The Marvelous Misadventures of Flapjack

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
As Trapalhadas de Flapjack
The Marvelous Misadventures of Flapjack
As Trapalhadas de Flapjack (BR)
Informação geral
Formato Série de desenho animado
Duração Aprox. 11 minutos
Criador(es) Mark "Thurop" Van Orman
País de origem  Estados Unidos
Idioma original Inglês
Produção
Diretor(es) J.G Quintel
Elenco Mark "Thurop" Van Orman
Brian Doyle-Murray
Roz Ryan
Jeff Bennett
Richard McGonagle
Kevin Michael Richardson
Steve Little
Exibição
Emissora de
televisão original
Estados Unidos Cartoon Network
Transmissão original 5 de junho de 2008
- 31 de agosto de 2010
Nº de temporadas 3
Nº de episódios 46

The Marvelous Misadventures of Flapjack (no Brasil, As Trapalhadas de Flapjack) foi uma série de desenho animado estadunidense produzida pelo Cartoon Network Studios, estúdio de produções do canal de televisão por assinatura Cartoon Network, exibida pelo próprio canal e criada pelo cartunista Mark "Thurop" Van Orman.

A série estreou oficialmente nos Estados Unidos em 5 de junho de 2008, e no Brasil em 7 de novembro de 2008.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.

O desenho conta a história de um menino chamado Flapjack que vive em um grande cais chamado Porto Tempestade. Juntos, ele, Capitão Falange e a baleia Bolha vivem grandes aventuras no mar e estão à procura da Ilha Açúcar, uma ilha onde todas as coisas são feitas de doces. Seu sonho é provar a todos que pode ser um bravo aventureiro, porém acaba fazendo muitas bobagens. O desenho tenta mostrar como um menino pobre e um ex-aventureiro batalham por algo que nem os mais ricos do Porto Tempestade podem conseguir: a Ilha Açúcar, assim igualando um objetivo de personagens de qualquer classe social.

Personagens[editar | editar código-fonte]

Flapjack[editar | editar código-fonte]

É um menino com forte espírito aventureiro que vive dentro de uma baleia falante de nome Bolha, que ele aceita como mãe. Quer provar à sua protetora que não é mais criança. É bastante levado e arruma várias confusões com seu amigo Capitão Falange. Também é muito curioso e inocente. Por ser muito inocente e puro, Flapjack não vê maldade em ninguém, o que acaba fazendo com que pessoas mal intencionadas se aproveitem dele. Até mesmo o próprio Capitão Falange já se aproveitou da inocência do garoto. Todos gostam dele, e nunca gritaram com ele e castigaram ele, exceto quando ele está junto do Capitão Falange.

Capitão Falange[editar | editar código-fonte]

Um velho aventureiro que diz ser o maior pirata que o mundo jamais teve. Hoje em dia ele só tira sonecas, bebe xarope de ácer e conta histórias super mentirosas que só enganam ao pequeno Flapjack. Ele adora doces e por isso sonha em encontrar a Ilha Açúcar, mas enquanto seu sonho não se realiza, ele e seu amigo Flapjack vivem em busca de aventuras no próprio Porto Tempestade. Falange perdeu partes do corpo em acidentes e usa próteses de madeira: braços e pernas de madeira, dentes de madeira e parte do abdômen de madeira. Na maioria dos episódios ele afirma não saber ler, mas no episódio em que Flapjack acha ser um anjo da guarda, Falanje consegue ler o rótulo do tal "Tônico Reavivante", que eram lágrimas de anjos da guarda.

Bolha[editar | editar código-fonte]

Uma baleia falante que é como uma mãe para o agitado Flapjack. Ela não tem muita afeição pelo Capitão Falange e por suas histórias. É também a baleia mais veloz dos sete mares (e já provou isso - contra a própria vontade, é claro). Seu maior sonho é voar pelo céu como um pássaro (e ela já o realizou). Ela normalmente não costuma participar das aventuras de Flapjack e Capitão Falange, pois gosta muito de se aventurar sozinha, vendo através de buracos a vida dos outros habitantes de Porto Tempestade.

Luís Hortelã[editar | editar código-fonte]

É o dono de um estabelecimento chamado Barrica Doce (Barril dos Doces em alguns episódios) e quem fornece doces a todos os moradores de Porto Tempestade. Assim como Flapjack e Capitão Falange, ele também está à procura da Ilha Açúcar. Ele detesta picles e é casado com a Esposa Doce, uma mulher feita de diversos tipos de doces.

Doutor Barbeiro[editar | editar código-fonte]

É o médico, cabeleireiro e barbeiro de Porto Tempestade. Sua clínica fica ao lado de sua barbearia, por isso ele atua como barbeiro, cabeleireiro e até médico. Assim como Flapjack, Capitão Falange e Luís Hortelã, ele também procura pela Ilha Açúcar.

Dona Tonhão[editar | editar código-fonte]

Uma mulher baixinha e ranzinza que trabalha distribuindo multas para os moradores de Porto Tempestade. Todas as multas que ela dá para alguém ela junta formando bonequinhos das pessoas. Ela possui uma paixão secreta pelo Capitão Falange, apesar de considerá-lo como o capitão aventureiro que recebe mais multas.

Esposa Doce[editar | editar código-fonte]

É a mulher feita de doces do Luís Hortelã. Ela é muito amada pelo seu marido mesmo sendo apenas um amontoado de doces em forma de gente. O Capitão Falange também gosta dela, o que gera um certo conflito entre ele e Hortelã. Mesmo sendo feita de doces já demonstrou ter vida própria em um dos episódios.

Lady Niquelcheio[editar | editar código-fonte]

Uma madame rica que mora numa mansão enorme em Porto Tempestade. Ela é a pessoa mais rica da cidade e está sempre acompanhada de seu mordomo Charles. Ela também é a mãe de Loly.

Loly Tombadilho[editar | editar código-fonte]

Um morador de Porto Tempestade e amigo de Flapjack. Sempre anda carregando dois baldes e seu maior hobby é o de contar piadas, que apenas Flapjack consegue achar graça. Ele é o filho perdido de Lady Milksheik.

Sally Xarope[editar | editar código-fonte]

Filha do inventor aéreo da ilha. É a melhor amiga de Flapjack. Já foi à Ilha Sangue, e de lá, pegou uma concha que tinha um inseto em forma de coração. Apareceu nos episódios "Picadas de amor" e "O Retorno da Sally Xarope".

Episódios[editar | editar código-fonte]

Curiosidades

  1. O nome de Flapjack, em inglês, significa literalmente «Panqueca».

Ligações externas[editar | editar código-fonte]