The King's School

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

The King's School (Escola do Rei), é uma escola inglesa de gramática para garotos, na cidade de Grantham, em Lincolnshire, Inglaterra.

História[editar | editar código-fonte]

A Escola do rei tem uma história ininterrupta no mesmo local desde a sua re-investidura em 1528 por Richard Foxe, embora seus registros vão desde 1329. Nicholas Pevsner, em seus edifícios de Inglaterra, data que a construção original é de 1497. Foxe é nascido e criado nos arredores da escola. Ele entrou no serviço de Henry Tudor, enquanto Henry estava exilado, na Bretanha. Quando Henry assumiu o trono da Inglaterra como Henry VII, Foxe tornou-se seu secretário, e mais tarde fundou Corpus Christi College, da Universidade de Oxford (1517) e Taunton Grammar School (1522).

Isaac Newton, foi estudante da escola do Rei entre 1655 e 1660. Como era de costume em sua época, ele esculpiu sua assinatura no parapeito de uma janela, onde hoje é a parede lateral da escola; embora a assinatura nunca fora confirmada como autêntica, visitantes de todo o mundo visitam a escola, para verem a suposta assinatura de Newton. Uma réplica da assinatura está em exposição no Museu de Grantham.

Hoje, a escola do rei tem pouco mais de 1000 garotos como alunos, e tem sido uma das mais seletivas escolas estatais de gramática, desde a implementação da Lei de Educação de 1944.