The Fresh Prince of Bel-Air

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de The Fresh Prince of Belair)
The Fresh Prince of Bel-Air
O Príncipe de Bel-Air (PT)
Um Maluco no Pedaço (BR)
The Fresh Prince of Bel-Air
Informação geral
Formato
Duração 22 minutos
Criador(es) Andy Borowitz
Susan Borowitz
Elenco Will Smith
James Avery
Janet Hubert-Whitten (1990-1993)
Daphne Maxwell Reid (1993–1996)
Karyn Parsons
Alfonso Ribeiro
Tatyana M. Ali
Joseph Marcell
Ross Bagley (1994–1996)
País de origem Estados Unidos
Idioma original inglês
Temporadas 6
Episódios 148
Produção
Diretor(es) Jeff Melman (1990–1991)
Ellen Falcon (1991–1992)
Chuck Vinson (1992–1995)
Rita Rogers (1990–1992)
Maynard C. Virgil I(1993–1995)
Shelley Jensen (1992–1996)
Debbie Allen (1990)
Rae Kraus (1991–1992)
Werner Walian (1993–1996)
Madeline Cripe (1994–1996)
Produtor(es) Quincy Jones
Andy Borowitz (1990–1993)
Susan Borowitz (1990–1993)
Jeff Pollack (1990–1995)
Cheryl Gard (1990–1995)
Kevin Wendle (1990–1991)
Winifred Hervey (1991–1993)
Gary H. Miller (1993–1995)
Will Smith (1994-1996)
Apresentador(es) Will Smith
Tema de abertura "The Fresh Prince Of Bel-Air", DJ Jazzy Jeff & the Fresh Prince
Composto por The Fresh Prince em associação com A Touch of Jazz, Inc.
Tema de encerramento The Fresh Prince Of Bel-Air (instrumental)
Exibição
Emissora original NBC
Formato de exibição 480i (SDTV)
1080i (HDTV)
Transmissão original 10 de setembro de 1990 – 20 de maio de 1996

The Fresh Prince of Bel-air (bra: Um Maluco no Pedaço[1]; prt: O Príncipe de Bel-Air) é uma sitcom americana criada por Andy e Susan Borowitz. Foi produzida por Quincy Jones e exibida originalmente pela rede NBC, de setembro de 1990 até maio de 1996. A série fez muito sucesso e foi responsável por revelar o ator Will Smith. No Brasil, a série estreou no SBT no dia 19 de março de 2000. Foi exibida também pelo canal pago Nickelodeon no bloco noturno Nick@Nite. Atualmente a série é exibida na TNT. Após ter ficado 8 anos fora da TV Aberta, o SBT readquiriu os direitos da série em 21 de dezembro de 2022, e voltou à programação desde o dia 14 de janeiro de 2023, dentro do programa Sábado Série.[2][3]

The Fresh Prince of Bel-Air teve 148 episódios ao longo de seis temporadas.[4] Uma reunião especial do elenco original estreou na HBO Max em 18 de novembro de 2020. Um reboot mais dramático baseado no fan film Bel-Air está em desenvolvimento, com um pedido de duas temporadas para a Peacock.[5]

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Através de situações engraçadas, a série mostra os conflitos de valores de uma sociedade marcada por problemas raciais, como a norte-americana, onde o humor impagável de Will leva todos os seus parentes ao limiar da loucura. Após uma briga com valentões drogados na cidade de Filadélfia, a mãe de Will (Vernee Watson-Johnson), temendo que o futuro do filho passasse pelo mundo do crime, resolve enviá-lo para a mansão de sua irmã Vivian (Janet Hubert-Whitten nas três primeiras temporadas; Daphne Maxwell Reid a partir da quarta temporada), uma professora, e de seu cunhado Phillip Banks (James Avery) marido de Vivian e advogado (que depois se tornou juiz), muito bem estabelecido, que mora no elegante e luxuoso bairro de Bel-Air em Los Angeles, para que o filho possa ter uma educação de alto nível. No início, Will não se dá muito bem, pois sendo um garoto humilde, vindo de um bairro pobre, comporta-se de maneira inadequada, além de se mostrar desinteressado pelos estudos e ainda provocar várias trapalhadas aos tios e primos na sofisticada casa, em Bel-Air, mas com o tempo, percebe que precisa se adaptar aos bons costumes da família, o que lhe gera algumas dificuldades, mas faz com que ele e seus parentes se entendam apesar das diferenças.

Produção[editar | editar código-fonte]

Desenvolvimento[editar | editar código-fonte]

Will Smith começou a chamar a atenção dos produtores pelas suas performances em videoclipes e em 1989, quando queria investir na carreira de ator, conheceu Benny Medina, um executivo da Warner, que procurava um rapaz jovem para uma nova série de televisão. A trama seria sobre a vida de um rapaz oriundo de um bairro pobre de Filadélfia que vai morar na badalada e elegante Bel-Air. Após uma série de conversações, com sugestões do próprio Will e aprovação dos executivos da NBC, em 1990 foi iniciada a série The Fresh Prince of Bel-Air, na qual ele interpretava um personagem baseado em si próprio, ou seja, Will Smith. Will Smith conheceu sua esposa Jada Pinkett Smith (a Niobe de Matrix Reloaded), no set de filmagens da série. A atriz estava fazendo um teste para interpretar a namorada do rapper no seriado. Não ganhou o papel, mas conheceu o futuro marido.

O episódio piloto começou a gravar em 1 de maio de 1990.[6] O tema, que é o rap "The Fresh Prince", foi escrito e realizado por Smith sob o seu nome artístico. A música foi composta por QDIII (Quincy Jones III), que é creditado com Smith no final de cada episódio.[7] A mansão usada para para os lados exteriores da "Mansão Banks" está no bairro de Brentwood de Los Angeles, Califórnia, e foi construído em 1937.[7] Interiores foram filmados em um estúdio de som em conjuntos pré-fabricados. Após a 1ª Temporada, os conjuntos de mansões foram totalmente reconstruída. Na segunda temporada, os utensílios de cozinha e sala de estar foram reconstruídas muito maior com um estilo mais contemporâneo e foram conectados diretamente por um arco, permitindo cenas a ser filmado continuamente entre os conjuntos.

Elenco[editar | editar código-fonte]

     = Elenco principal (creditado)
     = Elenco recorrente (4+)
Ator/atriz Personagem Seasons
1 2 3 4 5 6
Will Smith Will Smith Principal
James Avery Philip Banks Principal
Janet Hubert-Whitten Vivian Banks Principal
Daphne Maxwell Reid Principal
Alfonso Ribeiro Carlton Banks Principal
Karyn Parsons Hilary Banks Principal
Tatyana M. Ali Ashley Banks Principal
Joseph Marcell Geoffrey Butler Principal

Recorrente[editar | editar código-fonte]

Ator/atriz Personagem Temporadas
1 2 3 4 5 6
DJ Jazzy Jeff Jazz Recorrente
Ross Bagley Nicky Banks Recorrente
Vernee Watson-Johnson Viola "Vy" Smith Recorrente
Michael Weiner Kellogg "Cornflake" Lieberbaum Recorrente
Lisa Fuller Toni Recorrente
Jenifer Lewis Helen Smith Recorrente
Charlayne Woodard Janice Smith Recorrente
Perry Moore Tyriq "Ty" Johnson Recorrente
Brian Stokes Mitchell Trevor Collins-Newsworthy Recorrente
Tyra Banks Jacqueline "Jackie" Ames Recorrente
Nia Long Beullah "Lisa" Wilkes Recorrente

Convidados especiais[editar | editar código-fonte]

A série é conhecida por ter uma forte presença de celebridades convidadas, com mais de 40 famosos convidadas ao longo das temporadas. As temporadas 1 e 6 tiveram a maior participação de celebridades, com mais de 10 estrelas convidadas por episódio.

Celebridade Episódio Notas
Richard Roundtree Temporada 1, Episódio 3 Dr. Mumford, pai do interesse amoroso de Will.

Também interpretou Rev. Sims, um reverendo que se mostra interessado em Vivian na 6ª temporada.

Don Cheadle Temporada 1, Episódio 5 Ice Tray, melhor amigo de Will na Filadélfia que vai visitá-lo em Bel Air. Detestado principalmente por Carlton, mas querido pela maioria apesar de seu comportamento vulgar, acaba tendo um affair com Hillary, contra a vontade de seus pais.
Bo Jackson Temporada 1, Episódio 9 Ele mesmo. Will o descreve como um grande amigo em uma história inventada por ele.
Heavy D Temporada 1, Episódio 9 Ele mesmo. Will o descreve como um grande amigo em uma história inventada por ele.
Quincy Jones Temporada 1, Episódio 9 Ele mesmo. Will o descreve como um grande amigo em uma história inventada por ele.
Al B. Sure Temporada 1, Episódio 9 Ele mesmo. Will o descreve como um grande amigo em uma história inventada por ele.
Kadeem Hardison Temporada 1, Episódio 9 Ele mesmo. Will o descreve como um grande amigo em uma história inventada por ele.
Naomi Campbell Temporada 1, Episódio 10 Helen, namorada que Will arranja para Jeffrey, mas acaba se interessando pela mesma.
Isiah Thomas Temporada 1, Episódio 11 Ele mesmo.
Evander Holyfield Temporada 1, Episódio 15 Ele mesmo. Arruma encrenca com Will que só é apartada pela intervenção de Hillary, que o convidou para a ceia de natal.
Vivica A. Fox Temporada 1, Episódio 19 Janet, irmã de Jazz que sai em um encontro com Will e se revela muito mandona. Somente Carlton conseque colocá-la e seu lugar
Jasmine Guy Temporada 1, Episódio 21 Kayla Samuels, uma das alunas de Vivian que tem um breve affair com Will, nisso, suas boas notas despencam.
Tevin Campbell Temporada 1, Episódio 24 Little T, ídolo de Ashley que é convidado para seu aniversário, e depois os dois saem num encontro romântico. O próprio Tevin Campbell é citado em outros episódios pelo próprio nome.
Queen Latifah Temporada 1, Episódio 25 Marissa Redman, chefe de Hilary que se aproveita do fato de ser uma grande estrela de Hollywood para se sentir superior ás pessoas, nisso, trata Hillary com descaso, até que se apaixona por Will e exige que Hillary arme um encontro entre os dois.

Na segunda temporada, também interpretou "Dee Dee", uma garota por quem Will se interessa, mas tem receio de sair com ela em público por ela ser acima do peso e poder gerar comentários.

Tisha Campbell Temporada 2, Episódio 1 Kathleen, namorada de Will.
Diedrich Bader Temporada 2, Episódio 6 Frank Shaeffer, noivo branco da jovem Tia Janice, que é alvo do estranhamento da família. Na terceira temporada, seu papel é vivido por Robert Torti, no único episódio em que aparece.
Malcolm-Jamal Warner Temporada 2, Episódio 9 Eric, interesse amoroso de Hilary.
Zsa Zsa Gabor Temporada 2, Episódio 10 Sonya Lamor, uma famosa cliente do Tio Phill.
Bell Biv DeVoe Temporada 2, Episódio 11 Ele mesmo.
Brandon Quintin Temporada 2, Episódio 12 Bryan, amigo de Ashley. O personagem retorna na quarta temporada.
Allen Payne Temporada 2, Episódio 15 Marcus, rival de Will no basquete.
Milton Berle Temporada 2, Episódio 18 Max Lakey, um idoso que divide o quarto de hospital com Will.
Sherman Hemsley Temporada 3, Episódio 6 Juiz Carl Robertson, rival do Tio Phill durante a terceira temporada. Retorna como George Jefferson na sexta temporada.
Oprah Winfrey Temporada 3, Episódio 9 Ela mesma. A família Banks é convidada especial de seu programa, sendo que Phillip é candidato a juiz do tribunal superior.
Vanessa Williams Temporada 3, Episódio 11 Danny Mitchell, repórter esportiva que é colega do curso de gestante de Vivian. Will é seu grande fã. Os dois ficam presos em um engarrafamento quando ela acaba dando à luz dentro do carro.
Naya Rivera Temperada 3, Episódio 16 Cindy, a irmãzinha ideal imaginada por Hilary.[8]
Kim Fields Temporada 3, Episódio 17 Monique, namorada com quem Will pretende fazer amor, ao que ela alega que só fará depois de casada, e Will arma um casamento falso para tal.
Tom Jones Temporada 3, Episódio 18 Ele mesmo. Age como anjo da guarda de Carlton numa visão.
Riddick Bowe Temporada 3, Episódio 21 Valentão que confronta Carlton num cassino á beira de estrada, cabendo a Will defender o primo.
DL Hughley Temporada 3, Episódio 22 Keith Campbell, amigo comediante de Will da Filadélfia. Vai á Bel-Air para tentar a carreira de humorista.
Hugh Hefner Temporada 4, Episódio 9 Ele mesmo. Convida Hillary para posar para a revista Playboy.
Robin Quivers Temporada 4, Episódio 12 Judith, um dos fantasmas jogando cartas no pesadelo de Will.
Boyz II Men Temporada 4, Episódio 13 Eles mesmos. São convidados por Will para cantar no batizado de seu primo Nick.
Branford Marsalis Temporada 4, Episódio 14 Ele mesmo. Aparece como "Duane" na mesma temporada, episódios antes.
Stacey Dash Temporada 4, Episódio 17 Michelle Michaels, uma famosa cantora/celebridade que visita o campus da ULA e acaba tendo um affair com Will.
Robert Guillaume Temporada 4, Episódio 19 Pete Fletcher, chefe de Will numa concessionária.
Ben Vereen Temporada 4, Episódio 24 Lou Smith, pai de Will.
Donald Trump Temporada 4, Episódio 25 Ele mesmo. Visita a casa dos Banks interessado em comprá-la.
Marla Maples Season 4, Episode 25 Ela mesma. Aparece acompanhando Donald Trump.
Dick Clark Temporada 4, Episódio 26 Ele mesmo. Revela-se frequentador assíduo da lanchonete onde Will frequentava quando mais novo na Filadélfia. Retorna no episódio 19 da sexta temporada.
Brad Garrett Temporada 5, Episódio 5 John "Fingers" O'Neill. Assassino condenado que persegue Will desde a Filadélfia, cabendo a ele e sua família se esconderem numa favela do Alabama.
Kareem Abdul Jabbar Temporada 5, Episódio 6 Ele mesmo.
Don Cornelius Temporada 5, Episódio 8 Ele mesmo. Comanda o aniversário do Trem do Soul.
Ken Griffey Jr. Temporada 5, Episódio 9 Ele mesmo. Revela-se amigo de Will e interesse amoroso de Hillary.
Jay Leno Temporada 5, Episódio 10; Ele mesmo. Processa Will por calúnia e difamação após ser alvo de polêmicas por causa de uma postagem suspeita.
Isabel Sanford Temporada 5, Episódio 17 Louise Jefferson, paciente da terapia de casal. Retorna na sexta temporada.
Isaac Hayes Temporada 5, Episódio 18 O Mininstro, que por acaso é um imitador de Isaac Hayes, designado para oficializar o casamento expresso de Will.
Robin Givens Temporada 5, Episódio 23 Denise, interesse amoroso de Will.
Chris Rock Temporada 6, Episódio 2 Maurice, um famoso ator contratado para o programa de Hillary. Também interpreta Jasmine, a irmã de Maurice, no mesmo episódio.
B. B. King Season 6, Episode 4 Pappy, o cantor de blues de um bar onde Carlton lamenta seu fracasso em Princeton.
Jaleel White Temporada 6, Episódio 7 Derek, antigo namorado de Ashley que retorna interessado em fazer amor com ela.
Wayne Newton Temporada 6, Episódio 8 Ele mesmo.
Regis Philbin Temporada 6, Episódio 21 Ele mesmo.
William Shatner Temporada 6, Episódio 22 Ele mesmo.
Conrad Bain Temporada 6, Episódio 24 Sr. Drummond, pai adotivo de Arnold Jackson da série Phillip Drummond, que quer comprar a mansão Banks.
Gary Coleman Temporada 6, Episódio 24 Arnold Jackson da série Arnold Jackson-Drummond, aparece com seu pai querendo comprar a mansão Banks.
Marla Gibbs Temporada 6, Episódio 24 Florence Johnston, possível compradora da mansão Banks.

Lançamentos em DVD[editar | editar código-fonte]

Warner Home Video lançou a série completa, da 1ª a 6ª Temporada[9] Os episódios e menus de DVD são em inglês; apenas a embalagem de DVD é em alemão.

Nome do DVD Ep # Data de Lançamento
região 1 região 2 região 3-4
A Primeira Temporada Completa 25 8 de fevereiro de 2005[10] 21 de fevereiro de 2005 13 de abril de 2005[11]
A Segunda Temporada Completa 24 11 de outubro de 2005[12] 21 de novembro de 2005 1 de março de 2006[13]
A Terceira Temporada Completa 24 14 de fevereiro de 2006[14] 26 de junho de 2006 9 de agosto de 2006[15]
A Quarta Temporada Completa 26 8 de agosto de 2006[16] 22 de janeiro de 2007 6 de dezembro de 2006[17]
A Quinta Temporada Completa 25 11 de Maio de 2010[18] 18 de junho de 2010 TBA
A Sexta Temporada Completa 24 19 de abril de 2011 6 de maio de 2011 TBA

Exibição[editar | editar código-fonte]

No Brasil, The Fresh-Prince of Bel-Air foi transmitida por vários anos na faixa do meio-dia no SBT, marcando uma geração. No livro "Bem-me-quer", de Lucas Andrade, há uma referência dessa exibição num diálogo entre os personagens Luan e Paloma quando eles falam sobre a mascote da escola onde estudavam, que recebeu o nome de Ashley por causa da série.

A estreia no SBT ocorreu em 19 de março de 2000, aos domingos, no horário de 11h30.[19] Na programação diária foi em 10 de julho de 2000, no horário de 13h. O recorde de audiência da série, segundo dados do IBOPE foi 21 pontos de média contra 14 pontos da Globo, que exibia o Vídeo Show, em 16 de maio de 2001, de 13h55 às 14h24.

Durante 15 anos foi exibida por vários horários na programação do SBT, até que em 10 de março de 2015 a série foi exibida pela última vez no horário do almoço; e em 21 de março de 2015 foi exibida pela última vez de madrugada na sessão Ataque de Risos. A série ficou oito anos fora do ar; até que o SBT recuperou os direitos de exibição, e em 14 de janeiro de 2023, Um Maluco no Pedaço retornou à programação do canal na sessão Sábado Série.[a]

Reboot[editar | editar código-fonte]

Em 13 de agosto de 2015, foi relatado que um reboot da série estava em desenvolvimento pela Overbrook Entertainment, com Will Smith servindo como um produtor.[21] E em 11 de Agosto de 2020 foi confirmado que Will Smith fará o reboot da série em forma de Drama, e terá como integrantes ex-produtores da série, além do roteirista Chris Collins e Morgan Cooper, autor do trailer do filme fan-made Bel-Air, que será um dos diretores e co-produtores.[22]

Prêmios[editar | editar código-fonte]

Ano Resultado Prêmio Categoria Indicado(s)
1991 Vencedor Blimp Award Ator Mais Popular Will Smith
1991 Vencedor Young Artist Award Melhor Série Familiar
Melhor Atuação Juvenil
Tatyana Ali
1992 Indicado Young Artist Award Melhor Aparição
Melhor Comediante Infantil
Tevin Campbell
Tatyana Ali
1993 Indicado Globo de Ouro Melhor Ator em Comédia ou Musical Will Smith
1993 Vencedor Image Award Melhor Série
1993 Indicado Young Artist Award Melhores Atuações Infantis Tatyana Ali
Larenz Tate
1994 Indicado Teen Choice Award Melhor Comédia
1994 Vencedor Espanha TP de Oro Melhor Série Estrangeira
1994 Indicado Young Artist Award Melhor Performance Infantil Tatyana Ali

Notas

  1. A série Um Maluco no Pedaço é veiculada aos sábados durante o bloco Sábado Série, iniciando às 12h e sendo transmitida em rede até as 12h30, com exceção das regiões de Recife/PE, João Pessoa/PB, Campina Grande/PB e Campo Grande/MS, que não exibem o seriado. Das 12h30 às 14h20, a série é exclusivamente exibida para São Paulo/SP, compartilhando o horário com a série iCarly, que é transmitida apenas em São Paulo/SP, devido à exibição no horário da programação local.[20]

Referências

  1. Um Maluco no Pedaço. SBT, página visitada dia 15 de abril de 2013.
  2. colunista, GABRIEL VAQUER (21 de dezembro de 2022). «SBT fecha contrato com a Warner e volta com Um Maluco no Pedaço após 8 anos». Notícias da TV. Consultado em 22 de dezembro de 2022 
  3. «SBT vai transmitir Um Maluco no Pedaço e Três é Demais em 2023 | Metrópoles». www.metropoles.com. 21 de dezembro de 2022. Consultado em 22 de dezembro de 2022 
  4. COKER, CHEO HODARI (20 de maio de 1996). «Good Night, 'Prince'». Los Angeles Times (em inglês). Los Angeles Times. Consultado em 5 de dezembro de 2020 
  5. Andreeva, Nellie; Andreeva, Nellie (8 de setembro de 2020). «'Bel-Air': Peacock Gives 2-Season Order To 'The Fresh Prince Of Bel-Air' Drama Reboot From Morgan Cooper & Westbrook Studios». Deadline (em inglês). Consultado em 5 de dezembro de 2020 
  6. «Kentucky New Era - Pesquisa no arquivo do Google Notícias». news.google.com. Consultado em 14 de abril de 2016 
  7. a b «Fresh Prince House – For Real This Time! | IAMNOTASTALKER». Consultado em 14 de abril de 2016 
  8. Malone, Chris (10 de setembro de 2020). «The 10 Most Notable Guest Stars on 'The Fresh Prince of Bel-Air'». Showbiz Cheat Sheet. Consultado em 10 de setembro de 2020 
  9. «The Fresh Prince of Bel-Air DVD news: Announcement for The Fresh Prince of Bel-Air - The Complete 6th Season | TVShowsOnDVD.com». www.tvshowsondvd.com. Consultado em 15 de abril de 2016 
  10. «Fresh Prince Of Bel-Air, The: The Complete First Season (DVD 1990) | DVD Empire». DVDEmpire. Consultado em 15 de abril de 2016 
  11. «Buy Fresh Prince Of Bel-Air, The - The Complete 1st Season (5 Disc Set) on DVD-Video from EzyDVD.com.au». www.ezydvd.com.au. Consultado em 15 de abril de 2016. Arquivado do original em 13 de abril de 2011 
  12. «Fresh Prince Of Bel-Air, The: The Complete Second Season (DVD 1992) | DVD Empire». DVDEmpire. Consultado em 15 de abril de 2016 
  13. «Buy Fresh Prince Of Bel-Air, The - The Complete 2nd Season (4 Disc Set) on DVD-Video from EzyDVD.com.au». www.ezydvd.com.au. Consultado em 15 de abril de 2016. Arquivado do original em 13 de abril de 2011 
  14. «Fresh Prince Of Bel-Air, The: The Complete Third Season (DVD 1992) | DVD Empire». DVDEmpire. Consultado em 15 de abril de 2016 
  15. «Buy Fresh Prince Of Bel-Air, The - The Complete 3rd Season (4 Disc Set) on DVD-Video from EzyDVD.com.au». www.ezydvd.com.au. Consultado em 15 de abril de 2016. Arquivado do original em 14 de fevereiro de 2010 
  16. «Fresh Prince Of Bel-Air, The: The Complete Fourth Season (DVD 1994) | DVD Empire». DVDEmpire. Consultado em 15 de abril de 2016 
  17. «Buy Fresh Prince Of Bel-Air, The - The Complete 4th Season (4 Disc Set) on DVD-Video from EzyDVD.com.au». www.ezydvd.com.au. Consultado em 15 de abril de 2016. Arquivado do original em 14 de fevereiro de 2010 
  18. «Fresh Prince Of Bel-Air, The: The Complete Fifth Season (DVD 1995) | DVD Empire». DVDEmpire. Consultado em 15 de abril de 2016 
  19. «O Dia na História (19/03/2000): Com Will Smith, SBT estreia série americana 'Um Maluco no Pedaço', nas manhãs de domingo». Consultado em 1 de agosto de 2023 
  20. «SBT modifica grade para a volta de Um Maluco no Pedaço: saiba qual afiliada irá passar e como assistir online». Sessão de Notícias. 13 de janeiro de 2023. Consultado em 27 de dezembro de 2023. Cópia arquivada em 27 de dezembro de 2023 
  21. «Will Smith Reboots Fresh Prince of Bel Air». Pop Culture Fan (em inglês). Consultado em 14 de abril de 2016. Arquivado do original em 25 de abril de 2016 
  22. «'Um Maluco no Pedaço' vai ganhar versão dramática produzida por Will Smith». G1. Consultado em 17 de agosto de 2020