The Curse of Capistrano
Idealizado pelo escritor canadense Johnston McCulley, a primeira aparição do lendário personagem Zorro aconteceu nas páginas da revista pulp All-Story Weekly, em 1919.
Publicada em cinco edições, com o título de A Maldição de Capistrano, a história acabou ganhando às telas do cinema no ano seguinte, no filme A Marca do Zorro.
Em seguida, em virtude do enorme sucesso do filme, a All-Story Weekly relançou a história sob o formato de um Romance, que acabou recebendo o mesmo título do filme: A Marca do Zorro.
Lançado em 1920, o livro se tornou um best-seller ao longo dos anos, já tendo vendido cerca de 50 milhões de edições no mundo inteiro.
Sobre Zorro [editar]
O herói mascarado Zorro é o alter-ego de Don Diego De La Vega, jovem membro da aristocracia californiana do século XIX. Mesmo sendo um nobre espanhol, Don Diego decide se tornar o defensor dos "fracos e oprimidos". Disfarçado como um cavaleiro mascarado e de capa preta, Don Diego passa a lutar contra os governates espanhóis da região da Califórnia. Seu nome Zorro (que em espanhol significa "raposa") lhe é dado por causa de sua agilidade e sagacidade.
Nas telas [editar]
Ao contrário do que é comumente retratado nas telas, nessa história o Zorro não costuma deixar nenhuma marca para indicar suas ações (como a letra "Z", talhada com a espada). No livro também não há nenhum "Sargento Garcia" (consagrado no seriado dos estúdios Disney); ele tem o nome de Gonzáles.