The End of the World (Doctor Who)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
158 – "The End of the World"
O Fim do Mundo (BR)
Episódio de Doctor Who
Informação geral
Escrito por Russell T Davies
Editor de script Helen Raynor
Produtor Phil Collinson
Produtor executivo Russell T Davies
Julie Gardner
Mal Young
Compositor musical Murray Gold
Direção Euros Lyn
Código de produção 1.2
Duração 45 minutos
Exibição original 2 de abril de 2005
Elenco
Doutor
Companhia
Convidados
  • Simon Day – Steward
  • Yasmin Bannerman – Jabe
  • Jimmy Vee – Moxx de Balhoon
  • Zoë Wanamaker – Cassandra
  • Camille Coduri – Jackie Tyler
  • Beccy Armory – Raffalo
  • Sara Stewart – Voz do computador
  • Silas Carson – Voz do Alien
  • Nicholas Briggs – Voz do Alien
Cronologia
Último
Último
"Rose"
"The Unquiet Dead"
Próximo
Próximo
Lista de episódios

"The End of the World" (em português: "O Fim do Mundo") é o segundo episódio da primeira série britânica de ficção científica de televisão Doctor Who. Escrito por Russell T Davies e dirigido por Euros Lyn, o episódio foi ao ar no dia 2 de abril de 2005.

No episódio, o viajante do tempo alheio, o Doutor (Christopher Eccleston) leva sua nova companheira Rose Tyler (Billie Piper), em sua primeira viagem através do tempo e espaço na TARDIS à cinco bilhões de anos, onde muitos delegados estrangeiros ricos se reuniram em uma estação espacial chamada Plataforma Um para ver o sol se expandir e destruir a Terra, mas uma dessas pessoas está tramando para lucrar com o evento, matando todos eles.

O episódio marcou a primeira aparição de Cassandra e o Rosto de Boe. O episódio foi visto por 7.970.000 espectadores no Reino Unido.

Enredo[editar | editar código-fonte]

Gtk-paste.svg Aviso: Esta seção contém revelações sobre o enredo.

O Doutor leva Rose para o ano 5.5/apple/26, a cinco bilhões de anos no futuro dela. Eles pousam em uma plataforma, uma estação espacial em órbita em torno da Terra. Eles chegaram a tempo para a festa de comemoração da destruição final da Terra, a expansão do Sol. A Terra há muito tempo já foi abandonada, mas foi mantido por um fundo histórico. O Doutor usa seu papel psíquico para passar como seu convite para a festa, e ele e Rose encontram uma elite alienígena lá. Os convidados incluem Lady Cassandra O'Brien, anunciado como "o último homem", mas, na verdade, um rosto em um grande pedaço de pele que deve ser continuamente hidratada. Também estão presentes o Rosto de Boe, o Moxx de Balhoon, os adeptos do Meme repetidos, e as árvores que vivem da floresta de Cheem. Rose é dominada pelos seres estranhos e costumes, bem como o quão distante ela está em casa, e deixa para uma sala de observação para coletar seus pensamentos. O doutor a segue, e tenta animá-la, permitindo-lhe para chamar sua mãe Jackie, alterando seu telefone celular para ser capaz de trabalhar ao longo da distância no tempo.

Enquanto isso, os presentes trazidos pelos adeptos do Meme repetidos são revelados contendo aranhas robóticas que trabalham imediatamente a desativação de funções na Plataforma Um. O Comissário da Plataforma Um reconhece que algo está errado, mas é morto quando as aranhas fazer com que o filtro solar, de seu quarto para abaixar e expô-lo diretamente à poderosa radiação solar. O Doutor vai investigar com a ajuda de Jabe, da Floresta de Cheem, e descobrir a morte do comissário de bordo e as aranhas. Rose tenta aprender mais com Lady Cassandra, mas só fica mais virada sobre a arrogância de Cassandra e vai embora. Mais tarde, Rose conhece alguns membros do Meme, que derrotá-la e arrastá-la para longe. Ela está trancada em uma sala onde o filtro solar, está prestes a cair, e o Doutor consegue fazer o filtro de volta para cima, mas não pode tirá-la.

Usando uma aranha capturada, o Doutor determina que o Meme é responsável. O Meme vir a ser conchas vazias, e o controlador real é revelado para ser Lady Cassandra. Admite Cassandra ser a sabotadora, seu plano era usar as mortes de elite montada para gerar lucro de suas empresas para financiar suas operações. Teletransportando Cassandra para seu navio como as aranhas derrubando a blindagem em toda a estação e os satélites de gravidade estão desligados. A radiação direta faz com que os filtros solares que se esforçam e rachem, matando vários dos convidados da exposição à radiação intensa e mais uma vez ameaçando Rose. O Doutor e Jabe viajam às entranhas da Plataforma Um para restaurar os escudos automatizados, mas exige um deles para viajar com os ventiladores girando. Jabe reconhece o Doutor como o último Senhor do Tempo e se sacrifica para manter pressionado um botão para abrandar as pás do ventilador. Isso permite que o Doutor reative o sistema antes do Sol se expandir e atingir a estação e destróir a Terra.

O Doutor retorna aos demais convidados e Rose, que agora está livre da sala de observação. Usando um dispositivo que ele encontra no quarto, o Doutor inverte o teletransporte de Cassandra e traz ela de volta para a estação. Na temperatura elevada e sem hidratação, Cassandra começa a secar e rachar. Ela implora por piedade do Doutor, mas ele se recusa a ouvir e rupturas de Cassandra. Notas de Rose que, com todos os eventos que ocorreram ninguém havia presenciado a destruição real da Terra. O Doutor retorna Rose para o seu tempo presente, e explica-lhe que ele é o último dos Senhores do Tempo, e que seu planeta Gallifrey foi destruído na sequência de uma grande guerra. O episódio termina com Rose e o Doutor indo para obter fichas em uma ensolarada tarde em Londres.

Gtk-paste.svg Aviso: Terminam aqui as revelações sobre o enredo.

Continuidade[editar | editar código-fonte]

O Doutor explica que o campo telepático da TARDIS dá a Rose a capacidade de compreender e ser compreendido pelos alienígenas. Este conceito foi introduzido pela primeira com o Quarto Doutor na série de episódios The Masque of Mandragora, descrito pelo Doutor como "Senhor do Tempo presente" ele compartilha com seus companheiros. Em The Fires of Pompeii, o Doctor diz a Donna que a tradução é um "dom da TARDIS". Em The Angels Take Manhattan, River Song implica essa capacidade de tradução perdura na mente mesmo quando as pessoas deixaram a TARDIS e não estão mais perto dela.

O conceito de um dispositivo de comunicação Doutor-sobrealimentado apareceu pela primeira vez em The Three Doctors (1972-1973),[1] onde o Segundo Doutor telefone de rádio do brigadeiro para permitir-lhe entrar em contato com os seus homens através da interferência gerada por antimatéria.[2]

Esta é a quarta vez na série que a Terra foi queimada pelo Sol, as outras ocasiões, sendo algum tempo depois do século 30 em The Ark in Space (1975),[3] dois milhões anos do presente em The Mysterious Planet (1986 )[4] e dez milhões de anos a partir do momento em The Ark (1966).[1] [5]

Em conversa com o Rosto de Boe, o Moxx de Balhoon menciona o "cenário do lobo mau ". No site Lobo Mau, da BBC, foi listado como "o clássico cenário de lobo mau ".[6] A expressão "lobo mau" é um arco de história em uma série. A Face de Boe é anunciado como sendo da Devastação de prata, que é onde Professor Yana revela que ele é de no episódio Utopia.

O doutor diz a Jabe que ele era uma vez em outro navio "inafundável" e acabou agarrado a um iceberg, uma aparente referência a ter sido no RMS Titanic quando ele afundou. Qualquer encarnação do Doutor que isso não é especificado, embora o Sétimo Doutor estava a bordo do Titanic em Virgin New Adventures no romance The Hummingbird Left-Handed por Kate Orman (que é de canonicidade incerto). [1] [7] Ele fez no entanto, não acabam em um iceberg nessa história. Na história do Quarto Doutor The Invasion of Time (1978),[8] o Doutor afirma que ele não foi o responsável pelo desastre. Em Rose uma fotografia do Nono Doutor é visto com uma família que evitou o desastre, cancelando sua viagem por um motivo não especificado (implícita a ser o Doutor).[9]

Referências

  1. a b c The End of the World - Fact File BBC. Página visitada em 27 Mach 2012.
  2. "The Three Doctors". Writers Bob Baker, Dave Martin, Director Lennie Mayne, Producer Barry Letts. Doctor Who. BBC. BBC1, London. 1972-12-30-1973-01-20.
  3. "The Ark in Space". Writers Robert Holmes, from an idea by John Lucarotti (uncredited), Director Rodney Bennett, Producer Philip Hinchcliffe. Doctor Who. BBC. BBC1, London. 1975-01-25-1975-02-15.
  4. "The Mysterious Planet". Writer Robert Holmes, Director Nicholas Mallett, Producer John Nathan-Turner. Doctor Who. BBC. BBC1, London. 1986-09-06-1986-09-27.
  5. "The Ark". Writers Paul Erickson, Lesley Scott, Director Michael Imison, Producer John Wiles. Doctor Who. BBC. BBC1, London. 1966-03-05-1966-03-26.
  6. Bad Wolf Sightings — who is bad wolf? what is bad wolf? BBC. Página visitada em 2006-12-01.
  7. Orman, Kate. The Left-Handed Hummingbird. [S.l.]: Virgin Books, December-1993. ISBN 0-426-20404-2
  8. "The Invasion of Time". Writers "David Agnew" (Graham Williams and Anthony Read), Director Gerald Blake, Producer Graham Williams. Doctor Who. BBC. BBC1, London. 1978-02-04-1978-03-11.
  9. "Rose". Writer Russell T Davies, Director Keith Boak, Producer Phil Collinson. Doctor Who. BBC. BBC One, Cardiff. 2005-03-26.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Comentários[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Doctor Who é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.