The Legend of Dragoon

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde junho de 2013).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.


Wikitext.svg
Este artigo ou seção precisa ser wikificado (desde Fevereiro de 2008).
Por favor ajude a formatar este artigo de acordo com as diretrizes estabelecidas no livro de estilo.


The Legend of Dragoon
Produtora Sony
Plataforma(s) PlayStation
Data(s) de lançamento 1999
Gênero(s) RPG
Modos de jogo Single Player
Número de jogadores 1
Média 4 CD-ROM
Controles Gamepad

The Legend of Dragoon é um jogo de videogame do gênero RPG para Playstation 1, composto por 4 CDs que foi lançado em 1999 tendo sido um grande sucesso na época, principalmente pelo seu sistema de batalha inovador.

História[editar | editar código-fonte]

A história do jogo gira em torno de Dart, um jovem guerreiro que, quando era criança, teve os seus pais mortos por uma misteriosa criatura a quem ele chama de Black Monster. Sua vila natal, Neet, foi destruída pelo Black Monster e desde então, Dart cresceu e foi criado na vila de Seles, onde treinou para se tornar um guerreiro e ao completar 18 anos, saiu em busca do Black Monster para vingar a morte de seus pais. Cinco anos depois, Dart toma conhecimento sobre a guerra entre os reinos de Basil e Sandora e, preocupado, retorna à Seles. De volta à sua vila, Dart encontra a cidade em ruínas e grande parte da população massacrada pelos soldados de Sandora. Os sobreviventes lhe contam que os soldados levaram Shana, amiga de infância de Dart. O herói então parte para Hellena Prison afim de resgatar Shana e lá ele conhece Sir Lavitz Slambert, um cavaleiro do reino de Basil que tinha ido até a prisão resgatar os seus soldados. Os dois unem forças e juntos conseguem salvar e libertar Shana. A partir daí, Dart, Lavitz e Shana começam uma jornada, onde irão descobrir os poderes dos Dragoon Spirits e que por trás de uma simples guerra entre reinos rivais está algo maior que pode significar a destruição de todo o mundo.

Campanha do Dragão[editar | editar código-fonte]

A Campanha do Dragão ocorreu a mais de 10,000 anos atrás. A raça dos winglies, governada por Melbu Frahma, dominava e reinava absoluta sobre todas as demais espécies do planeta, incluindo os humanos. Mesmo em um número muito maior, os humanos não podiam lutar contra os winglies dado ao fato de que estes seres possuíam incríveis poderes mágicos, mas apesar de sua incapacidade, os humanos ansiavam pela liberdade.

Início da Campanha do Dragão

A Campanha do Dragão foi iniciada pelo Imperador Diaz, imperador vitalício de Gloriano. Foi ele quem proporcionou os poderes das sete Armaduras Dragoon a sete guerreiros: Zieg Feld, Rose, Shirley, Syuveil, Damia, Belzac e Kanzas. Estas armaduras eram o poder necessário para se enfrentar e derrotar os poderosos winglies. Cada Cavaleiro Dragoon possuía um poder fundamental e um dragão vassalo que lhes concedia acesso a cada um dos sete elementos básicos da natureza: Fogo, Trevas, Luz, Vento, Água, Terra e Raio. Quando os winglies tomaram conhecimento a respeito dos Cavaleiros Dragoons, criaram criaturas mágicas chamadas Virages, cujo o poder rivalizava de igual para igual com o poder dos dragões. A guerra então estava declarada.

Desenvolvimento

Já iniciada a guerra, houveram-se inúmeras batalhas, mas as cinco mais importantes são mencionadas e algumas delas são apresentadas em flashbacks recorrentes durante o jogo. As cinco batalhas de maior destaque foram:

  • A batalha de Vellweb: A batalha em Vellweb ocorreu quando os winglies atacaram esta cidade, que era a capital da cidade dos humanos, com o propósito de controlarem a rebelião humana originária nela. Os humanos saíram vitoriosos contra os winglies, mas grande parte da cidade ficou em ruínas, necessitando assim ser reconstruída. Nesta cidade estão localizadas as sete torres sagradas que foram erguidas em homenagem aos Cavaleiros Dragoon que lutaram na Campanha do Dragão. Durante o jogo é possível realizar-se uma missão opcional nesta cidade, cujo o objetivo é lutar, derrotar e libertar as almas de quatro dos sete Cavaleiros Dragoon antigos que permaneceram vagando pelas ruínas de suas respectivas torres. Os Cavaleiros Dragoon a serem enfrentados aqui são: Syuveil, Damia, Belzac e Kanzas.
  • A batalha de Aglis: A batalha em Aglis, a cidade da magia dos winglies. Em algum ponto da guerra, devido à intensidade das batalhas travadas, foi destruída e afundada no mar.
  • A batalha de Zenebatos: A batalha em Zenebatos, a cidade da lei dos winglies. Acredita-se que foram Zieg e Rose que pessoalmente conquistaram e tomaram o poder desta cidade. Depois da conquista e da marcha dos Cavaleiros Dragoon, os seres mágicos da cidade estabeleceram a lei marcial.
  • A batalha de Mayfil: A batalha em Mayfil, a cidade da morte. Os winglies atraíam e encerravam as almas nesta cidade amaldiçoada. Os Cavaleiros Dragoon a destruíram para que as almas fossem deixadas em paz.
  • A batalha de Kadessa: A batalha na cidade imperial, Kadessa. Esta cidade foi o palco da batalha final e foi aqui que a guerra se finalizou.
Fim da guerra, a última batalha

Os humanos sagraram-se vitoriosos ao final da guerra, porém ainda com altos preços pagos. Durante a batalha final em Kadessa, os Cavaleiros Dragoon lutaram em seu máximo esforço, dedicação e habilidade, mas nem mesmo isto foi o suficiente para que evitassem suas respectivas mortes. Shirley e Belzac morreram nas mãos de um Virage. Kanzas morreu em sacrifício quando realizou um ataque kamikaze afim de destruir outro Virage. Syuveil e Damia não se sabe como morreram, embora relatem que foram mortos antes do início oficial da última batalha. Zieg lutou pessoalmente contra Melbu Frahma, conseguindo atravessar a sua espada no mesmo. Mas Melbu Frahma, antes de morrer, transformou Zieg em pedra com a sua magia, dando a entender que havia matado-o também, entretanto posteriormente descobriu-se que Zieg sobreviveu, mas ficou fossilizado ao longo dos milênios, além de ter sido possuído pela essência de Melbu Frahma, que usou-se deste truque para sobreviver ao ataque final de Zieg, possibilitando assim o líder dos winglies retornar 10,000 anos mais tarde para novamente tentar destruir o mundo. Rose foi a única sobrevivente da batalha e seguiu vivendo 10,000 anos adiante. A vitória dos humanos era uma realidade e os mesmos já estavam livres graças aos corajosos guerreiros que lutaram com garra e honra na Campanha do Dragão.

Os célebres heróis da Campanha do Dragão são os Cavaleiros Dragoon: Zieg, Rose, Shirley, Syuveil, Damia, Belzac e Kanzas.

Dragoons[editar | editar código-fonte]

Os Cavaleiros Dragoon, também chamados apenas de Dragoons, são guerreiros que recebem o espírito e o poder dos dragões. Cada um dos Cavaleiros Dragoon possui o seu próprio dragão vassalo e com ele, poderes mágicos correspondentes a cada um dos sete elementos básicos encontrados na natureza. Existe ainda o oitavo elemento, denominado como Não-elemental, que geralmente é concedido pelo Dragoon Spirit do dragão mais poderoso de todos, o Divine Dragon. Durante o jogo todos os personagens jogáveis vão se transformando em Dragoons conforme a história progride.

Personagens[editar | editar código-fonte]

Dart: Um jovem órfão da aldeia de Neet no reino de Mille Seseau. Dart perdeu os pais durante o ataque do Black Monster à sua vila e a partir daí, jurou um dia caçá-lo e matá-lo para assim vingar a morte de seus pais e a destruição de sua terra natal. Logo depois, Dart vai viver na vila de Seles no reino de Serdio, onde cresce ao lado de Shana, a filha do prefeito de Seles e sua melhor amiga, revelando-se mais tarde que os sentimentos de um para com outro são maiores do que uma simples amizade, pois estão apaixonados. Quando Dart completa 18 anos, ele parte de Seles e viaja pelo mundo à procura do Black Monster, mas acaba não obtendo sucesso em sua missão e retorna à Seles cinco anos mais tarde e no seu retorno é onde o jogo tem o seu início. Dart tem como arma uma espada e o seu Dragoon Spirit é o Red-Eyed Dragon, que lhe concede o elemento Fogo em seu uso durante as batalhas. Mais tarde, ele toma posse do Dragoon Spirit do Divine Dragon que, apesar de não possuir um elemento definido, é o mais poderoso Dragoon Spirit que já existiu. Ao fim da jornada, Dart retorna à Seles junto com Shana, planejando então viver em paz junto com a sua amada.

Shana: A filha adotiva do prefeito de Seles e melhor amiga de infância de Dart, tendo crescido e sido criada junto a ele. Quando a guerra civil tem seu início no reino de Serdio, a vila de Seles, que se encontrava em um território neutro, é invadida e atacada pelas forças imperiais de Sandora. Shana é capturada e levada como uma prisioneira até Hellena Prison e é Dart quem toma para si a missão de ir até o local e resgatá-la. Ao ser encontrada por Dart e estando a ver todos os perigos que os cercava, Shana resolve lutar para progeter a si mesma e a Dart. Apesar de não ser uma guerreira, Shana especializou-se no uso do arco e flecha para lutar. Ao mesmo tempo que é uma garota doce e inocente, Shana cresce e progride ao longo da jornada tornando-se uma exímia guerreira. Shana tem como Dragoon Spirit o White Silver Dragon, que lhe concede o elemento Luz em seu uso durante as batalhas. Mais tarde, submetida ao seu misterioso poder interno originário do fato de ser a filha legítima da Rainha Theresa e sendo também conhecida como Moon Child, o Dragoon Spirit do White Silver Dragon deixa Shana e escolhe Miranda para ser sua nova portadora. Ao fim da jornada, Shana retorna à Seles junto com Dart, planejando então viver em paz junto com o seu amado.

Lavitz: Cavaleiro do reino de Basil, a parte do reino de Serdio que ainda permaneceu sob o controle do Rei Albert depois do estouro da guerra civil. Lavitz é um herói de guerra e um cavaleiro bastante dedicado ao seu rei e ao serviço de seu país. Ele foi criado ao lado do Rei Albert desde quando era criança e ambos tornaram-se melhores amigos. Lavitz teve que enfrentar e suportar a dor da morte de Servi, seu pai e sua principal inspiração para tornar-se um cavaleiro. Seu pai fora traído pelo seu melhor subordinado, Greham, e foi assassinado pelo mesmo a mando do Imperador Doel. Durante a guerra, Lavitz vai até Hellena Prison afim de resgatar seus soldados que foram capturados como prisioneiros de guerra e lá ele conhece Dart e Shana. Após ouvir as histórias dos dois jovens, Lavitz resolve unir-se a eles em sua jornada. No Nest of Dragon, Lavitz se encontra com Greham, que estava em posse do Jade Dragoon Spirit e controlando o dragão verde, Feyrbrand. Lavitz e seu grupo lutam contra eles e saem vitoriosos e quando Greham morre, o Jade Dragoon Spirit escolhe Lavitz como seu novo portador. Nos momentos finais da guerra entre Basil e Sandora, Lavitz é morto por Lloyd com a Dragon Buster, uma espada que é uma das únicas armas capazes de matar os dragões e combater as Armaduras Dragoon com extrema facilidade. Após a sua morte, o Rei Albert assume o seu lugar no grupo como o novo Jade Dragoon. Lavitz tem como arma uma lança e o seu Dragoon Spirit é o Jade Dragon, que lhe concede o elemento Vento em seu uso durante as batalhas. Mais tarde, Dart e seu grupo reencontram-se com a alma de Lavitz possuída por um demônio chamado Zackwell. Sem reconhecer os seus amigos devido a influência maligna de Zackwell, Lavitz acaba lutando contra os mesmos, mas durante a luta, os apelos de Dart e as memórias de Lavitz o possibilitam a se libertar do controle maligno do demônio. Utilizando-se de suas últimas forças, Lavitz guia o caminho dos heróis para a saída da cidade e assim desaparece. Antes de partir, Dart lhe diz que ele sempre viverá nos corações de seus amigos, fazendo assim com que a alma de Lavitz encontre a paz e possa finalmente repousar em paz.

Rose: Misteriosa guerreira que aparece pela primeira vez salvando Dart do ataque do dragão Feyrbrand, que estava sendo utilizado na guerra pelo império de Sandora. Mais tarde, Rose retorna como uma Dragoon e salva Dart e seu grupo do giganto Kongol. É ela quem desperta o poder adormecido do Dragoon Spirit do Red-Eyed Dragon que Dart carregava consigo julgando-o apenas como uma lembrança deixada por seu falecido pai. Após instruir Dart nas técnicas de luta dos Cavaleiros Dragoon, Rose decide acompanhá-lo e ao seu grupo. Por ser pouco sociável, os demais personagens desconheciam a verdadeira origem de Rose e os motivos que a levavam a seguí-los em sua jornada. Ao longo do jogo é revelado que Rose é o próprio Black Monster e que foi a responsável pela destruição de Neet e a morte dos pais de Dart. Também é revelado que ela foi um dos heróis da Campanha do Dragão, que ocorreu a mais de 10,000 anos atrás e sendo ela a única sobrevivente da guerra. Depois de Dart tomar conhecimento a respeito de sua verdadeira história e ela tendo ciência de que ele havia crescido e se tornado mais forte, Rose pede ao mesmo que a mate afim de vingar a morte de seus pais, ao que Dart protesta e retruca perdoando-a e poupando-lhe a vida alegando que o Black Monster já estava morto. No passado, Rose e Zieg eram namorados e pretendiam se casar e viver juntos após o término da Campanha do Dragão. Porém durante a batalha final, Zieg foi petrificado por Melbu Frahma e Rose saiu-se como a única sobrevivente da guerra. Ela conseguiu o seu Dragoon Spirit ao matar um dragão que tinha tido um filhote a quem ela deu o nome de Michael e o pequeno dragão era o seu único e melhor amigo antes de se transformar em uma Dragoon, mas devido ao fato de que Michael cresceu e tornou-se incontrolavelmente violento, Rose o matou também. Ao fim da jornada após a segunda guerra contra Melbu Frahma, Rose e Zieg se sacrificaram para destruí-lo definitivamente e restaurar a paz mundial, morrendo na explosão da Moon that Never Sets junto com aquele que era o seu único e verdadeiro amor. Rose tem como arma uma rapieira e seu Dragoon Spirit é o Dark Dragon, que lhe concede o elemento Trevas em seu uso durante as batalhas.

Haschel: Um mestre em luta corpo-a-corpo da Escola Rústica de Artes Marciais em Rouge. Haschel com o seu temperamento e atitudes difíceis dada a dedicação para com o estilo de luta de sua família que fora passado por inúmeras gerações, perde sua única filha, Claire, que foge de casa depois de acidentalmente matar uma das alunas de seu pai. Mais tarde, arrependido e desejoso em ter sua filha de volta, Haschel decide viajar pelo mundo para procurá-la, mas não tem sucesso em encontrá-la a mais de 20 anos. É ao participar do torneio de luta na cidade de Lohan, a rica cidade do comércio de Serdio que encontra-se neutra na guerra, que Haschel conhece Dart e testemunha os seus incríveis poderes de Cavaleiro Dragoon. Ele resolve unir-se ao grupo de Dart para ajudá-lo, mas sem deixar de lado o seu objetivo inicial de encontrar sua filha desaparecida. Quando o grupo derrota o Imperador Doel no Black Castle e decide partir para Tiberoa afim de procurar por Lloyd, Haschel inicialmente opta por não ir pensando que isto atrapalharia a sua missão de encontrar sua filha, entretanto como Doel morre após a luta, o Dragoon Spirit que o mesmo possuía acaba por escolher Haschel como o seu novo portador. Tendo em suas mãos a responsabilidade dos Cavaleiros Dragoon, Haschel muda de ideia e resolve continuar acompanhando o grupo. Haschel não luta utilizando armas, pois sendo um artista marcial, luta valendo-se dos seus poderosos punhos. Seu Dragoon Spirit é o Violet Dragon, que lhe concede o elemento Raio em seu uso durante as batalhas. O seu Dragoon Spirit é o único de todos além do Dragoon Spirit do Divine Dragon que não possui vantagens e desvantagens elementais aos inimigos. Uma curiosidade sobre Haschel é que apesar de já estar com 60 anos, ele conserva um jeito bonachão e uma mentalidade jovial, mas como um artista marcial e mestre de seu estilo de luta, sabe ser um guerreiro exímio e concentrado mesmo nas situações mais complicadas. Ao fim da jornada, Haschel torna-se mestre de Kongol, ensinando-o e lhe passando os conhecimentos de seu estilo de luta, apesar de não obter muito sucesso dado ao excesso de tamanho e pouca inteligência de Kongol.

Albert: O rei legítimo de todo o reino de Serdio. Albert tem que enfrentar as ambições desenfreadas e diabólicas do Imperador Doel, seu tio e irmão de seu pai, o Rei Carlos. A 20 anos, Doel matou o seu irmão e criou um país independente, Sandora, dividindo o reino em dois e iniciando a guerra civil entre o reino governado por Albert, Basil e Sandora e a guerra se espalhou por todo o território de Serdio. No Black Castle em Kazas, o império Sandora ganhava cada vez mais poder bélico, chegando a ter um guerreiro giganto em suas tropas e o dragão Feyrbrand como arma de guerra, quebrando assim o tratado de paz que havia entre os dois reinos. Do Indels Castle em Bale, o Rei Albert tentara resistir desesperadamente aos ataques vindos de Sandora, até que é derrotado e levado como um prisioneiro de guerra até Hellena Prison. Neste momento, Dart, Lavitz e seu grupo decidem ir até Hellena Prison resgatá-lo e pôr um fim definitivo à guerra. Em meio aos eventos do resgate do rei, Lavitz acaba sendo atacado por Lloyd e morre no processo. Albert, livre de seu cativeiro, em honra à memória de seu melhor amigo e cavaleiro, decidiu unir-se a Dart e seu grupo quando o Jade Dragoon o escolheu como seu novo portador. Apesar de ser um rei e ser inicialmente tratado como um nobre dentro do grupo, Albert fez questão de deixar evidente que gostaria de ser tratado como um equivalente aos seus companheiros, pois agora ele já não era mais um rei e sim um aliado e amigo. Quando o grupo encontra-se em Mayfil, a cidade da morte, Albert e seu grupo lutam contra a alma de Lavitz, que estava sob o controle de um demônio que vagava pela cidade atormentando as almas. Sofrendo demasiado por seu amigo não estar descansando em paz, Albert e seus companheiros lutam contra o demônio e libertam a alma de Lavitz de seu controle. Assim como Lavitz, Albert tem como arma uma lança e seu Dragoon Spirit é o Jade Dragoon, que lhe concede o elemento Vento em seu uso durante as batalhas. Ao fim da jornada, Albert se casa com uma das princesas do reino de Tiberoa, Emille e retoma o seu status de rei, governando o reino de Serdio tendo Emille como sua rainha.

Meru: Ela é uma dançarina de Donau, a cidade das flores no reino de Tiberoa. Meru possui cabelos e pêlos prateados, característicos dos winglies, mas inicialmente seus companheiros desconhecem sua verdadeira origem. Ela está sempre alegre e dançando, e às vezes comporta-se de maneira infantil, sendo alvo de crítica por parte de seus amigos, principalmente de Rose. Dart e seu grupo a conhecem quando visitam Donau e encontram Meru batendo nos bandidos que causavam problemas na cidade. Meru decide unir-se ao grupo de Dart quando eles se dispõem a resgatar o jovem Lynn, que encontra-se nas mãos da bandidagem que aterroriza o reino. Independente de aparentar ser uma menininha boba e inocente, Meru é uma poderosa guerreira, sendo destemida e desprovida de medo dos perigos. Mesmo sendo uma guerreira, não deixa de se comportar como uma menina comum, pois adora dançar e fazer brincadeiras e piadas até mesmo nas situações mais impróprias. Apesar dos aborrecimentos que as suas manias infantis possam causar, Meru é uma amiga extremamente leal, altruísta, companheira, do tipo que não mede esforços para ajudar aqueles que ama. Sua arma é um grande martelo e seu Dragoon Spirit é o Blue Sea Dragon, que lhe concede o elemento Água em seu uso durante as batalhas. Quando seus amigos descobriram o seu segredo de ser uma wingly, Meru os questionou se eles ainda seriam seus amigos se soubessem a verdade desde o princípio. Dart então lhe explica que sendo uma humana ou uma wingly, Meru era uma amiga e que nada mudaria este fato. Ao fim da jornada, Meru torna-se noiva de Guaraha, um wingly e seu melhor amigo de infância.

Kongol: Ele é o último sobrevivente de sua raça, os gigantos. Kongol se tornou um perigoso e poderoso guerreiro a serviço do Imperador Doel. Quando era criança, Kongol foi encontrado por Doel e acolhido pelo mesmo quando seus pais morreram. Doel criou e protegeu Kongol e seus gestos fizeram Kongol acreditar que isto era a amizade e o amor, apesar dos atos cruéis que Doel praticava em prol de suas ambições para tornar-se o rei absoluto de Serdio. Após a morte de Doel e ver o jeito de ser de Dart e seus amigos, que lhe pouparam a vida em seu último encontro com eles e testemunhar os poderes dos Cavaleiros Dragoon, Kongol finalmente compreendeu que seus ideais de amizade e lealdade estavam equivocados e assim, decidiu unir-se a Dart e seu grupo em sua jornada. A terra natal de Kongol, Home of Gigantos, agora jaz em ruínas e serve de base de operações para os bandidos de Tiberoa, este também sendo o motivo pelo qual Kongol decidiu unir-se a Dart, pois acreditava que ele era um líder muito mais poderoso do que Doel foi e que ele traria a paz e a igualdade para todas as espécies do mundo. Sua arma é um enorme machado e seu Dragoon Spirit é o Golden Dragon, que lhe concede o elemento Terra em seu uso durante as batalhas. Ao fim da jornada, Kongol se torna aprendiz de Haschel, apesar de não levar jeito algum para as artes marciais por ser grande e desengonçado.

Miranda: Uma das quatro irmãs sagradas do reino de Mille Seseau. Quando a Rainha Theresa perdeu as suas duas filhas, a princesa Louvia e Shana, ela decidiu adotar quatro meninas órfãs e entre elas estava Miranda. Por ser a filha mais velha da rainha, Miranda é chamada de Primeira Irmã Sagrada pelos súditos e subordinados do reino, enquanto suas irmãs, Luanna, Wink e Setie são a Segunda, Terceira e Quarta Irmãs Sagradas respectivamente. Trabalha pelo bem de seu povo com muita dedicação e esforço, apesar do seu temperamento forte e explosivo. Mesmo sendo considerada durona exteriormente, Miranda é uma mulher carinhosa, doce e sensível, dando grande importância à valores como a amizade, o amor e a lealdade. Dart e seus amigos a conhecem quando visitam o Crystal Palace em Deningrad pela primeira vez. Miranda lhes explica que todo o reino está ameaçado por causa do Divine Dragon, que se libertou de seu cativeiro no Mountain of the Mortal Dragon e sobrevoava os fortes do palácio, aterrorizando todo o reino. Dart e seu grupo decidem partir em busca de alguma arma que fosse capaz de enfrentar e derrotar o Divine Dragon, mas antes da partida, o Dragoon Spirit do White Silver Dragon deixa Shana e escolhe Miranda como sua nova portadora, impossibilitando Shana de continuar acompanhando Dart e o grupo e fazendo assim com que Miranda se juntasse ao grupo substituindo Shana em auxiliar Dart e os demais na derrota do Divine Dragon. Na Moon that Never Sets, o passado de Miranda foi revelado. Ela era a filha única de um casal e passava por dificuldades com sua família, pois o seu pai era um alcoólatra e desempregado e vivia abusando e maltratando a sua mãe. Um dia, cansada dos desrespeitos constantes de seu marido, a mãe de Miranda resolveu ir embora, abandonando-a no processo. Algum tempo depois, seu pai adoeceu e morreu, deixando-a órfã. Quando reencontrou-se com sua mãe na figura do monstro Death Rose na Moon that Never Sets, Miranda a perdoou por tê-la abandonado e com isto, resolveu-se com o seu passado. Assim como Shana, Miranda tem como arma um arco e flecha, sendo assim impossibilitada de utilizar Additions. Seu Dragoon Spirit é o White Silver Dragon e assim como era com Shana, lhe concede o elemento Luz durante as batalhas. Ao fim da jornada, Miranda retorna ao Crystal Palace e retoma o seu lugar como uma das princesas do reino de Mille Seseau.

Tasman: Um velho espadachim muito habilidoso de Seles que iniciou Dart no uso da espada.

Fruegel: O diretor da Hellena Prison. Fruegel é grande e forte, além de ser extremamente cruel e impiedoso até mesmo com seus subordinados, tendo o costume de ameaçá-los e matá-los quando estes falham em suas missões mais importantes ou quando lhe trazem más notícias. A mando do Imperador Doel, Fruegel mandou sequestrarem Shana em Seles e a levarem até a prisão, mas seus planos foram frustrados por Dart e Lavitz, que resgataram Shana e o derrotaram em sua primeira luta. Sua segunda aparição ocorre quando o Rei Albert é capturado e levado à prisão, também a mando do Imperador Doel. Neste segundo encontro, Fruegel luta contra Dart, Lavitz e seu grupo mais uma vez e de novo acaba derrotado e desta vez morto devido aos poderes dos Cavaleiros Dragoon.

Ministro Noish: Conselheiro do Rei Albert. O Ministro Noish relata a Dart algumas histórias envolvendo o Black Monster, inclusive contando-o que o mesmo era conhecido como o demônio que desobedece a grande existência e que era referido como o devorador de deuses. Segundo as lendas narradas por ele, a história do Black Monster iniciou-se a 10,000 anos atrás na época da Campanha do Dragão, que foi a maior guerra já travada entre os humanos e os winglies.

Kaiser: Chefe da Oitava Cavalaria de Basil que comanda as forças aquarteladas em Hoax.

Dabas: Comerciante de Lohan que tem conhecimentos sobre ervas raras.

Greham: Era o capitão da Segunda Cavalaria de Basil, o melhor soldado do pai de Lavitz bem como o seu traidor e algoz. Greham matou Servi a mando do Imperador Doel e uniu-se ao seu império. Em recompensa por sua lealdade, Doel lhe presenteou com o Dragoon Spirit do Jade Dragon, que o permitiu domar e controlar o dragão Feyrbrand para utilizá-lo em prol do império Sandora em sua conquista do reino de Serdio. É encontrado no Nest of Dragon por Dart e seu grupo e luta com eles, sendo derrotado e morto durante a luta. Após a sua morte, o Dragoon Spirit que possuía passa para Lavitz.

Servi: Pai de Lavitz e o comandante supremo da Segunda Cavalaria de Basil. Era o melhor amigo de Greham antes de ser traído e morto pelo mesmo. Greham tinha inveja da força e honra de Servi e quando o Imperador Doel lhe propôs que traísse seu reino, Greham aceitou sua oferta e matou Servi. Em recompensa pela sua lealdade, Doel deu a Greham o Dragoon Spirit do Jade Dragon para que ele pudesse domar e controlar o dragão Feyrbrand e utilizá-lo a serviço do império Sandora. Dart e seu grupo se encontram com Greham no Nest of Dragon, o enfrentam e o derrotam. Após a morte de Greham, o Dragoon Spirit do Jade Dragon escolhe o filho de Servi, Lavitz, para ser o seu novo portador.

Drake: Um bandido que vive no Shrine of Shirley. Drake protege o santuário em consideração à Shirley, cujo o espírito reside no lugar. Especula-se que Drake tenha o dom de ver e conversar com o espírito de Shirley e, por causa disto, resolveu proteger o local de repouso da alma da mesma.

Lloyd: Um wingly e espadachim extremamente habilidoso. Lloyd é um rapaz muito ambicioso e não mede consequências e nem esforços para conseguir o que deseja. Durante o primeiro arco da história, Lloyd aparece sob o pseudônimo Man in Hood e trabalhando para o Imperador Doel. Foi a mando de Doel e por intermédio de Lloyd que Fruegel mandou soldados do império Sandora sequestrarem Shana em Seles. Lloyd tinha como principal objetivo reunir os três tesouros lunares pertencentes aos reinos de Serdio, Tiberoa e Mille Seseau. Ele desejava a utopia que Melbu Frahma, o líder dos winglies, iria criar no mundo. Lloyd possui a espada Dragon Buster, uma das únicas armas capazes de matar os dragões com extrema facilidade. Por se tratar de uma arma mágica criada pelos winglies para matar dragões, a Dragon Buster também concedia à Lloyd uma vantagem sobre os Cavaleiros Dragoon e por foi por conta disto que Lloyd conseguiu matar Lavitz quando o mesmo tentou atacá-lo para defender o Rei Albert. No final, Lloyd trai Melbu Frahma e é morto pelo mesmo. Como possuía o Dragoon Spirit do Divine Dragon, após a sua morte, o Dragoon Spirit passa para Dart.

Imperador Doel: Doel é o irmão do Rei Carlo e tio do Rei Albert. Há 20 anos atrás, Doel assassinou Carlo e dividiu o reino de Serdio em dois, criando seu próprio império, Sandora, e iniciando a guerra civil no reino. Ambicionava destruir seu sobrinho e o reino deste para poder ascender como rei absoluto de Serdio. Ele é o principal antagonista do primeiro arco da história, sendo a mente por detrás dos muitos problemas pelo qual Dart e seus companheiros enfrentaram ao longo de sua jornada inicial.

Rei Zior: Governante do reino de Tiberoa. Possui duas filhas, a princesa Emille e a princesa Lisa.

Princesa Emille: Filha mais velha do Rei Zior. Foi sequestrada e aprisionada por Lenus, que tomou o seu lugar e a sua identidade para poder roubar o tesouro lunar de Tiberoa para Lloyd. Foi salva por Dart e seu grupo e, no final da jornada dos mesmos, casou-se com o Rei Albert e tornou-se rainha do reino de Serdio governando ao lado de seu esposo.

Princesa Lisa: Filha mais nova do Rei Zior. É uma mulher tão carinhosa e doce quanto sua irmã mais velha, Emille.

Lenus: Uma bandida wingly e namorada de Lloyd. Lenus sequestrou e aprisionou a princesa Emille e tomou sua identidade para ter um acesso mais fácil ao tesouro lunar de Tiberoa, que iria ser entregue pelo Rei Zior à sua filha no seu aniversário de 20 anos. Após descobrirem sua farsa, Dart e seu grupo lutaram contra Lenus, mas a mesma conseguiu fugir para Prison Island. Dart e seus companheiros a reencontram na caverna submarina e lutam contra ela mais uma vez e a luta nesta segunda vez é mais complicada pelo fato de Lenus estar em posse e utilizando os poderes do Dragoon Spirit do Blue Sea Dragon e controlando o dragão Regole. Após a batalha, Lenus morre e seu Dragoon Spirit escolhe Meru para ser a sua nova portadora.

Lynn: Um jovem rapaz que estava refém dos bandidos de Tiberoa. É resgatado por Dart e seu grupo.

Gehrich: Antigo discípulo de Haschel e agora líder de sua própria gangue de ladrões. É enfrentado e morto por Dart e seu grupo no Home of Giganto.

Mappi: Parceiro de crimes de Gehrich. Foi enfrentado junto com o mesmo e conseguiu escapar vivo da primeira batalha, roubando o Dragoon Spirit do Red-Eyed Dragon de Dart no processo. No segundo encontro, foi morto por Dart e seu grupo e com isto, os mesmos recuperaram o Dragoon Spirit roubado.

Lugares do jogo[editar | editar código-fonte]

Endiness: Continente onde se passa toda a aventura do jogo.

Serdio: Reino do sul de Endiness e o local onde inicia-se a jornada.

Seles: Uma vila localizada ao sul de Serdio cercada por florestas. É o local onde Dart e Shana cresceram e foram criados. A vila é atacada e incendiada pelas forças imperiais de Sandora quando procuravam por Shana no início do jogo. Mais tarde a vila começa a ser reconstruída pelos habitantes locais.

Hellena Prison: Uma prisão à beira-mar utilizada pelo império Sandora para captura e carceiragem de prisioneiros da guerra. Está sob o comando de Fruegel.

Prairie: Depois de fugir de Hellena Prison, Dart e seus companheiros descansam em uma cabana neste local. Dart conta a Shana o que esteve fazendo desde que partiu de Seles e Lavitz lhes conta a respeito da guerra em Serdio.

Limestone Cave: É um atalho pelo qual Dart e seu grupo decidem seguir afim de chegar mais rápido ao Indels Castle em Bale. Algumas pessoas relataram ao grupo que um guardião estava vivendo na caverna e impedindo o povo de passar pela mesma e pedir ajuda ao Indels Castle, sendo este guardião o monstro Urobolus.

Bale: Capital do reino de Serdio onde localiza-se o Indels Castle. É a cidade natal de Albert e Lavitz.

Hoax: Cidade-castelo onde as cavalarias de Basil estão segurando a linha de frente na batalha contra Sandora. A cidade sofre um grande ataque por conta de Kongol e dos soldados de Sandora, que só é vencido graças a chegada de Rose e da transformação de Dart em um Cavaleiro Dragoon.

Marshland: Local onde encontra-se o Sétimo Forte e onde está acampada a Décima Cavalaria de Basil, que foram destruídos pelo dragão Feyrbrand e pelas forças imperiais de Sandora.

Volcano Villude: Localizado na região central de Serdio e lar do Fire Bird. Ao passar pelo local, Shana sente que algo a está chamando e segue a voz até que o grupo encontra uma estátua em um dos rios de lava. Rose explica que aquilo é um Virage fossilizado e que parecia estar vivo. Ela diz que os Virages eram criaturas usadas pelos winglies durante a Campanha do Dragão, assim como os humanos usavam os dragões. O Virage desperta e ataca o grupo, que é forçado a destruí-lo.

Nest of Dragon: Uma floresta oculta em um vale de Serdio onde o dragão Feyrbrand se escondia. Toda a floresta foi contaminada por um veneno expelido pelo dragão, que chegou a afetar Shana e deixou-a à beira da morte, pois teria apenas uma semana de vida a menos que fosse curada pelas Dragoni Plants. Durante a busca pelas plantas, o grupo acabou encontrando o Shrine of Shirley e uma fonte alternativa de cura para Shana, o Dragoon Spirit do White Silver Dragon.

Lohan: A cidade do comércio de Serdio. Encontra-se neutra na guerra entre Basil e Sandora. É uma cidade repleta de lojas, cassinos e bares onde as pessoas costumam frequentar para se divertir e comprar.

Shrine of Shirley: Um templo em ruínas localizado adiante ao Nest of Dragon. Este local é protegido por um bandido chamado Drake e habitado pelo espírito de Shirley, a antiga portadora do Dragoon Spirit do White Silver Dragon. Não se sabe se o templo foi construído em homenagem à Shirley ou se simplesmente seu espírito escolheu este lugar para habitar após a sua morte.

Kazas: Capital do império Sandora. É nesta cidade que localiza-se o Black Castle pertencente ao Imperador Doel e foi neste local onde a guerra entre Basil e Sandora se finalizou.

Tiberoa: Reino do oeste de Endiness. É governado pelo Rei Zior.

Fletz: Capital do Reino de Tiberoa e lar do Rei Zior e de suas filhas, as princesas Emille e Lisa. Dart e seu grupo visitam o castelo buscando informações sobre Lloyd e descobrem que a princesa Emille é uma impostora e que a verdadeira princesa estava sendo mantida como prisioneira em alguma área oculta dentro do castelo. Após descobrirem a verdade, Dart e seus companheiros travam uma luta com Lenus, a bandida namorada de Lloyd que estava se passando pela princesa afim de roubar o tesouro lunar de Tiberoa.

Barrens: Um local de terreno rochoso onde Dart e seu grupo são atacados por dois ladrões da Gangue de Gehrich e Mappi. Eles lutam contra eles e após a batalha, Mappi consegue roubar o Dragoon Spirit do Red-Eyed Dragon de Dart e foge.

Donau: A cidade das flores e lar de Meru. É uma cidade que possui uma paisagem muito alegre e florida. Dart e seu grupo conhecem Meru quando visitam esta cidade. Após propor que eles resgatassem o jovem Lynn dos bandidos de Tiberoa, Meru decidiu acompanhá-los.

Valley of Corrupted Gravity: Um vale isolado onde ocorrem mudanças bruscas na gravidade, podendo tornar o solo local extremamente leve ou pesado. É comum ver as rochas do local flutuando devido à baixa gravidade. Dart e seu grupo encontram e enfrentam um Virage neste lugar.

Home of Giganto: Uma cidade que jaz em ruínas e lar de origem de Kongol. Depois que os gigantos foram exterminados e a cidade decaiu, o local passou a ser utilizado pela bandidagem de Tiberoa como base de operações.

Phantom Ship: Um navio antigo destruído pelo Black Monster e afundado no mar a vários anos. Tornou-se uma espécie de residência para as almas dos tripulantes que lutaram contra o Black Monster para proteger a princesa Louvia quando esta encontrava-se na embarcação. Dart e seu grupo adentram este local e apenas iniciam batalhas caso passem perto das almas, que os julga como invasores.

Illisa Bay: Uma região oceânica que se localiza ao norte de Tiberoa e ao sudeste de Mille Seseau. É responsável por conectar via mar Donau, Fueno e Furni. É um dos pontos por onde a embarcação do Queen Fury costuma navegar.

Lidiera: Uma cidade localizada em Illisa Bay. Dart e Rose aparecem neste lugar após serem arrastados pelas correntezas durante a tentativa de fuga do Queen Fury.

Undersea Cavern: Uma caverna marinha que conecta Fueno e Lidiera. É geralmente inundada pelas águas afim de previnir as pessoas de adentrarem ao local e consequentemente chegarem à Prison Island, lar do dragão Regole.

Fueno: Uma cidade à beira-mar. Possui como suas atrações principais os banhos quentes e um porto gigantesco onde se encontra o navio Queen Fury, que leva os viajantes em um tour pelo território marítimo de Tiberoa. Esta cidade localiza-se no centro de Illisa Bay. É uma cidade bastante similar à Lohan, pois aqui encontra-se diversos comerciantes nas docas com o comércio voltado para o mar.

Prison Island: Uma caverna que se encontra mais adentro da Undersea Cavern. É o local de repouso de Regole, o dragão dos mares que estava sendo usando por Lenus para aterrorizar e controlar o reino de Tiberoa. Dart e seu grupo lutam e derrotam Lenus, que estava utilizando o poder do Dragoon Spirit do Blue Sea Dragoon, e Regole neste local. Após a morte de Lenus, o Dragoon Spirit que esta possuía escolhe Meru como sua nova portadora.

Mille Seseau: O reino ao norte de Endiness. É o país de origem de Dart e Shana. É governado pela Rainha Theresa e suas filhas, Miranda, Luanna, Wink e Setie. É o maior e mais próspero país do continente Endiness.

Furni: A cidade das águas de Mille Seseau. As viagens de ida e vinda desta cidade dependem de barcos ou botes. É lar de Teo e seu lobo de estimação, Kamuy.

Evergreen Forest: Uma floresta próxima à área terrena de Furni. É uma floresta com uma paisagem muito verde. Foi para este local que Kamuy, o lobo de estimação de Teo, fugiu após tornar-se violento e atacar a filha do prefeito de Furni. Dart e seu grupo lutam contra Kamuy e após a batalha, Shana utiliza o poder de cura do Dragoon Spirit do White Silver Dragon para reverter Kamuy à sua forma original, a de um pequeno lobo inofensivo.

Deningrad: Capital do reino de Mille Seseau. Nesta cidade encontra-se o Crystal Palace, lar da Rainha Theresa e de suas filhas, as Irmãs Sagradas do Reino de Mille Seseau, Miranda, Luanna, Wink e Setie. Quando Dart e seu grupo visitam a cidade pela primeira vez, esta encontrava-se em estado de alerta, pois estava sendo atacada e aterrorizada pelo Divine Dragon, que fora encerrado em um vale próximo da cidade, mas por razões desconhecidas conseguiu se libertar e começou a sobrevoar os fortes do castelo. Dart e seus companheiros decidem partir para enfrentar e derrotar o Divine Dragon. Antes da partida, o Dragoon Spirit do White Silver Dragon deixa Shana e escolhe Miranda como sua nova portadora, impossibilitando Shana de continuar acompanhando o grupo. Shana então resolve ficar na cidade a pedido de Dart até que ele e seus companheiros retornem.

Neet: A cidade de origem de Dart. A 18 anos atrás, quando Dart ainda era criança, esta cidade foi brutalmente atacada pelo Black Monster e destruída enquanto este procurava pela Moon Child intencionando matá-la. Dart e a Segunda Irmã Sagrada Luanna foram os dois únicos sobreviventes do massacre da cidade. Após a destruição da mesma, Dart migrou para o reino de Serdio onde cresceu na vila de Seles junto com Shana.

Forest of Winglies: Uma floresta oculta por magia. É o local onde os winglies sobreviventes da Campanha do Dragão se refugiaram para plenejar sua vingança e retomada do mundo. O local só pode ser acessado por intermédio de um portal mágico invocado pelos poderes de um wingly. Foi neste local onde Dart e seu grupo descobriram que Meru era uma wingly e onde os mesmos conseguiram informações sobre o Dragon Block Staff, uma arma que enfraquece severamente os poderes dos dragões. É o local de origem de Meru.

Forbidden Land: Antigamente este local era Kadessa, a cidade imperial dos winglies. Após a batalha final entre os humanos e os winglies durante a Campanha do Dragão, esta cidade foi completamente devastada. A cidade atualmente não é nada mais do que um terreno vazio, uma sombra do que foi a mais de 10,000 anos atrás e um local em ruínas marcadas pela intensidade da guerra. Dart e seu grupo conseguem obter o Dragon Block Staff neste local após derrotarem mais um dos Virages antigos dos winglies.

Mountain of Mortal Dragon: Um vale localizado próximo à Deningrad. É o local onde o Divine Dragon foi encerrado após as batalhas da Campanha do Dragão. Nos dias atuais, o Divine Dragon conseguiu se libertar de seu cativeiro e passou a sobrevoar os fortes do Crystal Palace, aterrorizando o reino de Mille Seseau e colocando Deningrad em estado de alerta. Dart e seu grupo conseguem enfraquecer o Divine Dragon com o Dragon Block Staff e decidem enfrentá-lo e derrotá-lo. Por terem utilizado o cetro, Dart e seus companheiros não podiam se transformar em Dragoons, pois o cetro também bloqueava os poderes dos Dragoon Spirit. Após uma dura batalha, o Divine Dragon foi derrotado e quando Dart se preparou para finalizar o monstro, Lloyd apareceu, cortou o olho do dragão e obteve o seu Dragoon Spirit.

Kashua Glacier: Um terreno gélido localizado nas montanhas de Mille Seseau. Miranda costumava vir até este local quando era criança para brincar até ser encontrada e adotada pela Rainha Theresa.

Snowfield: Um campo enevoado onde localiza-se o Fort Magrad.

Fort Magrad: Um forte antigo utilizado pelos humanos durante a Campanha do Dragão. É possível realizar-se uma missão opcional neste lugar, onde o objetivo é enfrentar e derrotar o Polter Armor.

Vellweb: A cidade capital dos humanos durante a Campanha do Dragão. É uma cidade muito grande capaz de abrigar uma população imensa. Neste lugar encontram-se as sete torres sagradas pertencentes aos antigos Cavaleiros Dragoon que lutaram contra os winglies durante a Campanha do Dragão. É possível realizar-se uma missão opcional nesta cidade, onde o objetivo é enfrentar e libertar as almas de quatro dos sete Cavaleiros Dragoon que permaneceram encerradas em suas torres sem saber para onde deveriam ir após suas mortes. Após a guerra, a cidade permaneceu abandonada.

Monstros[editar | editar código-fonte]

Urobolus: O monstro que guardava a Limestone Cave e que estava impedindo os viajantes de passarem pela mesma e chegar ao Indels Castle. É uma cobra monstruosa e portadora de um veneno mortal. Dart e seu grupo a enfrentam e conseguem derrotá-la, porém é Shana que a destrói definitivamente ao despertar o misterioso poder interno que possui por ser a Moon Child.

Fire Bird: Um monstro com a fisionomia de um pássaro em chamas e que fez o seu ninho no topo do Volcano Villude, pois as altas temperaturas do local o favorecem pelo fato de ser uma ave do fogo. Atacou Dart e seu grupo que, desavisados sobre a presença do monstro, passaram pelo local.

Feyrbrand: O dragão das presas verdes. Sobreviveu às batalhas travadas durante a Campanha do Dragão e durante os períodos atuais no jogo, foi controlado por Greham com o auxílio do Dragoon Spirit do Jade Dragon a serviço de Sandora, colocando Basil em situação crítica. É derrotado e morto junto com Greham por Dart e seu grupo no Nest of Dragon. Mais tarde a sua alma foi presa em Mayfil, sendo enfrentada e libertada pelo mesmo grupo que o matou.

Regole: O dragão dos mares. Foi domado e controlado por Lenus com o auxílio do Dragoon Spirit do Blue Sea Dragon. Ele foi utilizado para aterrorizar o reino de Tiberoa afim de facilitar o objetivo de Lenus de roubar o tesouro lunar do mesmo. Foi derrotado e morto junto com Lenus por Dart e seu grupo em Prison Island. Mais tarde a sua alma foi presa em Mayfil, sendo enfrentada e libertada pelo mesmo grupo que o matou.

Divine Dragon: O Divine Dragon é o rei dos dragões e o mais poderoso de todos. Encarceirado em um vale próximo ao reino de Mille Seseau, conseguiu libertar-se e passou a aterrorizar o reino. Mesmo os poderes das Armaduras Dragoon não eram suficientemente forte para enfrentá-lo e derrotá-lo. Dart e seu grupo conseguiram debilitá-lo ao utilizarem o Dragon Block Staff, uma arma mágica criada pelos winglies para enfraquecer o poder dos dragões e consequentemente dos Cavaleiros Dragoon. Enfraquecido pelo cetro, o Divine Dragon pôde enfim ser derrotado e morto em batalha. Pouco depois de sua derrota, Lloyd surgiu e com a Dragon Buster, cortou o olho do dragão e obteve o seu Dragoon Spirit. Mais tarde a sua alma foi presa em Mayfil, sendo enfrentada e libertada pelo mesmo grupo que o matou.

Virage: Os Virages são criaturas mágicas mortíferas criadas pelos winglies quando estes tomaram conhecimento a respeito dos Dragoon Spirits e dos Cavaleiros Dragoon. Seu poder era grande o suficiente para rivalizarem com os dragões controlados pelos humanos.

Sistema de jogo[editar | editar código-fonte]

O sistema de batalha do jogo é baseado em Addition, elas consistem em ataques especiais que são executados apertando o botão X um certo número de vezes (de dois a sete) e num certo ritmo, a cada 20 vezes que a Addition é usada, ela fica mais poderosa, sendo que ela atinge o nível máximo quando for usada 80 vezes e conforme você vai subindo de nível, novas Additions vão aparecendo, com excepção da última que só aparece quando você elevar todas as outras ao nível máximo.

Obs.: Às vezes, quando você executa uma Addition, um quadrado vermelho substitui o azul, isto significa que o oponente vai tentar contra-atacar e se tiver êxito, a execução da Addition será cancelada e o personagem sofrerá dano, para impedir isso, quando o quadrado vermelho aparecer, você deverá apertar o botão círculo.

Não há muitas magias em The Legend of Dragoon, no modo normal você deve usar certos itens que equivalem a magias, alguns, quando usados, podem ter seu efeito aumentado aumentando-se repetidamente o botão X, existem também as magias que podem ser usadas quando o personagem se transforma em Dragoon, neste modo o personagem também pode usar a Dragoon Addition, que é bem parecida com as Additions normais, mas neste modo só existe um e é muito mais poderosa do que as mesmas.

A partir do momento em que um personagem ganha um Dragoon Spirit, ele passa a poder se transformar em um Cavaleiro Dragoon, para isso ele deve encher a barra de SP (Spirit Point) executando Additions, a quantidade de SP recuperado varia com a Addition e quando a barra enche um nível (que pode variar de 1 até 5), o personagem pode se transformar, no modo Dragoon e cada ação executada pelo personagem gasta um nível da barra de SP e quando esse nível chegar a zero, o personagem volta para a sua forma normal. Ele também pode usar magias especiais quando transformado. As magias gastam uma certa porcentagem do MP (Magic Point) do personagem.

Quando os três personagens estão com a barra de SP totalmente carregada, pode ser usado o comando Special que transforma todos em Dragoon de uma vez só, o personagem que usar este comando terá um aumento considerável no dano causado por suas magias, além de poder usar Dragoon Additions com um simples comando, sem precisar ficar apertando X.

Desenvolvimento[editar | editar código-fonte]

O jogo levou três anos para ser produzido com uma equipe de mais de 100 membros. Nos créditos finais de The Legend of Dragoon é revelada entre a equipe de desenvolvimento o nome da Polyphony Digital responsável pela cutscenes e cenas de computação gráfica no jogo.