The King of Fighters '97

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
The King of Fighters '97
Desenvolvedora(s) SNK
Publicadora(s) SNK
Série The King of Fighters
Plataforma(s) Arcade
Android
iOS
Neo-Geo
Neo-Geo CD
Sega Saturn
PlayStation
PlayStation 2
PlayStation Network(PS3 e PSP)
Windows
Virtual Console(Wii)
PlayStation 4[1]
PC
PS Vita
Lançamento
Modos de jogo Single Player
Multiplayer
Sistema Neo-Geo MVS
Vídeo 320x224
The King of Fighters '96
The King of Fighters '98

The King of Fighters '97 é um videogame produzido no ano de 1997 pela SNK.

História[editar | editar código-fonte]

O ano passou voando. Embora o último torneio tenha tido um fim trágico, os patrocinadores estavam satisfeitos pelo sucesso do torneio, juntando milhões de espectadores ao redor do mundo. Assim, muitos dos homens mais ricos do mundo começaram a patrocinar o torneio The King of Fighters 97. A excitação existia até mesmo antes do torneio começar e mais pessoas veriam as batalhas mundialmente.

Nesse ano, a maioria dos times que participaram dos últimos torneios ganharam o direito de competir novamente. Chizuru, a anfitriã do torneio passado, se aliou a Mai e King, que não encontraram Kasumi. Iori e o discípulo de Kyo, Shingo Yabuki, entraram sem times no torneio. No entanto, dois times novos foram introduzidos. Um deles era um time enviado por Geese Howard, que teve de sair do torneio assim como Krauser e Mr.Big. Nele estavam Billy Kane, o guarda-costas de Geese, com ordens diretas de observar Iori e investigar o Poder de Orochi, apesar do ódio de Billy por Iori. Ao lado dele estava Ryuji Yamazaki, um louco que mataria a própria mãe por alguns centavos. O terceiro membro era Blue Mary, uma agente que estava investigando secretamente Yamazaki e Billy.

O outro time era desconhecido. Eles entraram na competição no ultimo minuto. Os três membros deste time foram convidados para tocar uma faixa de uma música, mas de repente surgiram como o mais novo time do The King of Fighters. O time era formado por Yashiro Nanakase, Shermie e uma pequena criança chamada Chris. Os três pareciam ser lutadores inocentes, mas eram letais.

Assim, começou o torneio novamente. Agora as partidas finais aconteceriam em seis países diferentes ao redor do globo, sempre recebendo uma enorme propaganda, principalmente televisiva. As partidas eram mais intensas que nunca, mas o perigo de Orochi estava rondando a competição como uma tímida sombra. O que aconteceria com Iori e Leona? O Time Novas Faces realmente alcançaria o seu objetivo? Ninguém ousou fazer essas perguntas, sendo que talvez as respostas fossem catastróficas. As lutas ainda assim continuaram, e as pessoas estavam satisfeitas com a enorme competitividade, principalmente porque todos os lutadores voltaram com suas técnicas melhoradas. Era impossível prever quem venceria e os lutadores deram tudo de si. Isso até os últimos dias do torneio.

Durante os dias finais, foi informado que Iori e Leona desapareceram. Uma frenética procura pelos dois possuidores de sangue Orochi começou. O Time New Face começou a agir de modo muito mais estranho nesses últimos dias. Era como se eles soubessem de algo.

Finalmente foram encontrados Iori e Leona. Porém, eles não eram mais os mesmos. A "Revolta do Sangue" tinha ganho controle total de suas mentes, e eles não podiam controlar o poder. Se tornaram quase como monstros sanguinários, procurando matar tantas pessoas quanto pudessem. Kyo e o resto de seu amigos tiveram dificuldades para parar Iori e Leona enfurecidos. Ralf e Clark, os dois aliados de Leona, prometeram que parariam a agitação dela e pediram para Kyo fazer o mesmo com Iori. Assim, a luta começou novamente. Mas, se eles estavam frenéticos, era sinal de que Orochi estava próximo? Eles tentaram esquecer esse fato, mas como eles se encontravam lutando contra os enlouquecidos Iori e Leona, isso ficou mais evidente. Kyo e seus amigos conseguiram parar Iori aproveitando-se dos erros dele e Ralf e Clark terminaram sua missão, parando Leona.

Isto era apenas o começo. Três figuras estavam atrás deles. As figuras eram mais que familiares. Era o Time Novas Faces! Eles tinham mudado certamente. Suas roupas tinham cores diferentes, mas a maior mudança estava em suas auras. Elas estavam repletas do poder maligno de Orochi. Isso só poderia significar que o Time Novas Faces também possuía o Sangue de Orochi! Yashiro dá um passo a frente. Ele diz que eles são três dos Quatro Reis Divinos de Orochi. O quarto ser era Goenitz. Yashiro também fala aos competidores surpresos que eles estão prestes a terminar a Missão de Goenitz. Embora derrotado, Goenitz teve êxito, conseguindo energia suficiente dos lutadores e, dessa vez, mais energia foi obtida e Orochi estava perto de ser ressuscitado! Foi revelado que até mesmo Yamazaki tinha Sangue de Orochi! Kyo e seus aliados juraram ao Time Orochi / Novas Faces que os parariam antes que conseguissem realizar sua ambição. Yashiro sorri e aperta o punho dele, provocando-o arrogantemente:

"Você não precisa rezar... até mesmo se você vencer, o inferno estará esperando por você!"

Kyo, Benimaru, Terry, Ryo, Daimon, Athena, Kim e outros fizeram o seu melhor, lutando contra o imensamente poderoso Time Orochi / Novas Faces. Os poderes deles eram soberbos e ultrapassavam em muito os poderes de Goenitz. Suas técnicas, no entanto, eram muito semelhantes as do Time Heróis. Eles haviam copiado as técnicas que foram usadas no torneio passado! No entanto a face do mau não triunfou. Com muito sacrifício, numa batalha entre todos, a velha guerra entre o bem e o mau acontece mais uma vez. Todos os lutadores se esforçaram ao máximo para parar os Três Reis Divinos, embora a maioria deles não tivesse poder suficiente, mas o espírito humano e a necessidade de defender seu mundo prevaleceram. O bem sempre triunfará sobre o mal. Assim, o Time Orochi Novas Faces foi finalmente derrotado depois de uma batalha longa e difícil. Poucos lutadores estavam de pé, mas todos estavam contentes por poder proteger seu mundo.

A pior parte da batalha estava por vir. Yashiro e Shermie riem e felicitam os lutadores. Kyo exigiu uma explicação. Ele queria saber o que eles realmente pretendiam. Eles só haviam lutado para juntar energia e despertar Orochi! Nesse instante, Chris, a criança inocente, começou a flutuar entre os outros dois reis de Orochi. De repente, Yashiro mata Shermie bem a frente dos olhos de Chris! Antes de morrer Shermie pergunta o por que de Yashiro ter feito isso, e ele diz que era necessário para que Orochi seja despertado por completo. Yashiro promete á Shermie que também a seguiria. Yashiro se mata também e Kyo fica perplexo com suas palavras. Os lutadores estavam confusos. Chris começou a juntar uma enorme quantidade de energia. Ele abre os olhos e começa a falar com uma voz onipotente. Diz que toda a humanidade morrerá em suas mãos e que agora terminaria o que começou a 1800 anos atrás. Chris então se transforma de uma criança inocente para um jovem sério com enorme sentimento divino. O cabelo dele era branco, o tórax tatuado e os olhos vislumbrados com o cheiro da morte. É chegado o momento! Chega a hora de lutar contra Orochi!

Chizuru, apavorada, não acredita no que vê diante de seus olhos. Ela pede para Kyo e Iori deter aquele jovem antes que seja tarde demais. Não levou muito tempo para Orochi mostrar seu verdadeiro poder. Sem esforço, ele derrubou os lutadores restantes. Este era o verdadeiro Poder de Orochi! Até mesmo Kyo caiu ao chão derrotado. Ele começou a perder a consciência, e tudo ficou escuro ao seu redor. Entre a escuridão, Kyo podia ouvir vozes. Vozes mortas, semelhantes a espíritos. Elas contaram para Kyo que eram os espíritos dos Yagami, antepassados mortos de Iori. Os Yagami pediram a Kyo para acabar com a maldição que lhes foi imposta desde o pacto de sangue com Orochi, à 660 anos atrás.

Parece que o poder de Orochi era a causa da vida curta para os Yagami! Kyo se levanta lentamente. Ele vê Iori que se levanta próximo a ele. Ele parecia ter voltado ao normal e sorriu a Kyo.

"Parece que nós morreremos juntos, não é Kusanagi? Como é irônico. Você não morrerá nas minhas mãos".

Kyo sorri e conta a Iori que eles têm um último trabalho a fazer. Chizuru chama ambos e lhes fala que ela levará Orochi mais uma vez aos cuidados do selo, mas que para isso ele deve ser derrotado.

Kyo e Iori voltam à batalha. Uma batalha mortal que ninguém presenciaria. Alguém iria morrer naquele dia e o sobrevivente levaria o mundo. Kyo e Iori lutaram com as últimas quantias de poder que haviam dentro de seus corpos cansados, mas conseguiram derrotar Orochi. Eles lutaram sem pesares ou preocupações. Eles morreriam de qualquer maneira, assim era melhor fazer o que devia ser feito! Até mesmo Chizuru colaborou um pouco na luta contra Orochi. A cena de 1800 anos atrás se repetia. Kusanagi e Yagami lutando juntos e Kagura cuidando do selo.

Ao término da batalha, Orochi se cansou e usou todo seu poder para liberar a "Revolta do Sangue" uma vez mais em Iori. Iori começou a ficar insano novamente, mas Kyo se empenhou para que ele recuperasse os sentidos. Já era tarde demais. Iori tinha se tornado frenético novamente. Orochi ordenou que Iori atacasse Kyo e Chizuru, matando ambos. Porém, Orochi é que foi atacado por Iori! Iori agarra Orochi pelo pescoço e Chizuru pede a Kyo que dê um fim à batalha. Kyo se nega, dizendo que acabaria matando Iori também. Chizuru diz que ele não tem mais tempo. Iori não seguraria Orochi por muito tempo. Kyo junta todas as forças e libera tudo em um único golpe. Orochi é finalmente derrotado.

As nuvens que cobriam o céu desapareceram. O sol brilha novamente. O mundo está seguro mais uma vez. Todo o mundo ainda se lembra das ações heroicas dos lutadores do torneio. Orochi e sua alma dormem uma vez mais.

Elenco de personagens[editar | editar código-fonte]

Participantes do KOF'97
Nome do Time Membros Informações da Equipe
Time Heróico (Hero Team)
JapãoKyo Kusanagi
JapãoBenimaru Nikaido
JapãoGoro Daimon
Trio de Herois Japoneses Retorna para mais um torneio
Time Fatal Fury (Fatal Fury Team)
Estados UnidosTerry Bogard
Estados UnidosAndy Bogard
JapãoJoe Higashi
Trio de Lobos Solitarios de Fatal Fury Retorna
Time Art of Fighting (Art Of Fighting Team)
JapãoRyo Sakazaki
ItáliaRobert Garcia
JapãoYuri Sakazaki
Trio da Edição Anterior retorna
Time Ikari Warriors (Ikari Warriors Team)
Leona Heidern
Estados UnidosRalf Jones
Estados UnidosClark Still
A nova formção de Ikari Warriors retorna
Time Psycho Soldier (Psycho Soldier Team)
JapãoAthena Asamiya
ChinaSie Kensou
ChinaChin Gentsai
A dupla de Psycho Soldier com seu mestre Retornam
Time das Mulheres Lutadoras (Women Fighters Team)
JapãoChizuru Kagura
JapãoMai Shiranui
FrançaKing
Após não terem contato de Kasumi, Mai e King se aliam a Chizuru
Time da Justiça Coreana (Korea Justice Team)
Coreia do SulKim Kaphwan
Coreia do SulChang Koehan
Coreia do SulChoi Bounge
Time de Taekwondo Retorna
Time Novas Caras (New Faces Team)
JapãoYashiro Nanakase
FrançaShermie
SuíçaChris
Um time de musicos lutadores entra para o torneio com carta que era para time dos esportes
Time Especial (Special Team)
JapãoRyuji Yamazaki
Estados UnidosBlue Mary
Reino UnidoBilly Kane
Time formado por personagens escolhidos pelos fãs.
Sem Times
Japão Iori Yagami
Japão Shingo Yabuki
Iori fica sem time nessa edição juntamente com um fã de Kyo, aparecem recorrentemente no torneio
Sub Chefes
Japão Orochi Iori
Japão Orochi Leona
Versões Malignas de Iori e Leona surgi no torneio devido aos seus sangues hakkeshuns
Time Orochi (Orochi Team)
JapãoOrochi Yashiro
FrançaOrochi Shermie
SuíçaOrochi Chris
A Verdadeira face do time de musicos lutadores é revelada
Chefe Final (Final Boss)
Orochi
Ultimo Chefe do jogo
Times Ocultos
Nome do Time Membros Informações da Equipe
Time Tesouros Sagrados (Sacred Treasures Team)
JapãoKyo Kusanagi
JapãoIori Yagami
JapãoChizuru Kagura
Se o jogador escolher esses três personagens o final da historia do jogo é revelado
Time Kusanagi (Kusanagi Team)
JapãoKyo Kusanagi
JapãoShingo Yabuki
Qualquer Personagem Menos Iori
Um Final com Kyo e Shingo é revelado, alguns fãs escolhem Athena trazendo o time fanservice, Student Team
Time dos Homens Principais (Main Men Team)
JapãoKyo Kusanagi
Estados UnidosTerry Bogard
JapãoRyo Sakazaki
Uma fotografia com Kyo, Terry e Ryo é revelada ao fim do jogo
Time do Ego (Ego Team)
JapãoBenimaru Nikaido
JapãoJoe Higashi
JapãoKim Kaphwan
Também chamado de trio do chute, um final com os três é revelado no final
Time das Mulheres Lutadoras do KOF94 (Women Fighters KOF94 Team)
JapãoYuri Sakazaki
JapãoMai Shiranui
FrançaKing
Uma foto de Yuri, Mai e King na praia com Jan aparece no final
Time dos Herois Classicos (Classic Heroes Team)
JapãoAthena Asamiya
Estados UnidosRalf Jones
Estados UnidosClark Still
Um fotografia com os três aparecem usando suas roupas de seus jogos classicos, Sie Kensou também aparece nele usando seu uniforme de psycho soldier
Time Famitsu (Famitsu Team)
JapãoRyuji Yamazaki
Coreia do SulChang Koehan
Coreia do SulChoi Bounge
O trio de bandidos feito por Yamazaki,Chang e Choi tem final disponivel apenas na versão japonesa do jogo como foto
Time dos Teste de Jogo (Gametest Team)
Estados UnidosBlue Mary
JapãoJoe Higashi
Estados UnidosTerry Bogard
Trio feito por três personagens de Fatal Fury tem final disponivel apenas na versão japonesa do jogo como foto
Time Loucura da Neo Geo (Neo Geo Freak Team)
JapãoKyo Kusanagi
JapãoMai Shiranui
Reino UnidoBilly Kane
Três personagens queridos da neo geo tem final disponivel apenas na versão japonesa do jogo como foto
Personagens NPC do Jogo
Nome Aparição Formato
Takuma Sakazaki No Final do Time Art Of Fighting Animado
Mr. Karate No Final do Time Art Of Fighting Animado
Gaidel No final do Time Ikari Warriors Animado
Kaoru No final do Time Psycho Soldier Animado
Jan No final do Time das mulheres lutadoras Animado
Geese Howard No final do Time Especial Animado
Yuki No final do Time Oculto dos Tesouros Sagrados Animado

Jogabilidade[editar | editar código-fonte]

O jogador pode escolher entre dois sistemas de jogabilidade:

    • Advanced: Um sistema quase idêntico ao de KOF '96, entretanto a barra de poder enchia-se através de ataques realizados pelo jogador e não mais ao se apertar botões e em cada vez em que esta era preenchida, acumulava-se nela uma esfera de poder, com a qual o jogador poderia executar um golpe especial ou cancelar sua defesa com um rolamento (ativado ao se apertar juntos os botões A e B durante a defesa) ou um contra-golpe (ativado ao se apertar juntos os botões C e D durante a defesa, um detalhe até então inédito na série). Podia-se acumular no máximo três esferas, e para se executar super-especiais era necessário ter no mínimo duas esferas, e então estoura-se uma esfera, apertando juntos os botões A, B e C, ativando assim uma barra que indicava um limite de tempo para que o jogador executasse o super-especial com a(s) esfera(s) restante(s).
    • Extra: É o sistema de jogabilidade utilizado em KOF '94 e KOF '95. Muito melhor do que o sistema Advanced para esquivar-se de ataques, mas as desvantagens eram: ao contrário do modo Advanced, não se podia correr, dar pulos baixos, escapar de agarrões comuns e acumular esferas de poder, já que a barra de poder era única. Também se podia executar contra-golpes e rolamentos durante a defesa, os quais custavam a barra de poder no nível máximo.

Além disso, deste jogo em diante, os golpes especiais nesta série de jogos já podiam ser combinados em sequências e alguns lutadores, como a estreante Blue Mary, ganharam golpes de ligação (geralmente executados ao se colocar o direcional para frente e apertar o botão de soco fraco), que facilitavam em muito a combinação de golpes comuns com especiais. O aperfeiçoamento da eficácia dos golpes especiais deu-se ao fato de, quando realizados pelo jogador, os golpes especiais faziam parar toda a ação por um rápido instante, como acontecia em jogos da Capcom como Super Street Fighter II Turbo, e se o adversário não estivesse com sua defesa ativada antes da interrupção da animação, causada pelos golpes especiais, dificilmente escaparia dos mesmos. Este detalhe se estendeu pelo resto da série.

Outro detalhe foi o fato de os personagens que eram amigos entre si deixarem suas esferas de poder uns para os outros. Por exemplo, caso o jogador escolhesse jogar com Andy como primeiro personagem o amigo e irmão de Andy, Terry, como segundo personagem, após Andy ser derrotado este deixaria suas esferas de poder e mais uma esfera extra para Terry quando este começasse a lutar. Caso isto ocorresse entre dois personagens sem ligação amistosa alguma, como Terry e Robert, apenas eram deixadas as esferas que tinham, sem nenhuma extra; e caso acontecesse entre personagens inimigos, não era deixada nenhuma esfera. A amizade entre os lutadores era mostrada através de símbolos parecidos com emoticons: Para saber se um personagem era amigo de outro, bastava primeiro escolhê-lo, depois colocar o cursor de seleção em qualquer outro personagem e apertar o botão C. Caso o personagem já escolhido fosse amigo do personagem a ser escolhido, aparecia um emoticon amarelo sorridente; caso não tivessem relação alguma, aparecia um emoticon branco e sério; e caso fosse um inimigo, aparecia um emoticon vermelho furioso. Os personagens que eram considerados inimigos por todos os outros eram Iori e Yamazaki.

Referências

  1. Romano, Sal (28 de janeiro de 2018). «The King of Fighters '97 Global Match announced for PS4, PS Vita, and PC». Gematsu.com. Consultado em 28 de janeiro de 2018 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]