The Last Station

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou se(c)ção não cita fontes fiáveis e independentes (desde janeiro de 2011). Por favor, adicione referências e insira-as no texto ou no rodapé, conforme o livro de estilo. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros, acadêmico)Yahoo!Bing.
The Last Station
A Última Estação (PT/BR)
 Alemanha
 Reino Unido
 Rússia

2009 • cor • 112 min 
Direção Michael Hoffman
Produção Jens Meurer
Chris Curling
Bonnie Arnold
Roteiro Michael Hoffman
Elenco Helen Mirren
Christopher Plummer
James McAvoy
Paul Giamatti
Género Drama biográfico
Idioma Inglês
Música Sergey Yevtushenko
Cinematografia Sebastian Edschmid
Edição Patricia Rommel
Distribuição Sony Pictures Classics
Lançamento 23 de dezembro de 2009
Orçamento US$ 17 milhões
Receita $10,332,256
[[1] Site oficial]
Página no IMDb (em inglês)

The Last Station (br/pt.: A Última Estação) é um filme alemão de 2009 sobre Leon Tolstói [1] , baseado em um romance biográfico de 1990 do mesmo nome escrito por Jay Parini, dirigido e roteirizado por Michael Hoffman. O filme estreou em 2009 no Festival de Filmes de Telluride.

Sony Pictures Classics adquiriu os direitos de distribuição do filme e inicialmente liberou em 23 de dezembro de 2009 cópias em tiragem limitada destinadas a filmes de festivais [2] . Com a repercussão positiva, o filme obteve lançamento maior em 15 de janeiro de 2010. Estreou na Alemanha em 28 de janeiro de 2010.

A história do filme é sobre a batalha entre Sophia e o discípulo do marido Vladimir Chertkov sobre os direitos da obra do escritor, além de dramatizar os últimos momentos de vida de Tolstói na estação ferroviária de Astapovo.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Em 1910, último ano de vida de Leon Tolstói, seus discípulos chamados de "Tolstoianos" e liderados por Vladimir Chertkov, se organizam contra a esposa do escritor, Sophia, para asumirem o controle da obra do marido dela. Chertkov está em prisão domiciliar e contrata Valentin Fedorovich Bulgakov para trabalhar como secretário de Tolstói na propriedade rural dele em Yasnaya Polyana, ao mesmo tempo que lhe ordena informar sobre os acontecimentos envolvendo o escritor e a esposa. Bulgakov descobre que o casamento de 48 anos está em crise, pois Tolstói deseja para seus últimos dias ideais mais românticos e espirituais (ele rejeita o conceito de propriedade privada, por exemplo, e despreza a aristocracia e a religião) enquanto a esposa luta para continuar com o padrão de vida do casal, mantendo a enorme casa e os muitos empregados.

Bulgakov acredita nos ideais propagados pelos discípulos de Tolstói e com isso se mantivera casto mas, ao conhecer o escritor em pessoa e também Masha, uma mulher que também pertence aos Tolstoianos e trabalha na grande propriedade, ele começa a compreender o que seria o verdadeiro significado das palavras do escritor.

Produção[editar | editar código-fonte]

As filmagens foram na Alemanha, em Saxony-Anhalt e Brandemburgo (Estúdios Babelsberg) e Turíngia, nas cidades de Lípsia e Saxônia além do local histórico na Rússia [1] chamado de Yasnaya Polyana ou Jasnaja Poljana, lar da família Tolstói; também é visto o Schloss Stülpe, palácio próximo de Luckenwalde em Brandemburgo. A estação ferroviária da pequena cidade alemã de Pretzsch (Wittenberg) foi o cenário escolhido para representar a antiga Astapovo, a "última estação do título". A estação que funciona como transporte rural, foi fechada por duas semanas para as filmagens.[3]

Premiação[editar | editar código-fonte]

Helen Mirren venceu como melhor atriz no Festival Internacional de Filmes de Roma.[4] Foi indicada também como melhor atriz dramática no Golden Globe Awards, assim como Christopher Plummer como melhor ator coadjuvante. Ambos os atores também receberam indicações pela Academy of Motion Picture Arts and Sciences e Screen Actors Guild Awards.

Leitura[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]