The Gold Rush

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
The Gold Rush
A quimera do ouro (PRT)
Em busca do ouro/A Corrida do Ouro (BRA)
The gold rush.jpg
 Estados Unidos
1925 •  p&b •  96 min 
Género comédia / drama / aventura / romance
Direção Charles Chaplin
Roteiro Charles Chaplin
Elenco Charles Chaplin
Georgia Hale
Mack Swain
Tom Murray
Henry Bergman
Companhia(s) produtora(s) United Artists
Distribuição Charlie Chaplin Film Corporation
Lançamento Estados Unidos 26 de junho de 1925
Brasil 13 de julho de 1925
Portugal 28 de março de 1927
Idioma mudo
Cronologia
A Woman of Paris (1923)
The Circus (1928)
The Gold Rush

The Gold Rush (br: Em busca do ouro/A corrida do ouro – pt: A quimera do ouro) é um filme estadunidense de 1925, dos gênero comédia, aventura, drama e romance, dirigido, roteirizado e estrelado por Charles Chaplin.

Sinopse

Predefinição:Spoiler Neste filme, o vagabundo vai tentar a sorte em Klondike, no Alasca, na "febre do ouro" em 1898, em busca da riqueza e felicidade.

Carlitos está a procura de minas de ouro, e vai andando na procura deste. Enquanto isso Jim MacKay, mais conhecido como Big Jim está demarcando as suas terras, e consegue achar uma montanha de ouro.

Em uma cabana abandonada mora um fugitivo da lei, Black Larson, que tenta de todo o jeito ocultar sua ficha penal. Durante umatempestade Carlitos vai até a cabana de Larson empurrado pela ventania. Ele adentra o casebre sem que ninguém perceba e come um pedaço de carne de urso, o que faz que Larson tente colocá-lo para fora. Porém, devido a tempestade, Carlitos não consegue nem sair do lugar devido ao escorregamento do chão.

Neste exato momento, Big Jim é empurrado pela tempestade e passa correndo na casa de Black Larson; ao mesmo tempo, , Carlitos sai para ver o que acontece e é empurrado. Quando Carlitos volta, expulsa Larson da cabana, mas não demora muito até Jim voltar a casa de Larson para a busca de comida, roubando o pedaço de carne de urso de Carlitos.

Contudo, quando Larson tenta colocar os dois para fora este mesmo não consegue após uma briga e um tiro de espingarda dado por Larson para amedrontar Jim, para deixar Jim ficar lá; todavia, depois Carlitos convence Jim a deixá-lo ficar na cabana também.

Com muita fome, no dia seguinte, após "cortarem" as cartas em um sorteio que quem pegasse a menor carta iria buscar comida; Larson, é escolhido para a tarefa. Passa pela polícia e acha a montanha de ouro de Big Jim que estava nas mãos dos guardas e mata os dois oficiais que estavam em busca dele e tinham a montanha de ouro de Jim como posse até que viesse o seu legítimo dono.

Enquanto isso, devido a demora de Larson, mortos de fome, Jim e Carlitos, cozinham a botina de Carlitos, na clássica cena. Mas logo depois, Carlitos vai a caça mas não consegue nada. De tanta fome, Jim delirava e armava confusões com Carlitos, pois via ele como uma galinha.

Enquanto eles dormem ficam se olhando e se espiando para ver se Jim, não irá delirar de novo. Mas depois de uma série de confusões, em que um urso salva Carlitos de asfixia, eles matam o animal e o comem, assim cada um vai para um lugar.

Logo depois, Jim retorna e acha sua montanha de ouro nas mãos de Larson: começam a brigar. Este o golpeia. Enquanto este pega um pouco do ouro de Jim, e cai de um penhasco.

Com a corrida do ouro, naquele lugar, uma cidade cresceu. Lá, foi construído um dance-hall onde trabalhava Georgia, uma dançarina, que era o amor de Jack Cameron, homem que adorava beber e sair com garotas.

Certa vez, Carlitos vai até o dance-hall, vê Georgia e se apaixona por ela. Após Jack querer obrigá-la a dançar com ele, Georgia escolhe Carlitos para dançar; Devido a um incidente com um cachorro, que Carlitos colocou acidentalmente sua coleira como um cinto, após o cão ver um gato, Carlitos é arrastado no chão pelo cachorro.

Furioso, Jack quer conversar com Georgia, mas Carlitos interpõe-se, defendendo-a. Os dois brigam, um relógio de parede cai na cabeça de Jack, mas Carlitos acha que foi ele quem o golpeara, e sai a passos largos do salão. .

Perto do dance-hall ficava a casa de Hank Curtis, um homem bom e gentil que fazia expedições ao Pólo Norte, Carlitos finge ser um flagelado pelo frio para ganhar ajuda do homem. Depois, o vagabundo se oferece para ser o caseiro de Curtis.

Depois dali, Carlitos nunca mais viu Georgia, mas um incidente os reuniu: ao ouvir movimentação diante da casa, ele abre a porta e recebe uma bola de neve no rosto, disparada por Georgia e suas amigas, que brincavam na rua.

Ele convida-as para entrar e, vai buscar mais lenha para preparar o café da manhã. Ao mexer no travesseiro do catre, ela encontra uma foto rasgada de Georgia e a flor que lhe ofereceu no salão. Ela mostra a foto às amigas e descobrem o segedo de Carlitos: ele ama Georgia. Todas fazem pouco caso do fato. Georgia dissimula seduzi-lo, enquanto uma delas, sentado ao lado de Carlitos, atira propositalmente um fósforo no sapato-de-lona de Carlitos, que faz o sapato dele pegar fogo. Elas se despedem, ele convida Georgia a voltar um dia, elas prometem visitá-lo nas festas do final de ano.

Carlitos trabalha como varredor de neve para conseguir tal dinheiro. Chega, o Ano Novo e nenhum sinal de Georgia, enquanto isso Carlitos dorme e sonha com que todas as amigas de Georgia estavam lá. em seu sonho, elas pedem um discurso; desculpando-se por não ter o dom da oratória, mete dois pzeinhos em garfos e sumla uma mímica de dança com eles.

O vagabundo desperta, sai e vê que Georgia estava na festa no dance-hall, mas ela se lembra da promessa que fizera e vai com suas amigas e Jack lá mas Carlitos, não estava mais lá. Sentida, ela sai e empurra Jack, após este ter tentado dar um beijo nela. No outro dia, Carlitos vai atrás de Georgia no dance-hall, e ela lhe envia uma carta dizendo que sente muito em não poder ir até ele e queria lhe explicar.

Big Jim se recupera do golpe que Larson lhe dera mas perde a memória, e não consegue achar a cabana, e vai até a delegacia dizer sobre a sua montanha de ouro, mas não se lembra onde estava.

Ele vai até o dance-hall e acha Carlitos e o leva até a cabana, depois de Carlitos achar Georgia e dizer a ela que o amava e não o precisava explicar nada, e disse que iria dar uma boa vida a ela.

Eles encontram a cabana, e se recolhem, e Big Jim se lembra onde está a sua montanha de ouro. Eles dormem, mas uma tempestade muda a casa deles de lugar, e após muitas confusões e depois da casa ter sido transportada até um barranco, eles conseguem achar a montanha de ouro de Big Jim no penhasco onde Black Larson caiu e ficam ricos.

Eles estão viajando num navio.

Carlitos se lembra de Georgia ao ver a foto dela que ele guardava (só que agora em um porta-retrato), e um jornalista quer fazer uma reportagem sobre a vida deste e pede que ele se vista em suas velhas roupas, ele é confundido com um clandestino e quase é preso mas ele reencontra Georgia e esta se oferece a pagar sua passagem mas chegam os jornalistas e um senhor e avisam aos policiais do navio que ele não era clandestino e era amigo de Big Jim, o multimilionário.

Lhe pediram desculpas e pediram quem era Georgia, Carlitos falou no ouvido do homem que lhe havia perguntado que era sua futura noiva, e ele pede que se arrumem mais um aposento, para Georgia.

Predefinição:Spoiler fim

Elenco

Principais prêmios e indicações

Oscar 1943 (EUA)

  • Recebeu duas indicações, nas categorias de Melhor Trilha Sonora e Melhor Som - Gravado.

Kinema Junpo Awards 1927 (Japão)

  • Venceu na categoria de Melhor Filme Estrangeiro.

Curiosidades

A dança com os pãezinhos
  • O filme reúne algumas das cenas antológicas do cinema, como a da famosa dança dos pãezinhos, ou a que mostra o devaneio do aventureiro "Big Jim" que, alucinado pela fome, vê "Carlitos" metamorfoseado em frango. A mais célebre, porém, é a do cozido das botinas de "Carlitos" onde, com ares de gourmet, o personagem faz dos cordões um delicioso espaguete, das solas um fino e saboroso pássaro de caça, e dos pregos seus ossinhos delicados.
  • "Carlitos" e seu companheiro de cena realmente comeram as botinas, feitas de alcaçuz por um confeiteiro especialmente contratado para a tarefa. Perfeccionista, Chaplin fez dezenas de tomadas e mais de vinte pares de botinas saírem do forno, antes de a cena ser aprovada.
  • Este era o filme preferido de Chaplin.
  • A personagem "Georgia" foi escrita por Chaplin especialmente para sua nova esposa, Lita Grey, que posteriormente teve que desistir da personagem por ter engravidado.
  • Há duas versões de The Gold Rush, a primeira de 1925 e a outra de 1942. A versão sem som tem 82 minutos de duração, enquanto a versão sonorisada tem 74 minutos de duração.
  • The Gold Rush apenas foi ter trilha sonora em sua versão lançada em 1942.
  • Na versão de 1925, o filme termina com um beijo entre Chaplin e Georgia Hale; na versão de 1942 o filme termina com Chaplin dizendo que ela será sua esposa.
  • Este foi o filme que mais deu lucro e popularidade a Chaplin, sendo que custou um grande orçamento.
  • Os 2500 homens que interpretam garimpeiros são, na verdade, vagabundos de rua, que aceitaram participar do filme em troca de um dia de salário.

Notas e referências

Ligações externas

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre The Gold Rush

Predefinição:Portal-cinema