The Cove

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
The Cove
The Cove - A Baía da Vergonha (PT)
 Estados Unidos
2009 • cor • 92 min 
Direção Louie Psihoyos
Produção Paula DuPré Pesmen
Fisher Stevens
Olivia Ahnemann
Roteiro Mark Monroe
Género Documentário
Idioma Inglês
Música J.Ralph
Direção de fotografia Brook Aitken
Edição Geoffrey Richman
Estúdio Diamond Docs
Fish Films
Oceanic Preservation Society
Quickfire Films
Lançamento 25 de abril de 2009

The Cove é um documentário norte-americano lançado no ano de 2009. O filme analisa e questiona a prática de caça aos golfinhos no Japão e foi vencedor do Oscar na categoria de melhor documentário do ano de 2010. O filme é dirigido por Louie Psihoyos.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.

Psihoyos, sua equipe e o ativista Ric O'Barry, viajam a Taiji, Japão, uma cidade devota a baleias e golfinhos. No entanto, em um local próximo e isolado, cercado por placas de "Perigo", uma atividade é praticada longe dos olhos do público. Um grupo de pescadores praticam a caça dos golfinhos, que são vendidos a aquários e parques marinhos gerando enorme renda aos envolvidos.

Taiji é o maior fornecedor de golfinhos do mundo. Seus barcos de pesca formam uma barreira de som, levando os golfinhos à praia onde treinadores de várias partes do mundo aguardam para selecioná-los. Os mais cobiçados são as fêmeas nariz-de-garrafa. Os golfinhos não selecionados são discretamente abatidos e sua carne, altamente tóxica por mercúrio, vendida.

As imagens da matança foram obtidas por meio de câmeras escondidas nos arredores do local. De acordo com evidências apresentadas pelo documentátio, o governo japonês dá cobertura a essas práticas e o público japonês não está ciente sobre a caça e a comercialização da carne de golfinho.

As tentativas de documentar a matança de golfinhos que ocorre no local é interrompida pela polícia local e o governo japonês trata os visitantes com intimidação e questionamentos. O filme também reporta o fato de que o Japão compra votos a favor de países mais pobres na Comissão Baleeira Internacional. No final do filme, O'Barry entra na sala de reunião da Comissão carregando um televisor mostrando as filmagens do massacre dos golfinhos de Taiji e circula até ser escoltado para fora do recinto.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Ric O'Barry em Junho 2009

Prêmios e indicações[editar | editar código-fonte]

The Cove foi indicado e recebeu inúmeros prêmios.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um filme é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.