The Oxford Murders

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde fevereiro de 2009).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
The Oxford Murders
Enigmas de um Crime (BR)
 Estados Unidos
2008 • 108 min 
Elenco Elijah Wood
John Hurt
Leonor Watling
Género suspense/policial
Idioma inglês
Página no IMDb (em inglês)

The Oxford Murders (br: Enigmas de um Crime) é um filme de suspense policial baseado no romance premiado de mesmo nome do escritor argentino Guilermo Martinez. A história ambientada na cidade de Oxford desenrola uma trama de suspense e assassinato no estilo dos clássicos romances policiais que popularizaram Agatha Christie e Arthur Conan-Doyle. A adaptação será uma parceria entre as produtoras Tornasol Films e Le Fabric Films, o filme é realizado pelo diretor espanhol Álex de la Iglesia, e estrelado por Elijah Wood e John Hurt.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Um ambicioso estudante estadunidense (Wood) se muda para Inglaterra para estudar na Universidade de Oxford. Ele acaba mergulhando de cabeça nas investigações de uma série de crimes ligados a símbolos matemáticos. Para parar a série de crimes, ele contará com a ajuda de um renomado professor de lógica da universidade (Hurt), que usa métodos de investigação baseados nos livros de Arthur Conan Doyle.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Produção[editar | editar código-fonte]

O filme encontra-se em fase de pós-produção, as filmagens começaram no dia 22 de janeiro de 2007 e foram concluídas no dia 24 de março de 2007, nas cidades de Londres e Oxford, Inglaterra.

Antes da confirmação da presença do ator Elijah Wood na produção, o ator mexicano Gael Garcia Bernal havia sido cotado para o papel do estudante de matemática. Foram várias semanas de especulação sobre quem protagonizaria a película, até que a produtora Tornasol Films anuciou no dia 26 de dezembro de 2006, a contratação de Wood para encabeçar o elenco.

O diretor comenta que convenceu Wood a aceitar o papel pelo roteiro; "Ele ficou encantado, e ao vê-lo tão entusiasmado com o projeto, fui a Nova York falar com ele" e completou "Estou encantado de trabalhar com Elijah, quem sem dúvida tem os olhos mais poderosos da indústria e é perfeito para o papel". O ator britânico John Hurt foi escalado no papel de um professor da Universidade, com prestígio internacional, que é aficcionado pelo trabalho de detetive e vai ajudar o jovem estudante nessa empreitada. O ator Michael Caine havia sido cotado para o este papel. Desde que o filme entrou em fase de pré-produção Iglesia tem relatado em seu blog todos os obstáculos que enfrentou para conseguir realizar o projeto.