O Homem Que Queria Ser Rei

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de The Man Who Would be King)
O Homem Que Queria Ser Rei
The Man Who Would Be King
 Estados Unidos
 Reino Unido
1975 •  cor •  129 min 
Género drama
aventura
Direção John Huston
Roteiro John Huston
Gladys Hill
Baseado em The Man Who Would Be King, conto de Rudyard Kipling
Elenco Sean Connery
Michael Caine
Christopher Plummer
Música Maurice Jarre
Idioma inglês

The Man Who Would Be King (bra/prt: O Homem Que Queria Ser Rei)[1][2] é um filme britano-estadunidense de 1975, dos gêneros drama e aventura, dirigido por John Huston, com roteiro baseado na obra homônima de Rudyard Kipling. Como em boa parte da obra de Kipling, a história é uma crítica ao imperialismo britânico.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Narrado em flashback por um velho aparentemente perturbado (Caine) a Rudyard Kipling (Plummer), na redação de seu jornal, o filme conta a história de dois rudes ex-soldados britânicos, expulsos do exército, que no século XIX se dirigem à Índia, então sob domínio da Grã-Bretanha, em busca de aventuras e riquezas e acabam se tornando reis do povo da longínqua e inexplorada região do Cafiristão, onde nenhum homem branco havia posto os pés desde Alexandre, o Grande.

Considerados seres divinos pelos habitantes locais, após Daniel Dravot (Connery) ser ferido em batalha por uma flecha no peito e nem sangrar nem morrer (a flecha na verdade entrou numa bandoleira de couro que ele usava embaixo da roupa) os dois usufruem a realeza lhes concedida pela população, até serem desmascarados pela noiva escolhida para Drevot, a linda nativa Roxana (papel feito pela esposa marroquina de Caine, Shakira) que morde Drevot na noite de núpcias se negando a ser possuída e mostra a todos que ele pode sangrar, não sendo então uma divindade.

O velho que conta a história a Kipling é Peachey Carnehan, o sobrevivente da aventura.

Trata-se de uma história fundamentada na filosofia maçônica e trás dentro de seu contexto vários ensinamentos da Ordem, sendo que vários participantes da obra são maçons, como o próprio Sean Connery. Um de seus principais ensinamentos alude à ambição dos Homens que em nome do poder e da vaidade acabam perdendo até mesmo o seu mais precioso bem, a vida.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. O Homem Que Queria Ser Rei no CinePlayers (Brasil)
  2. O Homem Que Queria Ser Rei no SapoMag (Portugal)
Ícone de esboço Este artigo sobre um filme é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.