The O'Jays

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de The O' Jays)
The O'Jays
The O'Jays
The O'Jays em Abril de 2007
Informação geral
Também conhecido(a) como
  • The Triumphs
  • The Mascots
Origem Canton, Ohio
País Estados Unidos
Gênero(s)
Período em atividade 1958 - presente
Gravadora(s)
Integrantes Walter Williams
Eddie Levert
Eric Grant
Ex-integrantes Bill Isles (falecido)
Bobby Massey (falecido)
Franck "Frankie" Little (falecido)
William Powell (falecido)
Sammy Strain
Nathaniel Best
Sammy Strain
Página oficial www.mightyojays.com

The O'Jays foram um grupo representante do chamado "soul da Filadélfia" (Philadelphia soul) na década de 1970, originalmente composta por Walter Williams, Bill Isles, Bobby Massey, William Powell e Eddie Levert. Eles formaram a banda na cidade de Canton, Ohio em 1958 na época em que cursavam o ensino médio.

Início[editar | editar código-fonte]

Originalmente conhecidos como The Triumphs, posteriormente mudando o nome para The Mascots, a primeira gravação do grupo foi Miracles em 1961, que teve um pequeno sucesso na região de Cleveland. O nome "The O'Jays" é um tributo ao disc-jóquei Eddie O'Jay.

O grupo - que atualmente é um quarteto, após a saída de Isles - teve como primeiro grande sucesso a música I'll Be Sweeter Tomorrow (Than I Was Today). Apesar do sucesso, cogitaram deixar a música, até que os famosos produtores Kenneth Gamble e Leon Huff tiveram interesse por eles. Com Gamble e Huff, os O'Jays emergiram como pioneiros do Philadelphia soul com as músicas Back Stabbers e Love Train, em 1972. Durante o resto da década, continuaram a lançar músicas que alcançaram os primeiros lugares, incluindo For the Love of Money, Let Me Make Love to You, Give the People What They Want, e o sucesso disco' I Love Music. Powell morreu de câncer em 1977.

Depois da entrada de Sammy Strain, os O'Jays continuaram a gravar, porém com sucesso muito limitado. Em 1978 tiveram algum êxito com Use Ta Be My Girl, e também nas paradas de R&B em 1987, com a música Lovin' You.

Discografia[editar | editar código-fonte]

Na cultura pop[editar | editar código-fonte]

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • TOOP, David (1991). Rap Attack 2: African Rap To Global Hip Hop. New York. New York: Serpent's Tail. ISBN 1852422432.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]