The Jackson 5

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita fontes fiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde março de 2013). Por favor, adicione mais referências e insira-as no texto ou no rodapé, conforme o livro de estilo. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros, acadêmico)Yahoo!Bing.
The Jackson 5
Jackson 5 tv special 1972.JPG
O grupo em 1972.
Informação geral
Origem Gary, Indiana
País  Estados Unidos
Gênero(s) R&B, soul, pop, disco, rock
Período em atividade 1964-1990
Gravadora(s) Steeltown (1967-1968)
Motown (19681975)
Epic/CBS (19751989)
Página oficial ligação externa
Integrantes Tito Jackson
Marlon Jackson
Jackie Jackson
Jermaine Jackson
Ex-integrantes Michael Jackson
Randy Jackson

The Jackson 5 (também chamados de The Jackson Five, Jackson Five, The Jackson 5ive, Jackson 5ive e The Jacksons) foi um grupo musical de R&B e Soul dos Estados Unidos. O grupo era formado pelo famoso cantor Michael Jackson e os demais integrantes da Família Jackson, seus irmãos Jackie, Tito, Jermaine e Marlon, posteriormente incluindo Randy.

História[editar | editar código-fonte]

A banda conseguiu logo um grande sucesso com as suas 4 primeiras músicas ("I Want You Back", "ABC", "Stop The Love you Save" e "I'll Be There") a alcançarem o topo das paradas americanas de muitos países do mundo. O Jackson Five fazia grandes performances e encantavam o público em geral, principalmente por serem tão novos, com suas músicas de estilos variados sendo apresentadas de forma brilhante pelo grupo. Foi no grupo que Michael Jackson começou a se destacar como dançarino e cantor. As vendas do grupo em singles e álbuns, incluindo coletâneas, podem chegar a 100 milhões de discos vendidos em todo o mundo.

Joseph organizou Jackie, Tito, Jermaine e dois outros jovens vizinhos, Milford Hite (na bateria) e Reynaud Jones (nos teclados) em um número chamado The Jackson Brothers (Os Irmãos Jackson) em 99999. Em dois anos, Michael e Marlon começaram a tocar atabaque e pandeiro, respectivamente. Em 1966, Michael tornou-se o vocalista principal do grupo. Ele tinha então oito anos de idade.

O sucesso na Motown[editar | editar código-fonte]

Com Michael à frente, o grupo começou a excursionar fazendo apresentações e venceu um concurso para amadores no Harlem, em Nova York. Os Jackson assinaram seu primeiro contrato de gravação com a Steeltown, uma gravadora local, em 1967, e tiveram seu primeiro sucesso regional com a canção Big Boy em 1968. Em seguida fizeram o single "We Don't Have to Be Over 21".[1] .

Os Jackson 5 foram descobertos por dois grupos musicais da época, Gladys Knight & the Pips e Bobby Taylor & the Vancouvers, que os levaram para a gravadora Motown em 1968. Berry Gordy, chefe da Motown, comprou o contrato da gravadora Steeltown e assinou com os Jackson em março de 1969. Berry Gordy levou os Jackson para a cidade de Los Angeles e os transformou em astros mundiais. Ainda em 1969 os Jackson Five foram apresentados ao grande público por Diana Ross, e foram oficialmente lançados como a próxima grande atração da Motown.

Os primeiros quatro singles do grupo, "I Want You Back" e "ABC", de 1969, e "Stop The Love You Save" e "I'll Be There" de 1970, todos tornaram-se primeiro lugar nas paradas dos Estados Unidos. Outros sucessos incluem "Mama's Pearl" e "Never Can Say Goodbye" de 1971, "Lookin' Through the Windows" de 1972, "Get It Together" de 1973 e "Dancing Machine", de 1974.

Os Jackson 5 gravaram catorze álbuns para a Motown, e Michael, Jermaine e Jackie ainda gravaram álbuns solo como parte da "franquia" Jackson Five. Muitos dos sucessos dos Jackson Five foram produzidos por produtores da Motown – Berry Gordy, Freddie Perren, Alphonzo Mizell, Deke Richards e Hal Davis.

A saída para a Epic[editar | editar código-fonte]

A banda teve um sucesso muito grande, mas a falta de interesse e liberdade para o grupo fazer suas próprias musícas por parte da Motown fez o grupo, com exceção de Jermaine, sair da gravadora e assinar um contrato com a EPIC. Depois disso o grupo passou a se chamar The Jacksons.

Em 1975 os irmãos Jackson assinaram um novo contrato com a CBS Records, onde seriam contratados da subsidiária Epic Records. O novo negócio com a CBS rendeu bons lucros e liberdade de criação, coisas que eles não tinham muito na Motown. Ao saber que os Jackson Five haviam assinado um contrato com outra gravadora, a Motown rescindiu o contrato ficando com os direitos sobre o nome e o logotipo do grupo. Além disso, Jermaine, que havia casado com Hazel, filha de Berry Gordy, optou por permanecer na Motown para seguir carreira solo.

Agora como The Jacksons e o irmão mais novo, Randy, no lugar de Jermaine, os irmãos continuaram sua carreira de sucesso, fazendo turnês internacionais e gravando seis álbuns entre 1976 e 1984. Hits desse período incluem "Enjoy Yourself" e "Show You The Way To Go", de 1976, "Blame It on the Boogie", de 1977, "Shake Your Body (Down to the Ground)", de 1978 e "Can You Feel It" e "This Place Hotel", de 1980.

O grupo The Jacksons gravaria o álbum "The Jacksons Live", em 1981, e depois fez um intervalo. Jermaine regressou para a gravação e turnê do álbum Victory de 1984. Michael e Mick Jagger participam na música "State Of Shock", que foi o maior êxito desse disco.

No final da década de 80, Michael e Randy não eram mais membros do grupo, que acabou em 1989. O grupo ainda lançou em 1989, o álbum 2300 Jackson Street,

Álbuns de estúdio[editar | editar código-fonte]

Ano Álbum Gravadora
1969 Diana Ross Presents the Jackson 5 Motown Records
1970 ABC Motown Records
1970 Third Album Motown Records
1970 The Jackson 5 Christmas Album Motown Records
1971 Maybe Tomorrow Motown Records
1971 Goin' Back to Indiana Motown Records
1972 Lookin' Through the Windows Motown Records
1973 Skywriter Motown Records
1973 G.I.T.: Get It Together Motown Records
1974 Dancing Machine Motown Records
1975 Moving Violation Motown Records
1976 The Jacksons Epic Records
1977 Goin' Places Epic Records
1978 Destiny Epic Records
1980 Triumph Epic Records
1981 The Jacksons Live! Epic Records
1984 The Jacksons Victory Epic Records
1989 2300 Jackson Street Epic Records

Integrantes da banda[editar | editar código-fonte]

Ex-integrantes[editar | editar código-fonte]

Retorno aos palcos[editar | editar código-fonte]

Em 2012, os Jacksons retornam aos palcos com a Unity Tour, apenas com 4 integrantes (Jackie, Tito, Jermaine e Marlon, sem Michael falecido no caso e sem Randy), eles performam músicas de seu irmão Michael e músicas do The Jacksons, a turnê está sendo apresentada ainda em 2013, e é previsto que acabe neste mesmo ano.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Taraborrelli, p. 36–37

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Flag of the United States.svgGuitarra masc.png Este artigo sobre uma banda ou grupo musical dos Estados Unidos, é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.