The Physician

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

The Physician (O Físico (título no Brasil) ou O Médico de Ispahan (título em Portugal)) é um livro do jornalista Noah Gordon. Conta a história de um barbeiro e médico medieval. É o primeiro livro de uma trilogia cujos outros títulos são, em português, "Xamã" (Shaman) e "A escolha da Dra. Cole" (Choices ou A matter of choice). As sequências contam as histórias de alguns dos sucessores da dinastia Cole de médicos.

História[editar | editar código-fonte]

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.
  • Rob J. Cole é adotado por um barbeiro-cirurgião chamado Barber após a morte de seus pais e passa a viajar pela Inglaterra ganhando dinheiro através da realização de sangrias, cirurgias simples, e vendendo tônicos falsos. Após a morte de Barber (seu tutor), ele continua ganhando a vida do mesmo jeito, porém quando ele conhece um médico judeu que estudou na gloriosa escola de medicina de Ispahan (ou Ispaã), na Pérsia, com o famoso Ibn Sina, Rob J. decide se tornar médico, custe o que custar. Com isso, ele dá início a uma viagem épica com destino à Pérsia.

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

  • O título da versão brasileira, O Físico, é tido por alguns como um erro de tradução. The Physician, do inglês, significa O Médico. O tradutor teria confundido physician com physicist, que significa físico.[1] Outros leitores creem que não há erro, já que na Idade Média, época descrita no livro, os médicos seriam chamados de físicos.[2] (Obs: vale observar que que não foram apresentadas evidências históricas de que os médicos eram efetivamente chamados de físicos na Idade Média. A referência citada apenas explica a abrangência semântica do termo Física em sua raiz grega). Em Portugal, o livro recebeu o título de O Médico de Ispahan.[3]
  • No livro são citados dois médicos reais: Ibn Sina (Avicena) e al-Juzjani, sendo o primeiro o mais importante médico da Idade Média.
  • Na Pérsia, o Ala ensina Rob J. a jogar um curioso jogo semelhante ao Xadrez, chamado Jogo do Xá.

Referências

  1. Falsos amigos. Revista de Pediatria SOPERJ. Página visitada em 2009-10-19.
  2. O Físico. Ecce Medicus. Página visitada em 2009-10-19.
  3. O Médico de Ispahan. Bertrand Livreiros. Página visitada em 2009-10-19.
Ícone de esboço Este artigo sobre um livro é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.