GunZ: The Duel

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de The Duel)
GunZ: The Duel
GunZ The Duel logo

GunZ: The Duel
Produtora(s) Maiet Entertainment (2004-2012)
MasangSoft Inc. (2016)
Editora(s)
Coreia do Sul MasangSoft Inc.
Plataforma(s) PC
Lançamento Coreia do Sul 06 de Janeiro de 2016.
Gênero(s) MMO
Sistema Windows
Vídeo Mínimo 32mb Compatível com DirectX 8 ou superior

GunZ: The Duel (em coreano: 건즈 온라인), conhecido como GunZ ou The Duel, é um jogo MMO de ação e tiro em terceira pessoa. Foi criado, desenvolvido e administrado pela Maiet Entertainment (empresa da Coreia do Sul). Atualmente, ele é administrado pela MasangSoft Inc.[1] (outra empresa da Coreia do Sul).

Empresas como a Level Up! Games[2][3] (Filipinas), a IJJI[3][4](Estados Unidos) e a Netmarble (Coreia do Sul) realizavam a distribuição brasileira, americana e coreana do jogo. Atualmente, todas estas distribuidoras encerraram as suas distribuições deste jogo.

História[editar | editar código-fonte]

Continente Astra, um mundo repleto de fantasia, onde um impulso rumo a modernização seguiu um cataclisma industrial, 50 anos se passaram desde o fim da guerra entre a República e o Império, chegando a era da aventura.

Aventureiros, Caçadores de Tesouro e Mercenários atravessam a linha entre o Império e a República, e agora é vez do jogador escolher de que lado deseja ficar: encará-los de frente em batalhas, espiá-los ou se juntar aos mesmos.

Sistema[editar | editar código-fonte]

O jogador recebe moedas como Bounty (conseguida mediante o acúmulo de mortes) ou Cash (conseguida mediante o pagamento em dinheiro) sendo utilizadas para conseguir novos itens como armas brancas (exs. adagas, espadas e kodachis), armas de fogo (exs. escopetas, metralhadoras e rifles), roupas (exs. chapéus), acessórios (exs. anéis que afetam diretamente os atributos dos jogadores), entre outros.

O jogador recebe ou perde Exp (pontos de experiência). Ele recebe Exp mediante a eliminação de outros jogadores ou de monstros presentes nas missões do modo Quest. Ele perde Exp mediante o suicídio, a morte acidental ou quando ele possui um nível X e é eliminado por outro jogador de nível menor que X-7 (conforme o canal), sendo possível a regressão de nível conforme o número de perdas.

O uso de equipamentos e as entradas de canais são definidos conforme a quantia de Exp acumulada. A quantia de Bounty e Exp é recebida conforme o nível do jogador derrotado.

Encerramentos e Direitos Autorais[editar | editar código-fonte]

A distribuição brasileira do jogo, realizada pela Level Up! Games, foi encerrada em 2011.

A distribuição americana do jogo, realizada pela IJJI e posteriormente pela Aeria Games, foi encerrada em Maio de 2013 (sendo anunciado o encerramento para 30 de novembro de 2012).

A distribuição coreana do jogo, realizada pela Netmarble, atualmente está encerrada (sendo anunciado o encerramento para 24 de agosto de 2014).

Em 06/01/2016, a MasangSoft Inc, após comprar da Maiet Entertainment todos os direitos autorais relacionados ao jogo, abriu o novo servidor do jogo para os jogadores sul-coreanos e, em 08/01/2016, emitiu ordens de DMCA para o encerramento de todos os servidores sul-coreanos que possuem irregularidades ou que utilizam conteúdo privado de forma ilegal.

Gunz 2: The Second Duel[editar | editar código-fonte]

GunZ 2: The Second Duel[5]é a sequência do primeiro jogo anunciada pela Maiet Entertainment em 2008.

O seu lançamento foi previsto para o início de 2010[6]mas a sua previsão de lançamento acabou sendo prorrogada para Dezembro de 2011[5] e acabou não sendo lançado neste período.

A sua Open Beta (acesso antecipado) europeia foi lançada em Agosto De 2013. Ele foi aceito na Steam pelo Steam Greenlight. Ele teve a sua Open Beta lançada em Fevereiro de 2014 para os demais países. Ele saiu primeiro em inglês e em coreano, possuindo suporte para outros idiomas, que por sua vez não obteve sucesso e assim as ações de servidores "clandestinos" são mais frenquentes com a primeira versão lançada em 2003.

Referências

  1. Silva, Bruno (11 de agosto de 2016). «10 jogos que você já jogou na época das lan houses». Omelete. Consultado em 5 de setembro de 2016 
  2. Carvalho, Renato (1 de maio de 2013). «GunZ: aprenda a jogar esse eletrizante game de ação online». TechTudo. Consultado em 5 de novembro de 2016 
  3. a b «Análise de GunZ The Duel». MMO Hut. Consultado em 5 de novembro de 2016 
  4. «Anúncio de encerramento.». Aeria e Maiet Entertainment, Inc. Consultado em 5 de novembro de 2016 
  5. a b «Descrição GunZ the Second Duel.». GunZ the Second Duel. MAIET entertainment, Inc. Consultado em 4 de novembro de 2016 
  6. «GunZ 2 Release Date Issue». MAIET entertainment, Inc. Consultado em 2 de novembro de 2016 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]