanato dirigido pelo Dr. Wilbur Larch, depois de ter sido devolvido por duas famílias adotivas. Seus primeiros pais adotivos o achavam muito quieto. Seus segundos pais adotivos batiam nele. O Dr. Larch é viciado em éter e, secretamente, realiza abortos. Larch treina Homer em obstetrícia e abortos como aprendiz, apesar de Homer nunca ter ido a escola.

Homer decide deixar o orfanato com Candy Kendall e seu namorado, o Tenente Wally Worthington, um jovem casal que trabalha no pomar de maçãs da família de Worthington. Eles foram até a clínica para um aborto. Wally os deixa para lutar na II Guerra Mundial. Enquanto Wally está na guerra, Homer e Candy têm um caso. Mais tarde, o avião de Wally é abatido e ele fica paralisado da cintura para baixo. Quando ele volta, Candy vai cuidar dele e deixa Homer.

Enquanto ele estava longe do orfanato, Homer vive na propriedade dos Worthington. Ele vai travalhar colhendo maçãs com Arthur Rose e sua equipe. Arthur e a equipe são trabalhadores migrantes que são empregados sazonalmente no pomar pelos Worthington. O Sr. Rose engravida sua própria filha, Rose, e Homer, que desaprova abortos, percebe que no caso dos Rose, ele deve fazer um. Mais tarde, quando Arthur tem avançar contra sua filha mais uma vez, ela o esfaqueia, e como último pedido, Arthur pede aos outros para que digam que sua morte foi suicídio. Eventualmente, Homer decide voltar ao orfanato depois do Dr. Larch morrer de overdose de éter, começando a trabalhar como o novo diretor.

No final, Homer descobre que Larch falsificou o histórico médico dele, impedindo que ele fosse chamado para a guerra, e mais tarde falsificou credenciais para que a instituição que cuidava do orfanato desse a ele o cargo de diretor. Finalmente, Homer assume o papel paternal que Larch assumia para as crianças do orfanato. Predefinição:Spoiler-fim

Elenco principal

Crítica

O filme recebeu críticas geralmente positivas. No site Rotten Tomatoes o filme possui um índice de aprovação de 71%, baseado em 110 resenhas, com uma média de 6,6. O consenso é "The Cider House Rules possui maravilhosas interpretações, belos visuais e um sentimento antiquado".[2] No site Metacritic, o filme tem um indíce de 75/100, baseado em 32 críticas, indicando "críticas geralmente favoráveis".[3]

Diferenças do livro

Devido a restrições de tempo, o filme excluí algumas porções do livro, incluindo personagens como Melony (outra orfã) e Angel (a filha secreta de Homer e Candy), que eram personagens importantes no livro. John Irving, autor do livro e roteiristas do filme, disse que essa decisão foi tomada porque ele preferia omitir essas subtramas e personagens, do que escrever uma adaptação que não faria justiça a eles.

Referências

Ligações externas