The Fog (filme de 2005)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
The Fog
O Nevoeiro (PT)
A Névoa (BR)
 Estados Unidos
2005 • cor • 100 min 
Direção Rupert Wainwright
Produção John Carpenter
David Foster
Debra Hill
Roteiro Cooper Layne
Elenco Tom Welling
Maggie Grace
Selma Blair
Rade Sherbedgia
DeRay Davis
Sonja Bennett
Kenneth Welsh
Adrian Hough
Gênero terror
Idioma inglês
Música Graeme Revell
Cinematografia Nathan Hope
Ian Seabrook
Edição Dennis Virkler
Estúdio Revolution Studios
Distribuição Columbia Pictures (Sony Pictures Entertainment)
Lançamento Estados Unidos 14 de outubro de 2005
Portugal 8 de dezembro de 2005
Brasil 3 de março de 2006
Orçamento US$ 18 milhões
Receita US$ 46,201,432[1]
Site oficial
Página no IMDb (em inglês)

The Fog (Brasil: A Névoa; Portugal: O Nevoeiro) é um filme de terror estadunidense de 2005, dirigido por Rupert Wainwright, estrelado por Tom Welling, Selma Blair e Maggie Grace . É um remake do filme de mesmo nome de John Carpenter em 1980, reformulado para ser mais um "filme de terror adolescente". Carpenter e Debra Hill, que co-escreveu o filme original com Carpenter, foram produtores desta versão.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.

Os habitantes de Antonio Island, ao largo da costa de Oregon, estão prestes a inaugurar uma estátua em homenagem aos quatro homens (Castle, Wayne, Williams e Malone) que fundaram sua cidade em 1871. Nick Castle é um dos descendentes dos homens, e é dono de uma empresa de fretamento de pesca, usando o seu navio, o Seagrass, para o turismo. Quando sua namorada Elizabeth Williams retorna à ilha, depois de passar seis meses em Nova York, uma bizarra série de eventos começam a ocorrer, inclusive várias mortes horríveis e a presença de um misterioso nevoeiro. Quando Elizabeth desliza no ancoradouro de Nick e cai no mar, ela encontra um diário antigo de 1871, escrito por Patrick Malone, um dos fundadores da cidade. Ele conta como um homem chamado Blake comprou metade da ilha para o uso como uma colônia de leprosos. Ao trazer seu povo de Antonio Island em seu veleiro, o Elizabeth Dane, Blake é traído por Castle, Wayne, Williams e Malone. Os quatro homens trancam Blake e seu povo no reservatório, roubam seu dinheiro e posses, e, em seguida, atearam fogo ao navio, matando todos a bordo. Nos dias atuais, os fantasmas de Blake e sua tripulação passaram de sua sepultura para buscar vingança contra os descendentes dos quatro homens.

Gtk-paste.svg Aviso: Terminam aqui as revelações sobre o enredo.

Elenco[editar | editar código-fonte]

  • Tom Welling como Nick Castle
  • Maggie Grace como Elizabeth Williams
  • Selma Blair como Stevie Wayne
  • Kenneth Welsh como Tom Malone
  • Rade Sherbedgia como Capitão William Blake
  • DeRay Davis como Spooner
  • Sonja Bennett como Mandi
  • Sara Botsford como Kathy Williams
  • Cole Heppell como Andy Wayne
  • Jonathon Young como Dan
  • Korie Ferguson como Sra. Watkins

Produção[editar | editar código-fonte]

O filme foi aprovado pela Revolution Studios antes do final do script. Tom Welling ainda tinha três semanas de filmagem da quarta temporada de sua série de TV Smallville, quando ele começou a trabalhar em The Fog. Selma Blair brincou dizendo que eles mantiveram duas câmeras rodando durante as cenas de Welling, uma para The Fog e uma para Smallville.

Selma Blair fez quase todas as suas próprias cenas de ação, e passou 12 horas em um tanque de água (apenas com pausas curtas de superfície) por dois dias seguidos para filmar suas cenas subaquáticas. StudioCanal, que detém os direitos sobre o filme original, ajudou na produção do filme, em troca de direitos de distribuição franceses.

Embora em uma ilha na costa da Oregon, o trabalho de localização para o filme foi rodado ainda mais até a costa do Canadá. Ele foi parcialmente filmado e em torno de Cowichan Bay, British Columbia, e que a maioria das cenas de praia foram filmadas em Tofino, British Columbia. As cenas da cidade de Antonio Bay foram filmados em Fort Langley, British Columbia.

Os criadores do filme original, John Carpenter e Debra Hill, manifestaram interesse em refazer o filme original no comentários do DVD do filme. Ambos são creditados como produtores para o remake: Foi um dos projetos finais de Hill antes de sua morte por câncer em 2005.

Recepção[editar | editar código-fonte]

The Fog foi amplamente considerado um remake sem sucesso do filme original de 1980,[2] com o The Hollywood Reporter afirmando que o filme "falta[va] o susto necessário para satisfazer seu público-alvo ",[3] e Variety comentou que "o interesse fica entre as mortes terríveis, e, pior, nenhum dos personagens gera o enraizamento de interesse."[4] O filme foi classificado como D- por Owen Gleiberman da Entertainment Weekly.[5] Até o momento, o filme tem uma classificação no Rotten Tomatoes de 5% e é o 66º pior filme revisado no site; consenso crítico do site disse que "The Fog é um remake assim-assim de um filme assim-assim, sem sustos, suspense ou originalidade."[6] Metacritic relatou que o filme teve uma pontuação média de 27 em 100, com base em 16 comentários.[7]

Prêmios[editar | editar código-fonte]

Ano Prêmio Categoria Trabalho Resultado
2006 Fangoria Chainsaw Awards "Pior Filme" The Fog Venceu

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

  • Fergie (Stacy Ferguson vocalista do The Black Eyed Peas) foi convidada para interpretar Stevie Wayne antes de um conflito de última hora impedir de fechar contrato.
  • Durante o desenvolvimento inicial, Julia Stiles manifestou interesse no papel de Elizabeth. O roteiro foi adaptado posteriormente, o personagem amadureceu, e o papel expandiu. Quando Stiles não pode mais participar, Maggie Grace foi imediatamente contratada, e o personagem de Elizabeth foi reescrito para ser mais jovens e mais inocente do que em versões anteriores.
  • [[Debra Hill] morreu pouco antes do início das filmagens.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências