The Moral Landscape

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa


'The Moral Landscape: How Science Can Determine Human Values'
A Paisagem Moral (BR)
200px
Autor (es) Sam Harris
Idioma Inglês
País Estados Unidos
Assunto Moralidade, ciência, humanismo, personismo
Género Filosofia da ciência, ética, sociologia
Lançamento 2010 (Free Press)
ISBN 978-1-4391-7121-9
Edição portuguesa
Edição brasileira
Tradução Claudio Angelo
Arte de capa Mariana Newlands
Editora Companhia das Letras[1]
Lançamento 20 de setembro de 2013
Páginas 312
ISBN 9788535923292
Cronologia
Último
Último
Letter to a Christian Nation
Próximo
Próximo

The Moral Landscape: How Science Can Determine Human Values (em português: A Paisagem Moral: Como a Ciência Pode Determinar os Valores Humanos) é um livro do autor americano Sam Harris. No livro, o autor promove uma ciência da moralidade e argumenta que muitos pensadores ao longo do tempo vêm reproduzindo visões confusas sobre a relação entre moralidade, fatos e ciência. Sua intenção é traçar um terceiro caminho entre os secularistas que dizem que a moralidade é subjetiva (i.e. relativistas morais) e religiosos que defendem que a moralidade é fundamentada em Deus e nas escrituras sagradas. Harris argumenta que o único paradigma moral que faz sentido considerarmos é um no qual o "moralmente bom" está ligado a aumentos no "bem-estar de criaturas conscientes". Ele então argumenta que, apesar de problemas com a filosofia da ciência e razão no geral, 'questões morais' têm respostas objetivamente certas ou erradas, baseadas em fatos empíricos a respeito do que leva o ser humano a prosperar.

Desafiando a antiga noção filosófica de que nunca se pode tirar um 'deve ser' de um 'é', Harris argumenta que a melhor forma de abordar questões morais é usando não só a filosofia, mas métodos científicos. "A ciência pode determinar valores morais", portanto, quer dizer que "a ciência pode nos dizer que valores levam o ser humano a prosperar". É nesse sentido que Harris defende que cientistas iniciem debates acerca de uma ciência normativa da "moralidade". [2]

Referências

  1. Companhia das Letras. A PAISAGEM MORAL - Sam Harris. Visitado em 26 de maio de 2014.
  2. Sam Harris Sam Harris. Visitado em 2012-08-05.
Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.