The Little Mermaid (Disney)
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
| The Little Mermaid | |
|---|---|
|
A Pequena Sereia (PT/BR) |
|
1989 ı cor ı 83 min |
|
| Direção | Ron Clements / John Musker |
| Elenco | Jodi Benson Christopher Daniel Barnes Samuel E. Wright Buddy Hackett Pat Carroll Ben Wright Rene Auberjonois |
| Roteiro/Guião | Roger Allers / Ron Clements / John Musker |
|
|
|
| Género | animação / infantil |
| Idioma | inglês |
| IMDb | |
The Little Mermaid (br / pt: A Pequena Sereia) é o 28º filme longa-metragem de animação dos estúdios Disney, lançado em 1989, adaptação do conto homônimo do escritor dinamarquês Hans Christian Andersen.
Índice |
[editar] Sinopse
Ariel é uma jovem sereia de 16 anos, filha do Rei Tritão, o rei dos mares. A sereia tem como seus dois melhores amigos o peixe Linguado e o siri Sebastião. Ela é encantada com a vida fora das águas e os humanos. Desobedecendo o pai, ela vai sozinha até a superfície e se apaixona pelo príncipe Eric. Determinada a se tornar humana e encontrar seu amado, Ariel faz um acordo com Úrsula, a terrível bruxa do mar, que a transforma em humana. Ariel terá que conquistar o amor do príncipe com um beijo de amor verdadeiro em três dias sem o recurso da voz, se não quiser sofrer uma terrível maldição pela bruxa ficando sua escrava e sereia para sempre, pois Ùrsula tem planos terríveis para Ariel e seu pai.
[editar] Principais personagens e vozes
| Personagem | Dublador EUA | Dublador Brasil | Dublador Portugal |
|---|---|---|---|
| Ariel | Jodi Benson | Marisa Leal (diálogos) Gabriela Ferreira (canções, 1989), Kiara Sasso (canções, 1998) e Miriam Perrachi (Vanessa) |
Mila Belo (diálogos) / Anabela Pires (canções) |
| Eric | Christopher Daniel Barnes | Garcia Júnior | Diogo Infante |
| Sebastian / Sebastião | Samuel E. Wright | André Filho | Pedro Malagueta |
| Flounder /Linguado | Jason Marin | Patrick de Oliveira | Guilherme Duarte |
| Úrsula | Pat Carroll | Zezé Motta | Cucha Carvalheiro (diálogos) / Xuxu (canções) |
| Tritão | Kenneth Mars | Luiz Motta | Paulo Alexandre |
| Grimsby | Ben Wright | Dario Lourenço | Pedro Pinheiro |
| Louis | Rene Auberjonois | Telmo Perle Münch | Victor Rocha |
| Carlota | Edie McClurg | Estelita Bell | Júlia Barros |
| Scuttle / Sabidão | Buddy Hackett | Mário Monjardim | Paulo Oom |
| Flotsam e Jetsam | Paddi Edwards | Rodney Gomes | Carlos Freixo |
[editar] Principais prêmios e indicações
Oscar 1990 (EUA)
- Venceu nas categorias de melhor trilha sonora e melhor canção original (Under the Sea).
- Indicado na categoria de melhor canção original (Kiss the Girl).
Globo de Ouro 1990 (EUA)
- Venceu nas categorias melhor trilha sonora e melhor canção original (Under the Sea).
- Indicado nas categorias de melhor filme - comédia/musical e melhor canção original (Kiss the Girl).
Grammy Awards 1991 (EUA)
- Venceu na categoria de melhor canção composta para um filme (Under the Sea).
[editar] Curiosidades
- Na cena de abertura, quando o Rei Tritão chega à arena, pode-se ver na multidão a presença de Mickey, Pateta e Donald.
- No Brasil, o filme foi relançado em VHS em 1998 e no ano 2000 em DVD, porém com quase todas as canções alteradas. Apesar de uma petição feita pelos fãs, a Disney Brasil não lançou o DVD Edição Especial com ambas as versões, e apenas a nova versão do DVD, lançado em outubro de 2006.
- Três estrelas do Disney Channel já gravaram canções do filme: Under The Sea, gravada por Raven-Symoné em 2004; Kiss The Girl, gravada por Ashley Tisdale em 2006; e Part Of Your World, gravada por Miley Cyrus, além de uma versão de Kiss The Girl gravada por Colbie Caillat.
- O filme marcou um "renascimento" da animação da Disney, após fracassos como The Black Cauldron. "A Pequena Sereia" faturou cerca de 84 milhões de dólares nos Estados Unidos e 99 milhões de dólares no resto do mundo [1]. Em 1997 o filme foi relançado, arrecadando mais 27 milhões de dólares nos Estados Unidos.
- A cena final do filme foi a primeira de um longa-metragem da Disney a usar sistema de colorização por computador (Computer Animation Production System - CAPS).
- Uma adaptação para a Broadway foi lançada em 2007.
- O letrista Howard Ashman baseou-se na atriz Joan Collins e no transformista Divine para criar Ursula.[2]
- O visual de Ariel foi baseado na esposa do animador Glen Keane e na atriz e roteirista Sherri Stoner.
[editar] Continuações
- A Pequena Sereia II: Retorno para o Mar (PB) / Regresso ao Mar (PE) (2000).
- Série de A Pequena Sereia, uma série animada de televisão (1992 - 1994).
- O Segredo da Pequena SereiaPE lançado em DVD em 2008.

