The Dukes of Hazzard

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde agosto de 2009).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Miniatura do Dodge Charger RT 1969 da série.

The Dukes of Hazzard (Os Gatões no Brasil, Os 3 Dukes, em Portugal), foi uma série exibida originalmente de 1979 a 1984 nos EUA. Criado por Gy Waldron, era protagonizada por Tom Wopat (Luke Duke) e John Schneider (Bo Duke).

A série se passava no Condado de Hazzard, uma cidadezinha do interior do estado da Geórgia, em que o Tio Jesse (Denver Pyle), tinha um rancho, em que sua principal atividade era a produção e comercialização de uísque clandestino (o famoso "moonshine"). Com a ajuda de seus sobrinhos Bo Duke e seu primo Luke Duke, eles faziam a entrega e a distribuição da bebida, até um dia em que eles foram apanhados pela polícia.

Como eles eram primários e de bons antecedentes, eles contaram com a ajuda do Tio Jesse, e fizeram um acordo com o governo para impedir que os primos respondessem a um processo, e fossem para a prisão.

O acordo previa que eles não podiam ser novamente apanhados com qualquer prova, que os incriminassem por qualquer crime, ou provas pelos quais eles foram anteriormente acusados. Ou seja, como eles foram apanhados transportando bebida ilegal, não podiam ser apanhados novamente fabricando e comercializando uísque clandestino. E também não poderiam portar armas de fogo. E os primos deveriam se reapresentar periodicamente perante a justiça local, para comprovar para as autoridades judiciárias, que estavam cumprindo rigorosamente o acordo. O desrespeito a qualquer cláusula desse acordo poderia colocar os primos novamente na prisão, e a consequente reabertura do processo contra eles.

Como a família Duke esteve sempre ligada à tradição de fabricar uísque clandestino, tanto o Tio Jesse, como os primos Bo e Luke foram obrigados a continuar no negócio que sempre gerou renda para os ancestrais nos últimos 200 anos.

Para impedir que os primos fossem apanhados pela polícia portando armas de fogo, Tio Jesse ensinou os primos a utilizarem arco e flecha (ocasionalmente com o uso de dinamite acoplada nas flechas), sempre para amedrontar, jamais para matar ou ferir alguém. O resultado foi que ambos se tornaram exímios arqueiros.

Por isso, os primos Duke sempre se metiam em confusões com o xerife Rosco P. Coltrane (James Best), acompanhados pelo inseparavel General Lee, um Dodge charger rt 69 de cor laranja, com os números 01 estampados nas portas e a bandeira confederada estampada no teto do carro.

A série contava também com Jesse Duke (Denver Pyle), tio dos rapazes e dono do rancho, a provocante prima Daisy Duke (Catherine Bach) que era garçonete no bar "Ninho do Javali", de propriedade do Chefe Hogg, o Chefe J. D. Hogg (Sorrell Booke), Enos Strate (Sonny Shroyer), assistente do xerife Rosco, Cletus (Rick Hurst), eterno primo do Chefe Hogg, o mecânico e faz-tudo Cooter (Ben Jones) e Lulu Hogg (Peggy Rea), mulher do Chefe Hogg, e irmã do xerife Rosco.

Filme[editar | editar código-fonte]

Em Setembro de 2005 foi lançado um filme chamado "Os Gatões, Uma Nova Balada", estrelado por Jessica Simpson (Daisy Duke), Johnny Knoxville (Luke Duke) e Seann William Scott (Bo Duke).

The Dukes of Hazzard Capa.jpg

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Passando-se nos dias de hoje, Os Gatões acompanha as aventuras dos primos Bo (Seann William Scott) e Luke Duke (Johnny Knoxville), que, com a ajuda da sexy prima Daisy (Jessica Simpson) e do tio Jesse (Willie Nelson), tentam salvar o sítio da família da destruição pelo corrupto Hogg (Burt Reynolds). Para isso, eles escapam das autoridades andando em seu famoso Dodge Charger 69 cor-de-laranja, o "General Lee", que os mantém sempre um passo à frente do não muito inteligente xerife da cidade, Roscoe P. Coltrane.

Episódios da 1ª temporada[editar | editar código-fonte]

  1. Os caça-niqueis
  2. A canção de Daisy
  3. O bebê de Mary Kaye
  4. A recuperação
  5. Potência total
  6. Molly do pântano
  7. A história de amor de Luke
  8. O grande roubo
  9. O carro do presidente desapareceu
  10. Os Dukes ajudantes de xerife
  11. Dinheiro pra queimar
  12. O cassino ambulante
  13. Os assaltantes

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

  • Jessica Simpson nao foi a primeira opção para interpretar a personagem Daisy. O papel foi inicialmente oferecido à Britney Spears, que recusou por estar grávida. Posteriormente, Britney disse que adorou ver o filme com Jessica, elogiando-a.
  • Atualmente há versões do General Lee sendo vendidas. Há uma versão em controle remoto, em escala 1/15, fabricada desde 2008 pela empresa britânica Hitari. Há uma versão em escala 1/64, fabricada pela empresa Johnnie Lightning.
Ícone de esboço Este artigo sobre séries de televisão é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.