The Hunters

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
The Hunters
Raposa do Espaço (BR)
 Estados Unidos
1958 • cor • 108 min 
Direção Dick Powell
Roteiro Wendell Mayes
James Salter
Elenco Robert Mitchum
Robert Wagner
May Britt
Género Guerra
Idioma inglês
Página no IMDb (em inglês)

The Hunters (br.: Raposa do Espaço) é um filme estadunidense de 1958 do gênero "Guerra" produzido e dirigido por Dick Powell para a 20th Century Fox. Roteiro baseado na novela homônima de James Salter, adaptada pelo próprio autor e Wendell Mayes.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Ator Personagem
Robert Mitchum Major Cleve Saville
Robert Wagner Tenente Ed Pell
Dianna Agron Alice
Richard Egan Coronel Dutch Imil
May Britt Kristina "Kris" Abbott
Lee Philips Primeiro-tenente Carl Abbott
John Gabriel Primeiro-tenente Corona
Stacy Harris Coronel "Monk" Moncavage
Victor Sen Yung sitiante coreano

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Em 1952, durante a Guerra da Coreia, o major Cleve "Iceman" Saville, um piloto veterano da II Guerra Mundial, chega ao Japão para saber qual a unidade de combate da Força Aérea a que fora designado. Na noite do mesmo dia ele conhece o problemático e também piloto tenente Carl Abbott e a esposa dele, a bonita Kristina.

Saville e Abbot vão para a unidade sob o comando do coronel "Dutch" Imil, antigo camarada militar do major. Saville inicia o treinamento com os caças F-86 Sabre e logo demonstra que continua um "ás". Ele volta a se encontrar com Kristina e os dois se apaixonam, mas ela pede ao major para que cuide do seu marido. Imil coloca Saville no comando de um grupo de quatro caças, pilotados por ele, Abbott, Corona e Pell - esse um jovem e descuidado "ás". O coronel os avisa que, apesar da maioria dos pilotos chineses a bordo de Migs-15 serem ineficientes, existe um "ás inimigo" apelidado de "Casey Jones" (interpretado pelo ator não creditado Leon Lontoc), que fora responsável pela morte em combate de sete aviadores americanos daquela unidade.

Produção[editar | editar código-fonte]

As cenas de voo e combates aéreos foram filmados nos Estados Unidos e algumas são reais, como a do acidente durante a tentativa fatal de aterrisagem de um Sabre (que na verdade era um F-100 Super Sabre e não um F-86).

Referências[editar | editar código-fonte]

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Dolan Edward F. Jr. Hollywood Goes to War. London: Bison Books, 1985. ISBN 0-86124-229-7.
  • Hardwick, Jack and Schnepf, Ed. "A Viewer's Guide to Aviation Movies." The Making of the Great Aviation Films. General Aviation Series, Volume 2, 1989.
  • Orriss, Bruce. When Hollywood Ruled the Skies: The Aviation Film Classics of World War II. Hawthorn, California: Aero Associates Inc., 1984. ISBN 0-9613088-0-X.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]