Golpe Baixo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de The Longest Yard (1974))
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes confiáveis e independentes (desde abril de 2014). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Golpe baixo
The Longest Yard
 Estados Unidos
1974 • cor • 121 min 
Direção Robert Aldrich
Roteiro Albert S. Ruddy
Tracy Keenan Wynn
Elenco Burt Reynolds
Eddie Albert
Género policial
ação
Idioma inglês
Página no IMDb (em inglês)

The Longest Yard (no Brasil e em Portugal: Golpe Baixo) é um filme estadunidense de 1974 do gênero ação e comédia, dirigida por Robert Aldrich. Foi um dos maiores êxitos de bilheteria de Burt Reynolds nos anos 70, consagrando seu estilo durão, conquistador e engraçado. Em 2005 o filme foi refeito com Adam Sandler, Chris Rock e o próprio Burt Reynolds (num papel diferente). Em 2001 foi feito Mean Machine, com Vinnie Jones, baseado no filme de 1974.

Elenco Principal[editar | editar código-fonte]

Sinopse[editar | editar código-fonte]

O astro de futebol americano Paul "Wrecking" Crewe é obrigado a parar de jogar quando é acusado de aceitar dinheiro para "entregar" um jogo. Depois de uma bebedeira, briga com sua namorada rica e sai com o caro carro esporte dela (um Citroën SM). Ela chama a polícia acusando-o de roubo e, depois de uma perseguição pela cidade de Palm Beach, Flórida, Crewe joga o carro no rio. Ele é preso e acaba sendo enviado para um presídio onde o diretor mantém um time amador de futebol, no qual os jogadores são os guardas da prisão. O diretor, Rudolph Hazen, quer que Crewe organize os detentos para uma partida de exibição contra o time dele. Crewe a princípio se nega, mas depois acha uma boa oportunidade para "surrar" alguns guardas autoritários e passa a convencer os presidiários mais violentos a formarem a equipe.

Premiação[editar | editar código-fonte]

Venceu o Globo de Ouro de 1975 como melhor filme de comédia.